Maratonista homenageia o operário Manoel Fiel Filho, assassinado pela ditadura militar

Circuito de 40 dias de corrida por locais simbólicos da vida de Manoel Fiel Filho partirá do monumento instalado pela SMDHC em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos

No próximo sábado (12), a partir das 8h, o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, localizado em frente ao Portão 10 do Parque Ibirapuera, será o ponto de partida da corrida em homenagem a Manoel Fiel Filho.

Realizada pelo jornalista, escritor e maratonista Rodolfo Lucena, a Corrida por Manoel destaca locais que marcaram a trajetória desse militante assassinado pela ditadura militar, bem como de outros locais simbólicos para a luta de resistência contra o regime.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Direitos à Memória e à Verdade, além de outras entidades. O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, acompanhará o maratonista ao longo dos 3 km de corrida.

Operário metalúrgico, Manoel Fiel Filho foi assassinado há 40 anos, após sessões de tortura, por agentes da repressão no DOI-CODI de São Paulo. A versão oficial alegava que Manoel havia cometido suicídio, apesar das evidências de que havia sido brutalmente assassinado.

O projeto é composto por 40 dias de corridas por percursos significativos para a vida e a morte do operário, passando por marcos simbólicos da repressão e da resistência nesse período, entre os quais o DOI-CODI, o Sindicato dos Metalúrgicos e o Memorial da Resistência, antigo prédio do DEOPS.

Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos
Manoel é um dos 436 nomes estampados no Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos. A obra foi instalada pela SMDHC, em 2014, em frente ao Portão 10 do Parque Ibirapuera, para homenagear todos os que perderam suas vidas na luta de resistência contra o regime autoritário. O monumento é também uma forma de utilizar os espaços públicos para a preservação da memória histórica e estimular a reflexão sobre os significados e impactos desse período.

Lugares de Memória
Um dos objetivos centrais da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC, o programa Lugares de Memória (conheça abaixo as ações que compõem o programa) procura dar visibilidade a locais da cidade que foram palco de relevantes acontecimentos históricos, como forma de promover a consciência política e a construção da memória coletiva e social.

Ademais, o Programa também visa à promoção de marcos e lugares de memória que simbolizem, no espaço público, a luta pelos direitos humanos e pela democracia. Tais ações são particularmente relevantes ao considerar-se que a ditadura militar imprimiu fortemente sua ideologia e diretrizes no espaço público, interferindo autoritariamente em locais simbólicos para a resistência popular e promovendo intervenções urbanas restritivas, consonantes ao regime.

Mais sobre o programa Lugares de Memória

Para além da construção do Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, também compõem o programa Lugares de Memória os seguintes projetos:

  • Aconteceu Bem Aqui, com mini-documentários sobre locais simbólicos como a Praça da Sé, DOI-CODI, Maria Antonia, Cemitério de Perus e Presídio Tiradentes. Veja aqui
  • Memórias Resistentes, Memórias Residentes, lançamento de publicação em parceria com o Memorial da Resistência, sobre os lugares de memória da repressão e da resistência durante a ditadura
  • Ações de memorialização em cemitérios, como parte do programa Memória & Vida do Serviço Funerário, com a instalação de marcos simbólicos nos cemitérios onde foram ocultados, clandestinamente, corpos de vítimas do regime autoritário, como o Cemitério Dom Bosco, em Perus, e o Cemitério de Vila Formosa.

Com essas ações pretende-se criar marcos para enaltecer a memória das vítimas e, ao mesmo tempo, contribuir para compartilhar o conhecimento sobre as atrocidades perpetradas na época e seus legados no presente, para que tais violações jamais voltem a se repetir.

 

Corrida por Manoel
Dia 12/3, a partir das 8h
Saída em frente ao Portão 10 do Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n