Educadores dos CEUs participam de formação em Educação em Direitos Humanos

Encontro discutiu conquistas e desafios da democracia no país

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 6, a formação conhecida como ‘500 dos CEUs’, encontro mensal que reúne dez representantes de cada um dos 46 CEUs existentes na cidade.

Articulado pela coordenadora da Sala CEU, Ciça Carlini, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o encontro teve como tema Direitos Humanos e Educação, e contou com a presença do secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, da coordenadora de Direito à Memória e à Verdade, Carla Borges, do coordenador de Juventude, Claudinho Silva, e da assistente social e ex-presa política, Rosalina Santa Cruz.

Desde 2013, diversas iniciativas desenvolvidas em parceria pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH) e a SME estão em andamento na rede municipal de ensino, como a instalação de quatro Centros de Educação em Direitos Humanos em CEUs da cidade, distribuição do material educacional ‘Respeitar é Preciso’, mil kits entregues às escolas com seleção de publicações e documentários sobre a ditadura civil-militar no Brasil, além de seminários e formações para gestores escolares, professores, bibliotecários e responsáveis pelas salas de leitura.

“Estamos realizando uma pequena revolução e vocês são os pilares fundamentais para uma cidade mais humana, justa e inclusiva”, ponderou Rogério Sottili. Segundo o secretário-adjunto, a formação da sociedade brasileira é baseada em violações, desde o extermino indígena, os três séculos de escravidão e as duas ditaduras do século 20, e o desafio é desconstruir essa cultura de violência e alcançar uma cultura de paz e de direitos humanos.

“O Brasil não fez os processos de transição como deveria. A história não foi contada como deveria. Aprendemos que estes processos foram naturais e então não fizemos justiça. E ao não fazermos justiça, não contamos para a sociedade o real papel que os violadores tiveram”, afirmou Sottili. Para ele, o legado das ditaduras e a não apuração das violações resulta na perpetuação da violência ainda hoje.

Um forte testemunho
A formação conhecida como ‘500 dos CEUs’ realizada nesta quinta-feira, contou com o forte e emocionante testemunho da ex-presa política Rosalina Santa Cruz. Durante cerca de 20 minutos, Rosalina, ex-militante da VAR-Palmares, narrou um pouco do que passou durante os 52 dias em que esteve presa, em 1971, submetida a torturas físicas e psicológicas. Ao final do depoimento, foi aplaudida de pé por todos os presentes.