Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha recebe o primeiro módulo da formação em Direitos Humanos

Cerca de 200 educadores participaram da primeira etapa de formação, na Unicid

Na última terça-feira (2), educadores da rede municipal de ensino participaram da primeira etapa de formação em Educação Direitos Humanos e Direito à Memória e à Verdade realizada em parceria com a DRE Penha. O encontro ocorreu no auditório da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

O projeto é uma iniciativa das coordenações de Educação em Direitos Humanos e de Direito à Memória e à Verdade, ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). As formações acontecem sempre em articulação com as Diretorias Regionais de Educação.

O curso é composto por três módulos. O primeiro deles, introdutório, aborda conceitos fundamentais sobre Direitos Humanos e suas possibilidades de inserção na sociedade.

Para Jonas Waks, coordenador-adjunto de Educação em Direitos Humanos, "muitas das formas de preconceito são legados de um histórico de violência. Para nós, a educação é uma ferramenta fundamental para a transformação social. Por meio de práticas pedagógicas e pela construção de uma convivência escolar pautada por outros valores que não o preconceito e a violência nós esperamos modificar isso". 

No segundo módulo, pretende-se fomentar o uso de recursos audiovisuais como ferramenta pedagógica para trabalhar com diversos temas nas escolas. A escolha dos temas é feita em diálogo com a DRE, a partir das demandas de cada território.

Já o terceiro módulo será consagrado ao Direito à Memória e à Verdade. Nele, serão discutidas as graves violações aos direitos humanos cometidas pela ditadura-civil militar e suas implicações nos dias atuais.

Segundo a assessora da Coordenação de  Direito à Memória e à Verdade, Marie Goulart, "a educação é um eixo estratégico da Coordenação porque a gente vê a escola como um lugar privilegiado para quebrar um ciclo de esquecimento que foi promovido pelo regime militar e na transição para a democracia".

Um dos objetivos principais da formação é delinear o papel do educador em explorar temáticas que contribuem para o conhecimento e valorização dos Direitos Humanos e da Democracia, em diálogo com políticas públicas desenvolvidas nos territórios.