Inscrições abertas para o 36° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Jornalistas de todo o Brasil podem inscrever seus projetos até o dia 5 de agosto; premiação será no dia 29 de outubro

Estão abertas as inscrições para o 36° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Considerado uma das mais significativas distinções de imprensa do País, o Prêmio reconhece trabalhos jornalísticos que apoiam e valorizam a democracia e os direitos humanos.

O prêmio foi criado em 1977 para homenagear Vladimir Herzog, jornalista morto dois anos antes pela ditadura civil-militar que assolou o Brasil entre 1964 e 1985, e anualmente premia os autores das melhores reportagens sobre anistia e direitos humanos no Brasil.

Além dos premiados, esta edição homenageará também os jornalistas Rubens Paiva e Sandra Passarinho pelos serviços prestados às causas da democracia, paz e justiça. Ao apoiar a 36ª edição do Prêmio, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) busca valorizar as iniciativas jornalísticas que contribuam para a desconstrução da cultura de violência e violações, em favor da cultura de direitos humanos.

Até o dia 5 de agosto, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever seus projetos em oito categorias: artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), fotografia, documentário de TV, reportagem de TV, rádio, jornal, revista e internet. Para mais informações, acesse premiovladimirherzog.org.br.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de outubro, às 20h, no Teatro da Universidade Católica (TUCA), em São Paulo, e contará com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili.

 

36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Inscrições: 25/7 a 5/8
Divulgação dos resultados: 30/9
Solenidade de premiação: 29/10, quarta-feira, às 20h
Local: Teatro da Universidade Católica (TUCA), Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes