SMDHC e Clínicas do Testemunho promovem a 3ª Conversa Clínica Pública para tratar os traumas da ditadura

Encontro tem como objetivo trabalhar a fala como instrumento de libertação. Haverá exibição de documentário seguida de conversa entre público e psicanalistas

O Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Vergueiro, receberá no dia 3 de julho, quinta-feira, a terceira edição do encontro 'Conversa Clínica Pública: a fala como possibilidade de trabalhar os traumas da ditadura'. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e as Clínicas do Testemunho dos Projetos Terapêuticos-SP, o evento integra as atividades do marco dos 50 anos do golpe de 1964.

Com a proposta de ser um foro coletivo para tratar os traumas causados pela ditadura, a Conversa Clínica Pública oferece uma oportunidade para que as pessoas compartilhem histórias, medos e angústias resultantes das violações sofridas durante o período de repressão. Mesmo aqueles que não viveram a ditadura civil-militar têm a oportunidade de refletir de que modo o imaginário e o legado autoritário da época se refletem ainda nos dias atuais.

O encontro começará com a exibição do documentário 'Verdade 12.528' (55min), de Paula Sacchetta e Peu Robles, que objetiva aprofundar o debate sobre as razões de existência e os limites da Comissão Nacional da Verdade, por meio de inúmeros relatos de militantes que resistiram à repressão e de familiares de desaparecidos políticos.

Na sequência, os participantes da mesa, assim como a diretora do filme, farão considerações iniciais, a fim de motivar a interação dos participantes. Depois, o microfone será aberto para um processo de escuta coletiva, em que serão compartilhados os testemunhos de todos os que quiserem contar suas experiências, impressões e sentimentos, encorajando o fim do silenciamento. O diálogo contará com o acompanhamento dos psicanalistas da Clínica do Testemunho Projetos Terapêuticos-SP Issa Mercadante, Maria Marta Anzzolini e Rodrigo Blum.

Realizadas pelo Instituto Projetos Terapêuticos, as Clínicas do Testemunho são promovidas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A iniciativa visa oferecer apoio e reparação psicológica aos afetados pela violência de Estado durante a ditadura civil-militar, de 1964 a 1985.

 

'Conversa Clínica Pública: a fala como possibilidade de trabalhar os traumas da Ditadura'
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Sala Jardel Filho
Dia 3/7, às 19h