Diretorias Regionais de Educação realizam atividades sobre o golpe de 1964 em parceria com a SMDHC

São seminários, cursos, exibição de filmes e debates, que buscam estimular a reflexão sobre o período da repressão e os seus reflexos nos dias atuais. Ações já alcançaram quatro distritos da Cidade e cinco CEUs, mobilizando cerca de 300 professores e 200 estudantes

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade e da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, tem construído junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) uma programação ao longo de 2014 para levar às escolas o debate sobre o cinquentenário do golpe de 1964, que tem como lema "conhecer para não repetir".

A parceria com a SME foi construída a partir de reuniões com o Núcleo de Educação em Direitos Humanos e em agendas específicas da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade com diferentes setores da Secretaria de Educação – Diretorias Regionais de Educação (DREs), Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) e os Centros de Educação Unificados (CEUs) – para programar atividades de formação de professores, alunos e da comunidade sobre a ditadura civil-militar.

As atividades variam de cursos com pontuação para progressão na carreira docente a exibições de filmes, debates e encontros que buscam estimular a reflexão sobre esse período de exceção e suas implicações nos dias atuais. As ações já alcançaram quatro diferentes distritos de São Paulo e cinco CEUs, mobilizando cerca de 300 professores e 200 estudantes.

Os debates contaram com a presença de especialistas e ex-presos políticos, como Ivan Seixas, ex-preso político e representante de familiares de mortos e desaparecidos políticos; Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, ex-militante da ALN; Rita Siphai, ex-presa política e conselheira da Comissão de Anistia; Audálio Dantas, jornalista; Maurice Politi, do Núcleo Memória Política; Maria Aparecida Aquino, professora do Departamento de História da USP.

Também participaram de exibições de filmes os diretores Camilo Tavares, do filme 'O dia que durou 21 anos', e Paula Sachetta, co-diretora do filme 'Verdade 12.528'.