Audiência pública debate os danos da ditadura civil-militar na educação brasileira

Evento mostrará a sistemática atuação de educadores a serviço de uma política pública de ensino autoritária, elitista e alienada

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva realizam na sexta-feira, dia 30, audiência pública sobre os danos causados à educação nacional pela ditadura civil-militar. O evento acontece na Assembleia Legislativa (Plenário Teotônio Vilella) e terá transmissão ao vivo pela TV Alesp.

O objetivo da audiência é mostrar a sistemática atuação de educadores a serviço da visão dos ditadores e dos formuladores de uma política educacional autoritária, elitista e alienada. A programação do encontro inclui apresentações de seis especialistas brasileiros que estudam o tema em diferentes universidades.

Segundo o trabalho destes pesquisadores, na área da educação, a repressão tinha planos de longo prazo e era item essencial da Doutrina de Segurança Nacional. Com isso, os ditadores atingiram gerações futuras, destruindo experiências educacionais e impondo uma visão autoritária de mundo, sem espaço para contestações. Professores e funcionários ainda eram demitidos e alunos expulsos com base no Decreto 477, de 1969, também chamado de "AI-5 das universidades", que previa a punição de comportamentos considerados "subversivos ao regime".

Fazem parte da programação os painéis "O legado da ditadura para a educação brasileira", por Luis Antônio Cunha (UFRJ); "Ensinar história após a ditadura militar", por Circe Bittencourt (USP/PUC-SP); "Educação Moral e Cívica e OSPB: antes, durante e após a ditadura", por Cleber Santos Vieira (UNIFESP); "A Operação Limpeza e a repressão aos movimentos de educação e cultura popular", por Wagner da Silva Teixeira (UFMT); “A ESG, Escola Superior de Guerra, e a educação brasileira no período da ditadura", por José Antônio Sepúlveda (UFF); e "Democracia e qualidade na educação brasileira: das Reformas de Base aos dias atuais", por Silvana Souza (UNIOESTE).

 

Audiência pública sobre os danos causados à educação nacional pela ditadura
Assembleia Legislativa de São Paulo (Plenário Teotônio Vilella, 1º andar)
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera
Dia 30/5, das 9h às 18h

Transmissão ao vivo pela TV Alesp