Ato no Cemitério do Araçá homenageia vítimas da ditadura

Cerimônia é realizada em todos os feriados de Finados pelo Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça, composto por pessoas que sofreram perseguição política durante a repressão

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, participou neste sábado, dia 2, do Ato Inter-religioso realizado pelo Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça em parceria com diversas outras instituições que atuam no tema em São Paulo e com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O ato vem sendo realizado anualmente em todos os feriados de Finados e tem como objetivo homenagear as pessoas que lutaram pela democracia e que sofreram violações aos direitos humanos durante esse período. Neste sábado, a cerimônia aconteceu no Ossário-Geral do Cemitério do Araçá, a partir das 10h30.

Na terça-feira, será inaugurada a exposição 'Penetrável Genet', dos artistas Celso Sim e Anna Ferrari, como parte da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. A intervenção artística, fundada na obra de Jean Genet e de Hélio Oiticica, também aborda a questão do desaparecimento dos presos políticos da ditadura militar. A ação conta com o apoio da SMDHC, da Assembleia Legislativa de São Paulo e da Secretaria Estadual de Cultura.

A exposição seria inaugurada neste domingo, dia 3, mas a abertura teve de ser adiada por conta da ação de vândalos no Ossário-Geral (saiba mais).

Em 2012, a cerimônia foi realizada no Cemitério D. Bosco, em Perus, onde 1.049 ossadas foram encontradas em uma vala clandestina, entre elas, possivelmente a de mortos e desaparecidos políticos e vítimas do Esquadrão da Morte. Os restos mortais encontram-se atualmente armazenados no Ossário-Geral do Cemitério do Araçá, onde aguardam a retomada do processo investigativo. Daí a escolha do local para o ato deste ano.

 

Ato Interreligioso – Direito à Memória e à Verdade
Ossário-Geral do Cemitério do Araçá
Av. Dr. Arnaldo, 666 (próximo ao Metrô Clínicas)
Dia 2/11, às 10h30
Entrada livre e gratuita

Exposição Penetrável Genet – Experiência Araçá
Av. Dr. Arnaldo, 666 (próximo ao Metrô Clínicas)
De 5/11 a 15/12, de terça-feira a domingo
Sessões às 12h, 13h, 14h, 15h, 16h. Limite de 15 pessoas por sessão
Entrada livre e gratuita