Secretário discute criação da Comissão Municipal da Verdade

Rogério Sottili se reunirá com representantes das comissões da verdade que atuam na cidade para debater as atribuições da futura comissão da verdade da Prefeitura

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, recebe nesta quarta-feira, dia 17, representantes das comissões da verdade com atuação no município para dialogar sobre as competências e atribuições da futura Comissão Municipal da Verdade, a ser constituída no âmbito do executivo municipal.

A criação de uma comissão da verdade da Prefeitura é um compromisso do prefeito Fernando Haddad desde a campanha e foi reiterado recentemente no programa de metas. Para que sua atuação possa ser efetiva e complementar às demais comissões, é imprescindível que suas atribuições sejam construídas em diálogo com esses representantes, assim como com os familiares de mortos e desaparecidos políticos e entidades dedicadas ao tema.

Foram convidadas as comissões da verdade da Câmara de Vereadores, da Assembleia Legislativa, da UNIFESP, FESPSP, USP, PUC-SP, dos jornalistas, da OAB, a Associação de Juízes pela Democracia, entre outras.

Esta é a 4ª reunião do grupo de trabalho criado pelo protocolo de intenções firmado pela Prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que tem como objetivo planejar e monitorar as políticas sobre direito à memória e à verdade no município.