Juventude apoia eventos em homenagem a Alexandre Vannucchi

Nos dias 14 e 15 de março, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenadoria da Juventude, apoia as atividades em homenagem à Alexandre Vannuchi, estudante morto durante o período da Ditadura Militar. Os eventos serão realizados em diversos pontos da capital.

Alexandre Vannucchi Leme era estudante de Geologia da Universidade de São Paulo (USP), participava do movimento estudantil e militava no grupo Ação Libertadora Nacional (ALN). No dia 16 de março de 1973, Alexandre foi preso e torturado, vindo a falecer dois dias depois. A morte de Alexandre teve grande repercussão e a missa realizada em sua homenagem foi considerada uma grande manifestação pública de oposição à ditadura militar.

Em homenagem à sua memória, serão realizados três dias de eventos voltados para a propagação da paz e da conscientização dos atos ocorridos durante o governo militar.

No dia 14, haverá um show com o tema “Conversando de paz” com o cantor e compositor Sergio Ricardo e alguns convidados, no Centro Cultural São Paulo.

Já no dia 15, serão realizados dois eventos, uma Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para a discussão sobre o ato oficial de reconhecimento de Alexandre Vannucchi como anistiado político, no Instituto de Geociências da USP. E para encerrar, a celebração de uma missa em homenagem a ele na Catedral da Sé.

As atividades realizadas visam resgatar uma parte da história brasileira, levando as marcas e conquências da ditadura ao conhecimento dos jovens, com o intuito de que a juventude tenha consciência dos fatos que marcaram o Brasil durante o período militar e da importância da busca pela verdade destes fatos históricos.

Serviço:
Homenagem à Alexandre Vannucchi

Data: 14 de março

Evento: Show “Conversando de Paz”
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Estação Vergueiro do Metrô – Rua Vergueiro, 790

Data:15 de março

Evento: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça com a 68º Caravana da Anistia
Horário: 12 horas
Local: Instituto de Geociências da USP
Endereço: Rua do Lago, 562 - Cidade Universitária

Evento: Missa celebrada por D. Angélico Sândalo Bernardino
Horário: 18 horas
Local: Catedral da Sé
Endereço: Praça da Sé