Adolescentes debatem direitos da infância em almoço com prefeito e secretários municipais

 

 

Um grupo de cinco adolescentes participou de um almoço hoje na prefeitura, em companhia do prefeito João Doria, da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e do secretario municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O encontro foi parte das celebrações do Dia Mundial da Criança (Crianças no Controle), comemorado em 20 de novembro ao redor do globo e que, no Brasil, estende-se por toda a semana. A iniciativa, parte de uma campanha global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), envolve personalidades diversas com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para a importância de envolver crianças e adolescentes em decisões que afetam suas vidas.

Participaram do almoço os adolescentes Lorena Bonfim de Jesus Passos, Júlio César Batista dos Santos, Kayky Alexandre Ribas Alves, Andressa Santos Monteiro e Kailany Oliveira de Jesus, além do fundador da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, padre Rosalvino Moràn Viñayo, da representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, da coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga e do especialista em Comunicação do UNICEF no Brasil, Pedro Ivo de Alcântara.


Dia Mundial da Criança

Em 1954, a ONU escolheu 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por meninas e meninos em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, em 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança – que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial.

Desde então, a proposta da UNICEF é utilizar a data para aumentar a consciência global sobre os desafios da infância e oferecer a todas as crianças do mundo a oportunidade de se expressar, como agentes de mudança.