Direito de brincar da criança é debatido na SMDHC

 

“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão organizar e estimular a criação de espaços lúdicos que propiciem o bem-estar, o brincar e o exercício da criatividade em locais públicos e privados onde haja circulação de crianças, bem como de fruição de ambientes livres e seguros em suas comunidades”; este o artigo 17, da Lei 13.257/2016, um marco legal da Primeira Infância. Este e outros assuntos relacionados ao lazer das crianças foram debatidos no encontro da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, com a co-fundadora da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e a Cultura (IPA Brasil), Marilena Flores, nesta quarta (26/07). O IPA Brasil é uma organização de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Marilena e Eloisa se comprometeram a fortalecer parcerias na capacitação de jovens mediadores do Brincar. “A gente tem que capacitar todo mundo para fazer o trabalho, para ter uma criança feliz e não agressiva quando se tornar adulta”, disse Marilena.

Oferecer trabalho ao idoso para cuidar de crianças também está dentro do projeto compartilhado. Eloisa Arruda destacou a importância de incluir na ação o Polo Cultural da Terceira Idade, do Cambuci, e se dispôs a encontrar um espaço para oferecer oficinas para as crianças da região da Luz.