“O começo da vida” estreia no Cine Direitos Humanos

Dirigido por Estela Renner, filme traz histórias de diversas partes do mundo para discutir a importância da primeira infância

 

“Cada criança que nasce é uma espécie de surpresa para a humanidade”. Esta é uma das falas que dá tom ao documentário “O Começo da Vida”, que estreia em São Paulo esta semana e terá sessão gratuita no Cine Direitos Humanos.

O filme conversa com especialistas de diversas partes do mundo para mostrar por que os primeiros 5 anos da criança são tão importantes para o seu futuro. Mas longe de limitar-se à linguagem científica, “O Começo da Vida” mergulha nos depoimentos de famílias e imagens de crianças de diferentes culturas e encontra uma narrativa leve, acessível e emocionante.

As histórias retratadas percorrem nove países: Brasil, Argentina, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Quênia. No roteiro, a desigualdade de oportunidades e as diferentes referências de afeto e educação são colocadas sob uma perspectiva transformadora.

Um dos maiores avanços da neurociência dos últimos anos foi a descoberta de que os bebês não se desenvolvem apenas com sua carga genética, mas a partir da combinação entre a genética e as relações com aqueles que os rodeiam. Para a diretora Estela Renner, “os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal têm um peso muito maior neste período, [que] é um momento de formação, de criação e de estruturação da pessoa.”

Diretora, roteirista e cofundadora da Maria Farinha Filmes, Estela também escreveu e dirigiu os filmes “Muito Além do Peso”, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e “Criança: a Alma do Negócio”, sobre os efeitos da propaganda nas crianças.

Com estreia nacional no dia 5 de maio, “O Começo da Vida” será exibido no sábado (7/5), às 11h, no Espaço Itaú de Cinema e na quarta-feira (11/5), às 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste. As duas sessões são gratuitas e realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o programa municipal São Paulo Carinhosa.

Após a exibição de sábado, no Espaço Itaú de Cinema, haverá um debate aberto ao público. Participam Felipe de Paula, secretário municipal de Direitos Humanos, Ana Estela Haddad, coordenadora da São Paulo Carinhosa, Marcos Nisti, CEO do Instituto Alana, e a especialista Ana Chiesa.


Veja o trailer oficial:

 

"O Começo da Vida". Dir.: Estela Renner 

Dia 7/5, sábado, 11h
Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Entrada gratuita

Dia 11/5, quarta-feira, 19h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Tel.: (11) 2555-2840
Entrada gratuita

 

facebook.com/SMDHC