A luta dos secundaristas em SP é tema do Cine Direitos Humanos

Após a exibição do documentário no Espaço Itaú de Cinema, haverá um debate com o diretor, alunos secundaristas e um professor

 “Acabou a Paz, Isto Aqui Vai Virar o Chile – Escolas Ocupadas de São Paulo” é a próxima atração do Cine Direitos Humanos. O documentário lançado em março deste ano registra o levante de estudantes secundaristas contra o fechamento de 94 escolas estaduais paulistas que culminou na ocupação de mais de 200 instituições de ensino, no segundo semestre de 2015.

O diretor Carlos Pronzato destaca a coragem, a autonomia, a horizontalidade e a solidariedade demonstradas pelos estudantes e o apoio popular que receberam. Argentino residente no Brasil, Pronzato dedica suas produções cinematográficas aos temas sociais e políticos. Seu documentário sobre as Mães da Praça de Maio, na Argentina, foi premiado internacionalmente. Ele assina também “A Revolta dos Pingüins”, sobre a rebelião estudantil no Chile, e “A Revolta do Buzú”, onde registra a luta contra o aumento da tarifa em Salvador, que foi um dos estopins para o surgimento do Movimento Passe-Livre (MPL).

Cena do filme mostra alunas secundaristas em meio aos protestos

Ao final da sessão no Espaço Itaú de Cinema, haverá um debate com os participantes do projeto. O diretor do filme, os secundaristas Heudes Cassio e Othilia Balades e o professor Pablo Ortellano (EACH), estarão presentes.

 

Dia 30/4, sábado, 11h

Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Entrada gratuita