Cine Direitos Humanos homenageia o Dia Internacional da Mulher

Serão exibidos “Antônia” e “Hoje”, de Tata Amaral, “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes”, de Hanna Korich, e o inédito “Tão Longe é Aqui”

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Cine Direitos Humanos inicia em março um ciclo especial com quatro longa-metragens brasileiros dirigidos por Tata Amaral, Eliza Kapai e Hanna Korich. Os filmes são sobre temas pertinentes ao universo da mulher em sociedade, bem como suas lutas, biografias e memórias.

“Antônia” (2006) e “Hoje” (2011), de Tata Amaral, “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes” (2013), de Hanna Korich, e o inédito “Tão Longe é Aqui” (2013), de Eliza Capai, fazem parte da programação do mês que ficará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e, pela primeira vez, no Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro. Todos com entrada franca.

 

 

"Hoje", Tata Amaral
2011, 90 min

4/3 (sexta-feira), às 19h – Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro

16/3 (quarta-feira), às 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

“Hoje”, o mais recente título de Tata Amaral, revisita a ditadura militar brasileira e conta a história de uma mulher, vivida por Denise Fraga, que foi indenizada pelo governo pelo desaparecimento de seu marido, interpretado pelo ator uruguaio Cesar Troncoso. Vencedor do Festival de Brasília, o filme recebeu os prêmios de melhor atriz, roteiro, direção de arte e fotografia.

"Antonia", Tata Amaral
2006, 90 min

11/3 (sexta-feira), às 19h – Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro

23/3 (quarta-feira), às 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes


Ainda de Tata Amaral, “Antônia” conta a história de quatro mulheres negras de periferia. Cantoras de um grupo de rap, elas encaram o racismo, a violência e o universo machista do Hip Hop para conquistar seus objetivos de vida. Exibido em cinco festivais internacionais, o filme recebeu o prêmio de melhor longa-metragem brasileiro de ficção na Mostra Internacional de São Paulo e de melhor filme no festival Queer de Lisboa.

"Cassandra Rios: A Safo de Perdizes", Hanna Korich
2013, 62 min

9/3 (quarta-feira), às 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

1/4 (sexta-feira), às 19h – Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro

Já o longa “Cassandra Rios: A Safa de Perdizes”, de Hanna Korich, conta a trajetória da escritora lésbica perseguida pela ditadura militar civil brasileira, sob a alegação de pornografia. Cassandra Rios foi a primeira autora a discutir e retratar de forma aberta o lesbianismo na literatura brasileira, além de falar da mulher como um ser sexual, que possui desejos. Retratou o mundo homossexual de São Paulo e os dramas vividos por aqueles que pertencem às minorias sociais.

"Tão longe é Aqui", Elisa Capai
2013, 76 min

5/3 (sábado), às 11h – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
projeção seguida de debate com a diretora do filme

18/3 (sexta-feira), às 19h – Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro

30/3 (quarta-feira), às 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
 

Por fim, “Tão Longe Daqui”, eleito melhor filme da mostra Novos Rumos do Festival do Rio, conta a história da sua idealizadora, Elisa Capai, numa jornada de sete meses pelo continente africano. Por meio de uma carta para sua filha, ela fala sobre os encontros que teve com as mulheres da região, que vivem em harmonia com a sua cultura e seu território.

O longa-metragem ainda recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio do público no Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino, no Rio de Janeiro, o prêmio de melhor documentário na Mostra ABD Capixaba, no Espírito Santo, o prêmio do público no FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul, em Santa Catarina, o prêmio de melhor fotografia no Salón Internacional de la Luz, na Colômbia e os prêmios de melhor documentário e melhor roteiro no Festival Internacional de Cinema Independente de Bahía Blanca, na Argentina.

Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Entrada gratuita

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Tel.: (11) 2555-2840
Entrada gratuita

Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro
Praça Floriano Peixoto, 54,1º andar, Santo Amaro
Tel.: (11) 3396-6100
Entrada gratuita