Encontro da Rede Mercocidades amplia troca de políticas bem-sucedidas

Programas de direitos humanos com recorte para juventude em diversas cidades foram apresentadas

Entre os dias 01 e 05 de agosto São Paulo sediou o Encontro da Comissão de Direitos Humanos e da Unidade Temática de Juventudes da Rede Mercocidades. O encontro foi organizado pela Assessoria Internacional da SMDHC e a Coordenação de Juventude.

O evento reuniu representantes da sociedade civil e de governos locais de Guarulhos, Osasco, Santo André, Rio Claro, Governo do Estado de Minas Gerais, da Província de Santa Fé (Argentina), Córdoba (Argentina), Paso Yobái (Paraguai), La Esperanza de Trujillo (Peru), Santiago do Chile e Montevidéu (Uruguai).

Durante a atividade foram realizadas visitas técnicas a iniciativas em direito à memória e à verdade, migrantes, violência contra a juventude, direito à cidade e políticas sobre drogas. Entre os locais visitados estão o Centro de Cidadania LGBT Arouche, onde foi apresentado o programa Transcidadania e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrante (CRAI), onde foi apresentada a questão da imigração em São Paulo com foco no trabalho desenvolvido pelo CRAI.

Também foram visitados o Monumento em Memória aos Mortos e Desaparecidos Políticos no Parque do Ibirapuera, o laboratório onde estão sendo realizados os trabalhos de identificação das ossadas da Vala Clandestina de Perus, o programa De Braços Abertos e o Projeto Casa Rodante nas Ruas da Luz. Em articulação com parceiros da sociedade civil, foram realizadas visitas ao Instituto Pombas Urbanas na Cidade Tiradentes e ao Fórum em Defesa da Vida, no Jardim ngela.

Além das visitas técnicas foram realizados painéis de apresentação de políticas inovadoras em direitos humanos e juventude pelas cidades participantes, um seminário sobre a imigração da América do Sul em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares - com participação de alunos imigrantes da própria instituição - e uma roda de conversa em parceria com a SMPIR, sobre a violência contra a juventude negra em São Paulo, que contou com a participação da Secretária-Adjunta Djamila Ribeiro.

Abertura do Encontro com a participação do Secretário Felipe de Paula e Secretária-Adjunta Djamila Ribeiro (SMDHC), Secretário Vicente Trevas (SMRIF), Secretário Salvador Zimbaldi (SEATUR), Cônsul-Geral do Chile em São Paulo Alejandro Sfeir Tonšić e Cônsul-Geral do Equador em São Paulo Luis Wladimir Vargas Anda

Os participantes da Unidade Temática de Juventudes e da Comissão de Direitos Humanos ainda realizaram reuniões de trabalho para discutir os desafios enfrentados nas temáticas e os possíveis compromissos futuros das cidades da Rede. Ao fim do encontro, os membros presentes firmaram uma Carta de Intenções conjunta, visando, com isso, fortalecer as duas temáticas a nível regional e garantir o compromisso dos governos locais com as pautas discutidas, buscando articulação com outras áreas da rede.

É possível ter acesso ao relatório completo das atividades que ocorreram no Encontro, além do texto da Carta de Intenções (com versão também em espanhol).