Secretaria participa de encontro da Rede Mercocidades

A reunião aconteceu em Santa Fé e definiu novo mandato da direção

O tema "Construindo sociedades resilientes no âmbito da integração regional" norteou a XXI Cúpula de Mercocidades que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, na cidade de Santa Fé (Argentina). A coordenadora de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Carla Zulu, participou do encontro que teve objetivo deliberar sobre a cidade-anfitriã e presidente da rede para 2018, que será Córdoba.

Participaram nessa reunião temática as cidades de Santa Fé, Porto Alegre, Santos, Limeira e a Fundação Rockefeller.No primeiro dia da Cúpula realizaram-se encontros das “Unidades Temáticas da Rede”, onde foram definidos os novos coordenadores e subcoordenadores, o plano de trabalho e os mecanismos de articulação para 2017. Ao fim do evento foi firmada a Declaração de Santa Fé, instrumento com posicionamentos políticos e os compromissos assumidos pelos governos.

A SMDHC coordenou ao longo deste ano a Unidade Temática de Juventude.Em sua participação, Carla apontou o papel da cidade de São Paulo dentro da Rede neste ano, destacando a realização, em agosto, do Encontro da Comissão de Direitos Humanos (também coordenada pela SMDHC) e da própria Unidade Temática de Juventude. Carla ainda apresentou os programas da secretaria na área, como o Bolsa Trabalho e os 20 convênios estabelecidos para reduzir o genocídio da juventude negra em São Paulo.

 

A Coordenadora de Políticas para Juventude, Carla Alves, ao centro da foto

Mercocidades
Mercocidades é uma rede de cooperação horizontal formada atualmente por 303 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia, Colombia e Peru, que proporciona a inserção das mesmas no processo de integração regional do Mercosul, e cuja importância vem crescendo, tanto em quantidade de membros como em intercâmbio de experiências.