Plano Diretor de Drenagem do Município de São Paulo

Baixe aqui a minuta de contrato do edital para elaboração dos Programas de Drenagem das Bacias Prioritárias da cidade

A Prefeitura de São Paulo está elaborando o Plano Diretor de Drenagem do Município com o objetivo de orientar as principais ações voltadas para redução dos problemas de inundações, melhoria da qualidade da água, promoção de saúde e bem estar da população, desenvolvimento social e econômico e sustentabilidade.

Como subsídio, não só para especialistas, mas também para auxiliar a participação dos cidadãos na busca de soluções para os problemas de drenagem urbana, foi disponibilizado um Manual de Drenagem, dividido em três volumes, que traz, entre outros, princípios adotados para o planejamento da drenagem urbana, diretrizes para projetos, aspectos fundamentais de hidrologia, hidráulica, qualidade da água, transporte de sedimentos e medidas de controle de escoamento superficial.

De acordo com a Meta 106 do Programa de Metas 2013-2016, a gestão do Plano Diretor de Drenagem Urbana deverá ser de responsabilidade de uma Entidade Municipal de Águas, ainda em processo de criação e que deverá fazer articulação técnica, legal e institucional com demais Municípios pertencente à Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e com órgãos das Administrações Federal e Estadual diretamente associados à gestão de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente.

Baixe aqui, os arquivos da Consulta Pública do edital, minuta de contrato e documentos anexos do futuro procedimento licitatório, na modalidade concorrência, para contratação de empresa ou consórcio de empresas para elaboração dos Programas de Drenagem das Bacias Prioritárias do Município de São Paulo ou acesse o e-negócios.

Baixe aqui as alterações no edital de licitação para contratação de empresa ou consórcio de empresas para elaboração de Programas de Drenagem das Bacias Prioritárias (PROGRAMAS-BP) em decorrência do acolhimento de propostas apresentadas na Consulta Pública autorizada nos termos do DESPACHO nº 075/2014/SMDU.G, publicado no D.O.C. em 01/05/2014.

Conheça também o Manual de Drenagem:

Vol 1: Gerenciamento do Sistema de Drenagem Urbana (24,6 MB)
Vol 2: Aspectos Tecnológicos: fundamentos (60,3 MB)
Vol 3: Aspectos Tecnológicos: diretrizes para projetos (30,3 MB)