Fluxo de bicicletas aumenta 37% na Avenida Faria Lima

Investimentos da Prefeitura, como ciclovia e bicicletário na região, colaboraram com o crescimento

Para qualificar as possibilidades de deslocamento urbano e melhorar a mobilidade no município, a Prefeitura de São Paulo vem adotando uma série de medidas, dentre elas o incentivo a utilização de bicicletas como meio de transporte. A inauguração do bicicletário no Largo da Batata e a implantação da ciclovia na Avenida Faria Lima são algumas das iniciativas que já estão surtindo efeito.

Uma pesquisa feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que o fluxo de ciclistas entre dois trechos da Faria Lima aumentou 37% no período analisado em agosto, se comparado com o observado em abril. O primeiro trecho fica entre as ruas Baltazar Carrasco e Cardeal Arcoverde, e o segundo, entre a Rua dos Pinheiros e a Diogo Moreira. O número inclui bicicletas compartilhadas, comuns e de carga.

O estudo aponta também que o empréstimo de bikes compartilhadas mais que dobrou com a instalação de uma estação que presta esse tipo de serviço próximo ao metrô Faria Lima.

A expectativa é que os números aumentem ainda mais com a implantação de 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária na cidade. Uma meta que inclui a ampliação da ciclovia na Faria Lima, que deve ligar a CEAGESP ao Parque do Ibirapuera. O projeto está sendo implantado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.