Share

Cursos e Oficinas

Julho de 2015

ALMA DE BATERA
Coord.: Paul Georges LaFontaine.
Aulas de bateria para pessoas com deficiência a partir de exercícios básicos. O trabalho estimula o desenvolvimento do aluno por meio de atividades pedagógicas e dinâmicas corporais. A programação promove apresentações públicas dos participantes e de músicos convidados.
| 20 vagas. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Até dia 28 (no dia 7, a oficina ocorrerá na sala de ensaio 2). 3ª, das 13h às 16h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

ARTESANATO
+12 anos. Biblioteca Pública Paulo Setúbal. Zona Leste. 4ª, 9h30. Grátis

CAPOEIRA
Coord.: Grupo Afroartnativa. Supervisão: Grão Mestre Miguel (projeto Capoeira como Arte e Educação). Instrutores: Thiago Urso e José Cícero. 
Além de técnicas de capoeira, haverá oficinas de musicalidade com ritmos afro-brasileiros, como o instrumento de corda maculelê. 
| Livre. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 4ª e 6ª, das 15h às 17h (espaço sarau). Dom., das 11h às 13h (estúdio)
Coord.: Grupo Cativeiro. 
Aulas de maculelê, contos afro e história da capoeira. 
| Livre. Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. 3ª, 4ª e 6ª, 18h
| Grátis

CARATÊ
O Projeto Bushido de Caratê Shotokan convida caratecas a participar do treino especial ministrado por Sensei João Donizete de Oliveira, faixa 5° Dan, ex-atleta da FPK (Federação Paulista de Karate), da CBK (Confederação Brasileira de Karate). Como técnico da CBKI (Confederação Brasileira de Karate Interestilos), conquistou ouro para o Brasil na Europa, América do Sul e do Norte.
| Menores de 12 anos somente acompanhados por responsáveis. Centro Cultural da Juventude – espaço arena. Zona Norte. Dia 5, das 10h às 14h (aula aberta com João Donizete de Oliveira). Aulas regulares: 3ª e 5ª, das 20h30 às 21h30. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

CIA. DISCÍPULOS DO RITMO: BREAKING
Apanhado geral sobre os fundamentos e o desenvolvimento do breaking, dança urbana criada no bairro do Bronx, em Nova York (EUA), no início dos anos 1970. Em dois dias de oficina, serão abordados os aspectos históricos, os passos básicos e as possibilidades coreográficas do estilo. Esta oficina faz parte da residência artística da companhia, realizada no CCSP entre abril e junho, para a criação de uma obra inédita que será apresentada em agosto.
| +12 anos. 25 vagas. Inscrições até dia 10 pelo e-mail dancaccsp@gmail.com . Cultural São Paulo – sala de ensaio 1. Centro. Dias 16 e 23. 5ª, das 19h às 22h. Grátis

CLOWN
Por meio de jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação, a oficina procura colocar o aluno em contato com a linguagem clownesca.
| +14 anos. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 5ª, das 14h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

CONFECÇÃO DE PIPAS
Coord.: Sabino Lopes.
| Inscrições na biblioteca ou pelo telefone 5687-0408. Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 31, 14h. Grátis

DANÇA AFRICANA
Coord.: Mariama Camara (bailarina que participou, entre outras companhias, da tradicional Les Ballet Africains, fundada em 1952).
Oficina que visa, por meio da linguagem do corpo, compreender aspectos da milenar cultura africana. Ritmos, cantos e contos marcam as fases e ciclos, como plantio, colheita, fertilidade e nascimento. 
| +14 anos. 35 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude – espaço arena. Zona Norte. Sáb., das 10h às 12h. Grátis 

A DANÇA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Coord.: Roges Douglas e Cláudia Nwabasili (Cia. Pé no Mundo).
Introdução à dança, enfocando técnicas de balé clássico, danças moderna e contemporânea.
| +14 anos. Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. 6ª, 10h. Grátis

DANÇA DE SALÃO - O GRANDE BAILE
Coord.: Rogério Luiz Pereira.
Espaço para adquirir experiência em diversos estilos de dança de salão.
| Centro Cultural São Paulo. Centro. Até dia 29. 4ª, das 12h às 14h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DE SALÃO NA OLIDO
Projeto Dança Comigo?. Coord.: Danilo dos Santos. 
Oficina de dança de salão que ensina desde elementos básicos, relacionando os movimentos com o dia a dia, respiração, estudo das forças opostas e balanço natural do corpo. A ideia é integrar participantes jovens, adultos e idosos.
| Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DE SALÃO NO CCJ
Dentre as técnicas apresentadas nestes encontros estão forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mescladas com poesia, filosofia e outras linguagens. 
| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 5ª, das 19h30 às 21h (Espaço Arena), Dom., das 15h30 às 17h (mirante). Casa de Cultura Salvador Ligabue. Zona Norte. 4ª, 19h30 às 21h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DO VENTRE 
Oficina que traz o corpo como expressão de poesia. 
| +12 anos. Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. De 12 a 26. Dom., 11h. Grátis

DANÇA SÊNIOR 
Por meio de ritmos africanos, são apresentados exercícios para correção da postura e prevenção de doenças degenerativas. 
| +18 anos. Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. 4ª, 8h. Grátis

FOLHETARIA ABERTA: ATELIÊ ABERTO
Coord.: Hermes dos Reis, Frederico Heer e Guilherme Boso. 
Projeto que realiza oficinas dentro da Folhetaria, ateliê de artes gráficas do CCSP. Interessados apenas em conhecer o espaço podem fazer agendamento às 6ª-feiras, às 11h, pelo email ccspfolhetaria@prefeitura.sp.gov.br .
| +18 anos. 20 vagas. Ateliê aberto para quem já tenha conhecimento em gravura e serigrafia. Centro Cultural São Paulo – Folhetaria (porão). Centro. Até dia 17. 6ª, 14h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSP
Coord.: Hortelões Urbanos (rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo).
Mutirão coletivo para cultivar uma horta com o objetivo de ampliar as relações entre o CCSP e seus frequentadores.
| Centro Cultural São Paulo – jardim suspenso (lado 23 de Maio). Centro. Dia 26, 10h. Grátis

INICIAÇÃO MUSICAL
Ensino básico de teoria musical nas formas cifra e tablatura, praticado ao violão. 
| Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. 5ª, 10h30. Grátis

MARACATU DO BAQUE VIRADO DE RAIZ NAGÔ
Oficinas de dança, percussão, canto e construção de tambores e ritmos para formação de dança e outras brincadeiras tradicionais.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. Dom., 15h. Grátis

MITOLOGIA GREGA
A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Obra analisada: “Antígona”, de Sófocles. 
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. 5ª, 15h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

MODELO VIVO
Criação de desenhos de forma livre por meio da observação do corpo humano, numa abordagem que permite despertar a criatividade e a reflexão. O tema da oficina é “danças”, enfocando diversas modalidades com acompanhamento musical.
| Centro Cultural São Paulo. Centro. Dia 3 (anexo da Sala Adoniran Barbosa). De 10 a 31 (Espaço Missão). 6ª, das 15h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODA
Coord.: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, projeto Mão na Roda.
Espaço coletivo de aprendizado, convivência e prática da manutenção de bicicletas, que empresta ferramentas e materiais para uso dos ciclistas. 
| Centro Cultural São Paulo (próximo da central de informações). Centro. De 5 a 28. 3ª, das 19h às 22h. Sáb., das 14h às 19h. Dom., das 15h às 20h. Grátis

RISOTO
Elaboração de receitas tradicionais de risoto: dois queijos, filé com tomate e cebolinha e alho-poró com shimeji. 
| +12 anos. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 7 na recepção do CCJ ou online: www.inscricoes.ccj.art.br . Centro Cultural da Juventude – cozinha experimental. Zona Norte. Dia 23, das 15h às 18h. Grátis

SAMBA ROCK 
| Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. Dia 11, 19h. Grátis

TAI CHI CHUAN
Prática física de raízes orientais que alivia o estresse e a tensão, além de melhorar a postura, a digestão, entre outros benefícios.
| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. 4ª, 16h. Grátis

XADREZ
A atividade é ensinada em duas bibliotecas públicas (BP).
Noções básicas para iniciantes abordando regras fundamentais.
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. 5ª, 10h30
Ensino das regras necessárias para a prática do jogo de xadrez e seu aprendizado de forma autossuficiente. 
| BP Vicente de Carvalho. Zona Leste. 5ª, 10h
| Livre. Grátis

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA - OFICINA
BIBLIOTECAS PÚBLICAS | +14 ANOS | GRÁTIS

Este projeto, que contempla diversas linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários espaços da cidade. 

EUNICE ARRUDA
A oficina fornece estímulos para a elaboração de textos poéticos, discutidos em grupo. A partir de elementos teóricos, haverá a possibilidade de se reescrever poemas. A concisão será demonstrada por meio de haicais. Eunice é poeta e publicou 16 livros, dois de haicai: “Há estações” e “Olhar”, dentro do projeto Dulcinéia Catadora. Em 2012, lançou “Poesia reunida”.
| BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 4, 13h
| BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 18, 13h  

Infantojuvenil

BRINCANDO EM INGLÊS
Coord.: Muriel Scott.
Brincadeiras e jogos com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da cultura inglesa por meio de linguagem lúdica e conteúdo didático. 
| +10 anos. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 5ª, 17h30. Grátis