Share

Cursos e Oficinas

Maio de 2015

ARTESANATO
Coord.: Silvana Carvalho.
A oficina pesquisa traços de origem afro, tear, crochê e confecção de mantos com motivos africanos. 
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 5ª, 15h. Grátis

BAILE DA MELHOR IDADE 
Encontro que reúne todos os gêneros dançantes, com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de baile.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. Dia 29, 14h. Grátis

BONECOS NA RUA! 
Projeto Ocupação Cia. Truks. 
Oficina de contação de histórias com bonecos e objetos. Serão apresentados pequenos espetáculos ou cenas curtas de teatro de bonecos em áreas externas da biblioteca. Ao final, os atores convidam os pais e filhos a entrar na biblioteca para a oficina de contação de histórias com bonecos e objetos.
| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dias 16 e 23, 10h. Grátis

CAPOEIRA
Livre:
| Inscrições na recepção do CCJ. Coord.: Grupo Afroartnativa. Supervisão: Grão Mestre Miguel (projeto Capoeira como Arte e Educação). Instrutores: Thiago Urso e José Cícero. Haverá também oficinas de musicalidade com ritmos e manifestações afro-brasileiras como maculelê. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 4ª e 6ª, das 15h às 17h (espaço sarau). Dom., das 11h às 13h (estúdio)
+5 anos: 
| Coord.: Mestre 22 e Quati. Aulas de maculelê, contos afro e história da capoeira. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 3ª, 4ª e 6ª, 18h
| Grátis

CARATÊ
Coord.: Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas (ambos do projeto Bushido Karatê Shotokan). 
Alunos têm aulas de caratê estilo shotokan e disciplina das artes marciais. Serão passadas nos treinos técnicas de defesa e ataque, kata (luta imaginária), kumite (luta propriamente dita), teoria, história e fundamentos do caratê. 
| Menores de 12 anos somente acompanhados por responsáveis. Centro Cultural da Juventude – espaço sarau. Zona Norte. 3ª, das 20h30 às 21h30. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

CLOWN
Jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação fazem parte desta oficina que pretende colocar o aluno/ator em contato com a linguagem clownesca. O treinamento/estudo do clown serve como ferramenta para a compreensão tanto de quem o pratica como do outro
| +14 anos. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. De 7 a 28. 5ª, das 14h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

CURSO DE CONSTRUÇÃO DE MINICISTERNA COM ÁGUA DA CHUVA
Coord.: Edison Urbano.
Aula prática e teórica para a construção de uma minicisterna caseira de captação de água da chuva. Será fornecido certificado aos participantes.
| +16 anos. 25 vagas. Inscrições a partir do dia 5 na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude – horta comunitária. Zona Norte. Dias 16 e 17, das 10h às 17h. Grátis 

DANÇA AFRICANA
Coord.: Mariama Camara (bailarina que participou, entre outras companhias, da tradicional Les Ballet Africains, fundada em 1952).
Oficina que visa, por meio da linguagem do corpo, compreender aspectos da milenar cultura africana. Ritmos, cantos e contos marcam as fases e ciclos, como plantio, colheita, fertilidade e nascimento. A atividade integra o projeto Terça Afro.
| +14 anos. Centro Cultural da Juventude – mirante. Zona Norte. Sáb., das 10h às 12h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DE SALÃO NA OLIDO
Projeto Dança Comigo?. Coord.: Danilo dos Santos. 
Oficina de dança de salão que ensina desde elementos básicos, relacionando os movimentos com o dia a dia, respiração, estudo das forças opostas e balanço natural do corpo. A ideia é integrar participantes jovens, adultos e idosos.
| Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DE SALÃO NO CCJ
Dentre as técnicas apresentadas nestes encontros estão forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mescladas com poesia, filosofia e outras linguagens. 
| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Espaço arena. 5ª, das 19h30 às 21h; Mirante. Dom., 15h30 às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DO VENTRE 
Aulas de dança do ventre de diversos estilos: zaar (norte da África), tribal, clássica, moderna, dança do chá (Marrocos), hagallah (Líbia) e gawazze (Egito). 
| +12 anos. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. De 10 a 31. Dom., 11h. Grátis

DANÇA SÊNIOR 
Coord.: Judith Toyoko Ueno.
Por meio de ritmos africanos, são apresentados exercícios para correção da postura e prevenção de doenças degenerativas. 
| +18 anos à 3ª idade. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 4ª, 8h. Grátis

FOLHETARIA ABERTA: ATELIÊ ABERTO
Coord.: Hermes dos Reis, Frederico Heer e Guilherme Boso. 
Projeto que realiza oficinas dentro da Folhetaria, ateliê de artes gráficas do CCSP. Interessados apenas em conhecer o espaço podem fazer agendamento às 6ª-feiras, às 11h, pelo email ccspfolhetaria@prefeitura.sp.gov.br
| +18 anos. 20 vagas. Ateliê aberto para quem já tenha conhecimento em gravura e serigrafia. Centro Cultural São Paulo – Folhetaria (porão). Centro. Até dia 17/7. 6ª, 14h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSP
Coord.: Hortelões Urbanos (rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo).
Mutirão coletivo para cultivar uma horta com o objetivo de ampliar as relações entre o CCSP e seus frequentadores.
| Centro Cultural São Paulo – jardim suspenso (lado 23 de Maio). Centro. Dia 31, 10h. Grátis

INICIAÇÃO MUSICAL
Coord.: Daniel Selmer.
Direcionada ao aprendizado das linguagens musicais (cifra e tablatura) praticadas no violão em seus graus básicos. Esta oficina ensina o conhecimento necessário e estimula a continuidade do estudo para o ingresso no mundo musical. 
| +14 anos. Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. 5ª, 10h30. Grátis

LITERATURA E A VIDA
A oficina visa promover e incentivar a leitura, aproximando, de forma informal, o livro do leitor por meio de um melhor entendimento de obras famosas.
| Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 29, 15h. Grátis

MARACATU DO BAQUE VIRADO DE RAIZ NAGÔ
Oficinas de dança, percussão, canto e construção de tambores e ritmos para formação de dança e outras brincadeiras tradicionais.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 5ª, 19h (grupo de estudos e oficina de canto). Dom., 15h (batuques e danças). Grátis

MINHA IDEIA NO PAPEL (foi destaque grande)
O curso pretende compartilhar ferramentas básicas de planejamento e elaboração de projetos culturais, visando auxiliar jovens artistas e produtores iniciantes a transpor suas ideias para a linguagem de um determinado projeto. A partir das propostas de cada participante, serão realizadas pequenas dinâmicas de interação e exercícios escritos para auxiliar no entendimento e no passo a passo para sua realização, que deverão ser registrados em papel para resultar em um pequeno projeto ou esboço. 
| +18 anos. 40 vagas. Inscrições a partir do dia 5 na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 16, das 13h às 18h. Grátis 

MITOLOGIA GREGA
Coord.: Wladia Beatriz Correia (psicóloga e psicoterapeuta).
A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Obra analisada: “Antígona”, de Sófocles. 
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. 5ª, 15h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

NÚCLEO DE INTERVENÇÃO URBANA
Curadoria: Marcelo Denny (professor e chefe de departamento da Escola de Comunicações e Artes/USP e especialista na área de performance urbana e body art).
Encontro entre interessados nas áreas de teatro, performance, dança, artes plásticas, música e audiovisual com o objetivo de ampliar a formação teórica e prática. Durante os encontros, convidados ministram palestras.
| +18 anos. 20 vagas. Inscrições de 3ª a 6ª, das 10h às 18h, pessoalmente no CCJ com os gestores de programação e contratos. É necessário apresentar currículo. Centro Cultural da Juventude – ateliê. Zona Norte. 6ª, das 18h30 às 21h30. Sáb., das 10h às 13h. Grátis

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODA
Coord.: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, projeto Mão na Roda.
Espaço coletivo de aprendizado, convivência e prática da manutenção de bicicletas, que empresta ferramentas e materiais para uso dos ciclistas. 
| Centro Cultural São Paulo (próximo da central de informações). Centro. De 5 a 28. 3ª, das 19h às 22h. Dom., das 14h às 18h (dia 21, feriado, não haverá atividade). Grátis

SAMBA ROCK 
Coord.: Pedrinho Nostalgia, Marcelo Tadeu e Ana Brasil.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. Dia 9, 19h. Grátis

TAI CHI CHUAN
Coord.: Monja Sauniasini-Shadhu Shakta. 
Prática física de raízes orientais que alivia o estresse e a tensão, além de melhorar a postura, a digestão, entre outros benefícios.
| Livre. Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. 4ª, 16h. Grátis

TEM FUXICO NA BIBLIOTECA
Coord.: Ana Maria Quadrell.
Serão apresentadas diferentes possibilidades de artesanato com fuxico e sugestões para presentear no dia das mães. É necessário levar agulha, linha, tecido de algodão e tesoura.
| 15 vagas. Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 4, 14h. Grátis

XADREZ NA BIBLIOTECA
Ensino das regras necessárias para a prática do jogo de xadrez e seu aprendizado de forma autossuficiente. 
| Livre. Biblioteca Pública Vicente de Carvalho. Zona Leste. 5ª, 10h. Grátis

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA 2015 - OFICINAS E BRINCADEIRAS 
ROTEIROS DE ÔNIBUS-BIBLIOTECA | GRÁTIS

Este projeto, que contempla diversas linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários palcos da cidade. 

PALHAÇOS EXILADOS
Coord.: Chico Ribas. Livre.
O personagem Dom Chicote interage com o público, trabalhando o lúdico e a imaginação a partir de jogos, cenas, música e brincadeiras improvisadas por meio da leitura.
| Roteiro Labitare, Tremembé. Dia 2, 14h
| Roteiro Joana D’Arc, Tremembé. Dia 3, 13h
| Roteiro Jardim Ângela. Dia 12, 13h
| Roteiro Parque Grajaú. Dia 13, 13h
| Roteiro Jardim Olinda, Campo Limpo. Dia 14, 12h
| Roteiro Jardim Vera Cruz, Jardim Ângela. Dia 16, 12h
| Roteiro Jardim Clímax, Sacomã. Dia 17, 14h

BRINCADEIRAS CULTURAIS
Coord.: Grupo Festa de Rei.
Crianças aprendem, de forma lúdica, diversas brincadeiras tradicionais e populares da cultura brasileira. 
| Roteiro Jardim Elba, Sapopemba. Dia 12, 12h 
| Roteiro São Miguel Paulista II, Jardim Helena. Dia 14, 12h
| Roteiro Jardim São Francisco, São Rafael. Dia 15, 12h
| Roteiro Vila Paranaguá, Ermelino Matarazzo. Dia 23, 13h

TRANSMISSÃO DE SABERES
Coord.: Grupo Festa de Rei.
Com a proposta de unir gerações, esta oficina traz uma experiência única de preservação da cultura brasileira. Em cada encontro, são convidadas pessoas da terceira idade que ensinam às crianças “novos saberes”, como costura, culinária e marcenaria, embalados por histórias e músicas. 
| Roteiro Haia do Carrão, Aricanduva. Dia 13, 12h15
| Roteiro Jardim Sapopemba II, Sapopemba. Dia 17, 13h 

ESPAÇO ABERTO DE CIRCO
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE | ZONA NORTE | GRÁTIS

Coord. geral: Emiliano Pedro (diretor artístico do projeto Trixmix Cabaret, em cartaz em São Paulo desde 2007, e ex-professor e coordenador de acrobacia do Youth Circus Programm, na The Circus Space, em Londres) e Raquel Rosmaninho (curadora e diretora do projeto Trixmix Cabaret).
Em 2015, o projeto Espaço Aberto de Circo, do CCJ, foi ampliado. Serão seis turmas em diversos horários. Há aulas para iniciantes e para aqueles que têm alguma experiência nas técnicas oferecidas.
| 25 vagas por turma. Inscrições na recepção durante o horário de atendimento do CCJ. Na inscrição, é obrigatório assinar termo de responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Em caso de preenchimento das turmas, haverá lista de espera. Chamadas de vagas remanescentes por ordem de inscrição. Durante o curso, serão observadas a permanência e a pontualidade do aluno.
| De 7 a 13 anos. Turma 1. 4ª e 6ª, das 10h30 às 12h30; Turma 2. 4ª e 6ª, das 14h às 15h30
| +14 anos. Aéreos. Turma 5. 3ª e 5ª, das 17h15 às 19h15; Turma 6. 3ª e 5ª, das 19h30 às 21h30
| Grátis

Infantojuvenil

BRINCANDO EM INGLÊS
Brincadeiras e jogos com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da cultura inglesa por meio de linguagem lúdica e conteúdo didático. 
| +10 anos. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 6ª, 17h30. Grátis