Share

Cursos e Oficinas

Abril de 2015

ARQUEOLOGIA DO ESPAÇO
A proposta destes encontros aos sábados é permitir que o participante descubra a história de espaços habitados no passado por antigos moradores da capital, por meio da investigação de objetos. As oficinas são ministradas por educadores patrimoniais nas casas históricas que formam a rede Museu da Cidade de São Paulo. Os frequentadores conhecem histórias dessas construções centenárias e seus entornos, criam e escrevem outras novas por meio de dinâmicas lúdicas que utilizam a fotografia e a escrita.
| Sítio Morrinhos. Zona Norte. Dia 11, 14h
| Casa do Tatuapé. Zona Leste. Dia 18, 14h
| Grátis

ARTESANATO
Coord.: Silvana Carvalho.
A oficina pesquisa traços de origem afro, tear, crochê e confecção de mantos com motivos africanos. 
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 5ª, 15h. Grátis

BRINCANDO EM INGLÊS
Coord.: Tatiana Sant’Anna.
Brincadeiras e jogos com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da cultura inglesa por meio de linguagem lúdica e conteúdo didático. 
| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 6ª, 17h30. Grátis

CAPOEIRA
Livre:
| Inscrições na recepção do CCJ. Coord.: Grupo Afroartnativa. Supervisão: Grão Mestre Miguel (projeto Capoeira como Arte e Educação). Instrutores: Thiago Urso e José Cícero. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 4ª e 6ª, das 15h às 17h (espaço sarau). Dom., das 11h às 13h (estúdio)
+5 anos: 
| Coord.: Mestre 22 e Quati. Aulas de maculelê, contos afro e história da capoeira. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 3ª, 4ª e 6ª, 18h
| Grátis

CARATÊ
Coord.: Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas (ambos do projeto Bushido Karatê Shotokan). 
Alunos têm aulas de caratê estilo shotokan e disciplina das artes marciais. Serão passadas nos treinos técnicas de defesa e ataque, kata (luta imaginária), kumite (luta propriamente dita), teoria, história e fundamentos do caratê. 
| Não é necessário fazer inscrição. Menores de 12 anos somente acompanhados por responsáveis. Centro Cultural da Juventude – espaço sarau. Zona Norte. 3ª, das 20h30 às 21h30. Grátis 

CLOWN
Jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação fazem parte desta oficina que pretende colocar o aluno/ator em contato com a linguagem clownesca. O treinamento/estudo do clown serve como ferramenta para a compreensão tanto de quem o pratica como do outro
| +14 anos. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. De 2/4 a 28/5. 5ª, das 14h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA AFRICANA
Coord.: Mariama Camara (bailarina que participou, entre outras companhias, da tradicional Les Ballet Africains, fundada em 1952).
Oficina que visa, por meio da linguagem do corpo, compreender aspectos da milenar cultura africana. Ritmos, cantos e contos marcam as fases e ciclos, como plantio, colheita, fertilidade e nascimento. A atividade integra o projeto Terça Afro.
| +14 anos. Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural da Juventude – mirante. Zona Norte. Sáb., das 10h às 12h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA AFRO-BRASILEIRA
Coord.: Yáskara Manzini. Acompanhamento musical: Egimar Alves (percussão).
Por meio de perspectivas teóricas e práticas, discutem-se os princípios estéticos da dança da diáspora africana e como ela se configura nas artes cênicas brasileiras. Os encontros têm acompanhamento ao vivo de percussão.
| Inscrições de 7 a 10, das 10h às 21h, na secretaria. Centro de Referência da Dança de São Paulo. Centro. Início do curso: dia 24, das 19h às 21h. Grátis

DANÇA DE SALÃO NA OLIDO
Projeto Dança Comigo?. Coord.: Danilo dos Santos. 
Oficina de dança de salão que ensina desde elementos básicos, relacionando os movimentos com o dia a dia, respiração, estudo das forças opostas e balanço natural do corpo. A ideia é integrar participantes jovens, adultos e idosos.
| Não é necessário fazer inscrição. Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 17h. Grátis

DANÇA DE SALÃO NO CCJ
Dentre as técnicas apresentadas nestes encontros estão forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mescladas com poesia, filosofia e outras linguagens. 
| Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 5ª, 19h30 (espaço arena). Dom., 15h30 (mirante). Grátis 

DANÇA DO VENTRE 
Aulas de dança do ventre de diversos estilos: zaar (norte da África), tribal, clássica, moderna, dança do chá (Marrocos), hagallah (Líbia) e gawazze (Egito). 
| +12 anos. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. De 12 a 26. Dom., 11h. Grátis

DANÇA SÊNIOR 
Coord.: Judith Toyoko Ueno.
Por meio de ritmos africanos, são apresentados exercícios para correção da postura e prevenção de doenças degenerativas. 
| +18 anos à 3ª idade. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 4ª, 8h. Grátis

DOMINGOS DE BRINCADEIRAS
Casas históricas que compõem a rede Museu da Cidade de São Paulo promovem, aos domingos, brincadeiras para público de todas as idades, conduzidas por educadores patrimoniais. Os participantes se divertem, aprendendo jogos como corda, cama do gato e elástico. 
| Casa do Grito. Zona Sul. De 5 a 26. Dom., das 9h às 17h
| Casa do Tatuapé. Zona Leste. De 5 a 26. Dom., das 9h às 17h
| Sítio da Ressaca. Zona Sul. De 5 a 26. Dom., das 9h às 17h
| Sítio Morrinhos. Zona Norte. De 5 a 26. Dom., das 9h às 17h
| Grátis

ESCRITA CRIATIVA 
Coord.: Rodrigo Maceira, Fernando Araújo, Fabíola Alves, e Gustavo Lacerda (profissionais ligados à área de comunicação).
Neste curso, serão fornecidas referências teóricas e práticas para a criação de textos ajustados às normas correntes da língua portuguesa. O objetivo é colocar o aluno em contato com práticas e exemplos do dia a dia de um profissional de comunicação. Módulos abordados: “fundamentos da língua portuguesa”, “o texto publicitário” e “noções básicas de roteiro”. O participante receberá certificado. 
| +18 anos. 20 vagas. Inscrições até dia 20. É preciso apresentar texto de 20 linhas –arquivo word, na fonte times new roman, tamanho 12– sobre o interesse e os objetivos do aluno para realizar o curso, que deve ser encaminhado para o e-mail textocriativo@gmail.com. A lista dos selecionados será divulgada no dia 23, no site www.centrocultural.sp.gov.br. Centro Cultural São Paulo – sala de debates. Centro. De 28/4 a 23/6. 3ª a 5ª, 19h30. Grátis

FORMAÇÃO DE CINECLUBISTAS 
Coord.: Dilvania Santana (produtora dos longas-metragens “Um homem de moral”, de Ricardo Dias, e “Tokiori dobras do tempo”, de Paulo Pastorello). Parceria: MIS (Museu da Imagem e do Som).
Oficina que aborda licenças para exibição, organização de debates, suporte e divulgação de um cineclube, entre outros temas. Serão exibidos trechos de filmes. Os participantes podem também apresentar trechos de seus filmes favoritos. 
| +16 anos. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 7, na recepção do CCJ ou pelo site www.inscricoes.ccj.art.br. Centro Cultural da Juventude – ateliê. Zona Norte. Dia 15, 13h. Grátis 

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSP
Coord.: Hortelões Urbanos (rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo).
Mutirão coletivo para cultivar uma horta com o objetivo de ampliar as relações entre o CCSP e seus frequentadores.
| Centro Cultural São Paulo – jardim suspenso (lado 23 de Maio). Centro. Dia 26, 10h. Grátis

ILUMINAÇÃO CÊNICA 
O curso tem como objetivo transmitir informações históricas, técnicas, práticas e os mecanismos da iluminação cênica. Serão abordados assuntos como mapas e mesas de luz, equipamentos, refletores e acessórios, além do processo da criação da iluminação e sua relação com a cor.
| 20 vagas. Inscrições de 7 a 10, das 10h às 21h, na secretaria. Centro de Referência da Dança de São Paulo. Centro. A partir do dia 14, das 18h às 21h. Grátis

INICIAÇÃO MUSICAL
Direcionada ao aprendizado das linguagens musicais (cifra e tablatura) praticadas no violão em seus graus básicos. Esta oficina ensina o conhecimento necessário e estimula a continuidade do estudo para o ingresso no mundo musical. 
| +14 anos. Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. 5ª, 10h30. Grátis

MARACATU DO BAQUE VIRADO DE RAIZ NAGÔ
Oficinas de dança, percussão, canto e construção de tambores e ritmos para formação de dança e outras brincadeiras tradicionais.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. 5ª, 19h (grupo de estudos e oficina de canto). Dom., 15h (batuques e danças). Grátis

MITOLOGIA GREGA
Coord.: Wladia Beatriz Correia (psicóloga e psicoterapeuta).
A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Obra analisada: “Antígona”, de Sófocles. 
| Não é necessário fazer inscrição. Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. 5ª, 15h. Grátis 

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODA
Coord.: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, projeto Mão na Roda.
Espaço coletivo de aprendizado, convivência e prática da manutenção de bicicletas, que empresta ferramentas e materiais para uso dos ciclistas. 
| Centro Cultural São Paulo (próximo da central de informações). Centro. De 5 a 28 (dia 21, feriado, não haverá atividade). 3ª, das 19h às 22h. Dom., das 14h às 18h. Grátis

SAMBA ROCK 
Coord.: Pedrinho Nostalgia, Marcelo Tadeu e Ana Brasil.
| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro - Território de Cultura Afro Mãe Sylvia de Oxalá. Zona Sul. Dia 11, 19h. Grátis

SLACKLINE
Coord.: Anna Bucalo e Fernando Sampaio.
A oficina ensina aos participantes como caminhar sobre uma fita fixada em dois pontos. 
| Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural da Juventude – mirante. Zona Norte. De 1º a 29. 4ª, das 14h às 15h. Grátis 

SOMBRINHAS DE BALA
Coord.: educadores do Centro de Memória do Circo.
Técnica de confecção de sombrinhas para balas, como aquelas que eram vendidas nos intervalos dos tradicionais espetáculos circenses de antigamente.
| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Centro. 2ª, das 15h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

ESPAÇO ABERTO DE CIRCO 
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE | ZONA NORTE | GRÁTIS

Coord. geral: Emiliano Pedro (diretor artístico do projeto Trixmix Cabaret, em cartaz em São Paulo desde 2007, e ex-professor e coordenador de acrobacia do Youth Circus Programm, na The Circus Space, em Londres) e Raquel Rosmaninho (curadora e diretora do projeto Trixmix Cabaret).
Em 2015, o projeto Espaço Aberto de Circo, do CCJ, foi ampliado. Serão seis turmas em diversos horários. Há aulas para iniciantes e para aqueles que têm alguma experiência nas técnicas oferecidas.
| 25 vagas por turma. Inscrições na recepção durante o horário de atendimento do CCJ. Na inscrição, é obrigatório assinar termo de responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Em caso de preenchimento das turmas, haverá lista de espera. Chamadas de vagas remanescentes por ordem de inscrição. Durante o curso, serão observadas a permanência e a pontualidade do aluno.
| De 7 a 13 anos. Turma 1. 4ª e 6ª, das 10h30 às 12h30; Turma 2. 4ª e 6ª, das 14h às 15h30
| +14 anos. Técnicas circenses. Turma 3. 3ª e 5ª, das 10h às 13h; Turma 4. 3ª e 5ª, das 14h às 17h
| +14 anos. Aéreos. Turma 5. 3ª e 5ª, das 17h15 às 19h15; Turma 6. 3ª e 5ª, das 19h30 às 21h30
| Grátis

FOLHETARIA ABERTA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | FOLHETARIA - PORÃO | CENTRO | GRÁTIS

Projeto que abre aos interessados a Folhetaria, ateliê de artes gráficas do CCSP. A atividade é voltada tanto para o público que já tenha alguma intimidade com arte impressa quanto para o não iniciado. 
| Interessados apenas em conhecer a Folhetaria podem fazer agendamento às 6ª-feiras, às 11h, pelo email ccspfolhetaria@prefeitura.sp.gov.br

ATELIÊ ABERTO 
Coord.: Hermes dos Reis, Frederico Heer e Guilherme Boso. 
Ateliê público para complementação de trabalhos artísticos pessoais ou desenvolvimento de projetos. O espaço será usado livremente com orientação de técnicos.
| +18 anos. Para iniciados em gravura e serigrafia. 20 vagas. Até dia 17/7. 6ª, 14h (não é necessário fazer inscrição)

OFICINA DE PRÁTICAS GRÁFICAS 
Coord.: Hermes dos Reis, Frederico Heer e Guilherme Boso. 
Para interessados em desenho, a oficina oferece a oportunidade de uma iniciação em processos gráficos e a possibilidade do desenvolvimento de trabalhos em diferentes técnicas de impressão, como xilogravura e serigrafia. Com enfoque na prática, busca-se traçar um panorama das artes gráficas.
| +18 anos. 20 vagas. Inscrições até dia 6 pelo e-mail visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br. De 8/4 a 1º/7. 4ª, 19h 

Infantojuvenil

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA 2015 – OFICINAS E BRINCADEIRAS 
ROTEIROS DE ÔNIBUS-BIBLIOTECA | GRÁTIS

Este projeto, que contempla diversas linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários palcos da cidade. 

BRINCANDO NA RUA
Cia. Cantando Conto.
Resgate da memória da infância por meio de brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha, jogos de taco, peteca e três marias. Esta programação chega a 12 roteiros dos ônibus-biblioteca.
| Roteiro Jardim Ramala, Parelheiros. Dia 4, 13h
| Roteiro Jd. Nove de Julho, São Mateus. Dia 5, 12h30
| Roteiro Vila da Paz, Cidade Dutra. Dia 7, 12h
| Roteiro Jd. Macedônia, Capão Redondo. Dia 11, 13h 
| Roteiro Vila Medeiros. Dia 12, 13h
| Roteiro Jardim Orion, Cidade Dutra. Dia 14, 14h 
| Roteiro Balneário São Francisco, Pedreira. Dia 18, 14h
| Roteiro Jd. Cidade Pirituba. Dia 19, 14h
| Roteiro Jd. São Luis, Jd. Vaz de Lima. Dia 21, 13h
| Roteiro Jardim Miriam, Cidade Ademar. Dia 25, 13h
| Roteiro Vila Andrade. Dia 26, 13h
| Roteiro Jardim Guaraú, Raposo Tavares. Dia 28, 12h

PALHAÇOS EXILADOS
Com Chico Ribas.
O personagem Dom Chicote interage com o público, trabalhando o lúdico e a imaginação a partir de jogos, cenas, música e brincadeiras improvisadas por meio da leitura. Esta programação chega a 11 roteiros dos ônibus-biblioteca.
| Roteiro Cidade Líder. Dia 7, 12h 
| Roteiro Jardim da Casa Pintada, Vila Jacuí. Dia 9, 14h
| Roteiro Parque São Rafael. Dia 10, 13h 
| Roteiro Ponte Rasa, Itaquera. Dia 11, 12h
| Roteiro Vila Silvia, Cangaíba. Dia 12, 12h
| Roteiro Jaçanã. Dia 14, 13h
| Roteiro Jardim Damasceno, Brasilândia. Dia 15, 14h
| Roteiro Vila Penteado, Brasilândia. Dia 16, 10h
| Roteiro Vila Icaraí, Brasilândia. Dia 17, 14h
| Roteiro Jardim Labitare, Tremembé. Dia 18, 14h 
| Roteiro Jardim Joana D’Arc, Tremembé. Dia 19, 13h

TRANSMISSÃO DE SABERES
Grupo Festa de Rei.
Com a proposta de unir gerações, esta oficina traz uma experiência única de preservação da cultura brasileira. Em cada encontro, são convidadas pessoas da terceira idade que ensinam às crianças “novos saberes”, como costura, culinária e marcenaria, embalados por histórias e músicas. Esta programação chega a quatro roteiros dos ônibus-biblioteca.
| Roteiro Jardim Iguatemi. Dia 14, 12h30
| Roteiro Sapopemba. Dia 16, 13h
| Roteiro Parque do Carmo. Dia 17, 12h
| Roteiro São Mateus. Dia 18, 12h

BRINCADEIRAS CULTURAIS
Grupo Festa de Rei.
Crianças aprendem, de forma lúdica, diversas brincadeiras tradicionais e populares da cultura brasileira. Esta programação chega a dois roteiros dos ônibus-biblioteca.
| Roteiro São Miguel Paulista I. Dia 15, 12h 
| Roteiro Tremembé. Dia 22, 11h30