Share

Cursos e Oficinas

Agosto de 2015

ARTESANATO
| +12 anos. Biblioteca Pública Paulo Setúbal. Zona Leste. 4ª, 9h30. Grátis

AUTOMASSAGEM E PRÁTICAS CORPORAIS ADEQUADAS AO ENVELHECIMENTO
Coord.: Gisele Maria Alves.
Vivência corporal que transmite sugestões simples para ajudar a se conviver com dores crônicas, utilizando recursos do próprio indivíduo.
| Biblioteca Pública Clarice Lispector. Zona Oeste. Dia 7, 15h. Grátis

CAPOEIRA
Coord.: Grupo Afroartnativa. Supervisão: Grão Mestre Miguel (projeto Capoeira como Arte e Educação). Instrutores: Thiago Urso e José Cícero. 
Além dos ensinamentos básicos de capoeira, haverá oficinas de musicalidade com ritmos e manifestações afro-brasileiras, como maculelê. 
| Livre. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 4ª e 6ª, das 15h às 17h (espaço sarau). Dom., das 11h às 13h (estúdio). Grátis

CARATÊ
Coord.: Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas, ambos integrantes do Projeto Bushido Karatê Shotokan, filiado à Federação Paulista de Karatê Interestilos (FPKI).  Oficina de caratê no estilo Shotokan que aborda as técnicas de defesa pessoal: kata (luta imaginária), kumite (luta propriamente dita), além da teoria, história e fundamentos do caratê.  | Menores de 12 anos somente acompanhados por responsáveis. Centro Cultural da Juventude – espaço sarau. Zona Norte. 3ª e 5ª, das 20h30 às 21h30. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

CLOWN
Por meio de jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação, a oficina procura colocar o aluno em contato com a linguagem clownesca.
| +14 anos. Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Zona Norte. 5ª, das 14h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

A DANÇA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Coord.: Cia. Pé no Mundo.
De forma teórica e prática, esta oficina propõe introduzir o participante aos estudos da história da dança e suas diferentes técnicas, com balé clássico, danças moderna e contemporânea, além de abordar as possibilidades existentes entre música e dança, explorando a relação som-movimento.
| +14 anos. Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. De 1º a 15. Sáb., 10h. Grátis

DANÇA DE SALÃO NA OLIDO
Projeto Dança Comigo?. Coord.: Danilo dos Santos. 
Oficina de dança de salão que ensina desde elementos básicos, relacionando os movimentos com o dia a dia, respiração, estudo das forças opostas e balanço natural do corpo. A ideia é integrar participantes jovens, adultos e idosos.
| Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 17h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DANÇA DE SALÃO NO CCJ
Dentre as técnicas apresentadas nestes encontros estão forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mescladas com poesia, filosofia e outras linguagens. 
| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 5ª, das 19h30 às 21h (espaço arena), Dom., das 15h30 às 17h (mirante). Grátis (não é necessário fazer inscrição)

DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE HORTA
Projeto que visa revitalizar a horta do CCJ, abordando técnicas e práticas da agricultura orgânica com o objetivo de otimizar os espaços da cidade para produzir alimentos saudáveis. Serão apresentadas soluções para o cultivo de plantas comestíveis, tanto em canteiros como em apartamentos e espaços considerados impróprios para essa prática. 
| 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online: www.inscricoes.ccj.art.br. Centro Cultural da Juventude – horta comunitária. Zona Norte. De 5 a 26. 4ª, das 14h às 17h. Grátis

ESCRITA CRIATIVA: TEXTO (inscrições)
Com início em setembro, esta oficina visará à aquisição e ao desenvolvimento de técnicas de escrita criativa. Professores com experiência em diversas áreas do mercado de comunicação fornecerão referências teóricas e práticas para a elaboração de textos, ajustados às normas correntes da Língua Portuguesa e que familiarizam o aluno com a linguagem em agências de comunicação e publicidade, internet, conteúdo, produtoras de vídeo, televisão e assessorias de comunicação. Os participantes receberão certificado.
| +18 anos. 20 vagas. Inscrições de 3 a 21/8. Deve-se enviar um texto de 20 linhas (arquivo word, times new roman, fonte 12) para o email textocriativo@gmail.com, descrevendo o interesse do aluno em realizar o curso. Divulgação dos selecionados a partir do dia 25/8 no site www.centrocultural.sp.gov.br . Centro Cultural São Paulo – sala de debates Centro. De 1º/9 a 22/10. 3ª e 5ª, das 19h30 às 22h. Grátis 

FOLHETARIA ABERTA: ATELIÊ ABERTO
Coord.: Hermes dos Reis, Frederico Heer e Guilherme Boso. 
Projeto aberto ao público que realiza oficinas dentro da Folhetaria, ateliê de artes gráficas do CCSP, permitindo ao participante a complementação de trabalhos artísticos pessoais ou o desenvolvimento de trabalhos. Interessados apenas em conhecer o espaço podem fazer agendamento às 6ª-feiras, às 11h, pelo email ccspfolhetaria@prefeitura.sp.gov.br . 
| +18 anos. Ateliê aberto para quem já tenha conhecimento em gravura e serigrafia. 20 vagas. Centro Cultural São Paulo – Folhetaria (porão). Centro. 4ª, das 19h15 às 22h. 6ª, das 14h às 18h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

GRAFFITI (inscrições)
Coord.: Projeto Lixação. Apoio: Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
O projeto chama a atenção para o cuidado com a limpeza e organização do espaço urbano por meio da pintura de lixeiras públicas, usando a técnica do graffiti. As oficinas começarão em setembro e terão conteúdo prático e teórico.
| 14 a 25 anos. 15 vagas. Inscrições a partir do dia 18/8 na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude – ateliê. Zona Norte. De 12/9 a 28/11. Grátis

GRAFFITI E ARTE NAS RUAS
Coord.: Remo. 
Ciclo de oficinas e intervenções de graffiti que busca trazer os moradores do bairro para dentro da biblioteca onde é realizada, aproximando-se, por meio de ilustrações, da biodiversidade da Mata Atlântica. Programação de atividades: Dia 15, às 15h, o artista Remo dá início à confecção de um graffiti no muro externo. Dia 18, às 15h, ocorre a oficina flora (módulo 1), em que os participantes criam ilustrações com referências em livros. Dia 20, às 13h, continua a confecção do graffiti externo. Dia 20, às 15h, ocorre a oficina fauna (módulo 1), em que os participantes criam ilustrações com referências em livros. Dia 22, às 13h, continua a confecção do graffiti externo. Dia 25, às 13h, ocorre a finalização do graffiti. Dia 25, às 15h, acontece a oficina de desenvolvimento visual e estético (módulo 2), em que os participantes reunirão todos os desenhos feitos em um trabalho individual e, com o auxílio do educador, criarão uma composição de flora e fauna. Dia 27, às 15h, ocorre a oficina de ambientação e arte urbana (módulo 3), em que se ensina técnicas básicas e práticas de uso dos materiais de arte urbana, como spray, bicos especiais, estêncil, tinta látex e rolinho.
| Biblioteca Pública Clarice Lispector. Zona Oeste. De 15 a 27. Grátis

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSP
Coord.: Hortelões Urbanos (rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo).
Mutirão coletivo para cultivar uma horta com o objetivo de ampliar as relações entre o CCSP e seus frequentadores.
| Centro Cultural São Paulo – jardim suspenso (lado 23 de Maio). Centro. Dia 30, 10h. Grátis

MITOLOGIA GREGA
Coord.: Wládia Beatriz.
A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Os mitos são metáforas que convidam o participante a olhar através de outras janelas e entrar por outras portas. 
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. 5ª, 15h. Grátis (não é necessário fazer inscrição)

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODA
Coord.: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (projeto Mão na Roda).
Espaço coletivo de aprendizado, convivência e prática da manutenção de bicicletas, que empresta ferramentas e materiais para uso dos ciclistas. 
| Centro Cultural São Paulo – Espaço Oficina Mão na Roda (próximo da central de informações). Centro. De 4 a 30. 3ª, das 19h às 22h. Sáb., das 14h às 19h. Dom., das 15h às 20h. Grátis

OFICINA DE JARDIM AROMÁTICO E COMPOSTAGEM - MINHOCÁRIO
Projeto Transformando Restos para Florescer. Coord.: Estela Cunha.
Por meio da reutilização de resíduos, estas oficinas, realizadas aos sábados, visam orientar sobre a construção de composteiras ou minhocários de baixo custo e, junto com a produção do adubo, fazer vasos coloridos com materiais de reciclagem para o plantio de temperos, chás e hortaliças para cultivo em pequenos espaços, como apartamentos e casas sem quintal.
| Biblioteca Pública Clarice Lispector. Zona Oeste. Dias 15 e 22, 14h. Grátis

ORIGAMANDO HISTÓRIAS E LEMBRANCINHAS
Coord.: Lau Moraes. 
Confecção de lembrancinhas para o dia dos pais.
| 15 vagas. Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 6, 14h. Grátis

ORIGAMI COM PERSONAGENS DO FOLCLORE
Coord.: Bruna Lopes.
Confecção de origamis a partir de personagens do folclore brasileiro, como a sereia Iara, o Saci, o Boto Cor-de-rosa, a Mula Sem Cabeça e o Curupira.
| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Norte. Dia 19, 10h30 e 14h30. Grátis

SOPAS E CALDOS
Oficina culinária que ensina a preparação de sopas e caldos, entre eles, minestrone e caldo verde, respectivamente, tradicionais receitas italiana e portuguesa, além de sopas de mandioca e de abóbora. 
| +12 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online: www.inscricoes.ccj.art.br. Centro Cultural da Juventude – cozinha experimental. Zona Norte. Dia 13, das 15h às 17h. Grátis 

TAI CHI CHUAN
Coord.: monja Sauniasini-Shadhu Shakta.
Prática física de raízes orientais que alivia o estresse e a tensão, além de melhorar a postura, a digestão, entre outros benefícios.
| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Zona Leste. 4ª, 16h. Grátis

XADREZ
A atividade é ensinada em duas bibliotecas públicas (BP).
Noções básicas para iniciantes, abordando regras fundamentais e xadrez intermediário.
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. 4ª, 6ª e sáb., 14h
Ensino das regras necessárias para a prática do jogo de xadrez e seu aprendizado de forma autossuficiente. 
| BP Vicente de Carvalho. Zona Leste. 5ª, 10h e 15h30
| Livre. Grátis

Infantojuvenil

BRINCANDO EM INGLÊS
Coord.: Tatiana Sant’Anna.
Brincadeiras e jogos com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da cultura inglesa por meio de linguagem lúdica e conteúdo didático. 
| +10 anos. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 5ª, 17h30. Grátis

YOGA PARA CRIANÇAS
Coord.: Márcia Pavão e Ana Gama.
A atividade Yoga para Crianças - Ouvindo Histórias e Praticando Valores Humanos é baseada no livro “Nós”, de Eva Furnari. 
| 6 a 10 anos. 35 vagas. Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 31, 10h. Grátis