Bem-vindo ao blog do Departamento do Patrimônio Histórico!

O blog do DPH trata de uma ampla variedade de assuntos relacionados ao patrimônio histórico, com ênfase nas questões da cidade de São Paulo

Já faz muito tempo que o patrimônio histórico deixou de ser uma questão apenas de tombamento de edifícios-monumentos. Desde os anos 1960, com a Carta de Veneza e as sucessivas cartas de princípios que se seguiram, o campo da preservação dos bens de valor cultural aumentou muito sua complexidade.

Bens imateriais, como o samba paulistano, hoje são foco da preservação, assim como os conjuntos de imóveis, os traçados urbanos, os centros históricos, a paisagem cultural, não só com seus testemunhos materiais, mas incluindo suas narrativas.

Também já se tornou consenso a importância da participação popular na escolha dos bens para que sua conservação se efetive, assim como da educação patrimonial associada ao tombamento, indo muito além da já ultrapassada cartilha educativa.

Mas ainda há muitas questões abertas: como preservar o patrimônio arquitetônico moderno? Só imóveis excepcionais devem ser protegidos pelo tombamento? Como valorizar o patrimônio histórico em um mundo onde a novidade é um dos mais fortes valores? Tudo isso sem falar no restauro, cujas abordagens podem ir dos restauros mais comedidos a intervenções radicais, como a Caixa Fórum de Madrid.

Com o blog, o DPH pretende contribuir ainda mais para a difusão e o avanço de todas essas discussões, trazendo para a pauta assuntos que estão na ordem do dia, como a readequação de imóveis tombados para novos usos, as conclusões de seminários e conferências sobre o assunto, a opinião de especialistas no tema, além das ações e novidades do próprio DPH.

Visite nossa página:
http://patrimoniohistorico.prefeitura.sp.gov.br/ 

Curta no Facebook:
https://www.facebook.com/patrimoniohistoricoemsampa/