Arquiteta Nádia Somekh é a nova diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e Presidente do Conpresp

A missão da nova diretora e presidente é simplificar os procedimentos e dar maior agilidade à análise e aprovação dos processos que passam tanto pelo Departamento do Patrimônio Histórico quanto pelo CONPRESP

Desde o último dia 23 de fevereiro, a arquiteta Nádia Somekh está à frente do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) como diretora geral. Em reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultura e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), em 26 de fevereiro, ela foi também eleita presidente do Conselho, tendo como suplente o secretário-adjunto Alfredo Manevy.

A partir de agora, a missão da nova diretora e presidente é simplificar os procedimentos e dar maior agilidade à análise e aprovação dos processos que passam tanto pelo Departamento do Patrimônio Histórico quanto pelo CONPRESP.

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Nádia é doutora pela Universidade de São Paulo (1994). Professora convidada na Universidade de Cergy Pontoise em 2013 e no IUP Instututo de Urbanismo de Paris em 2011, foi responsável pelo planejamento urbano e ação regional na Prefeitura de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2010. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou diversos cargos públicos. Trabalhou na Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo durante 16 anos; foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização entre 2002 e 2004.

No campo acadêmico, foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre 2005 e 2009, onde foi chefe do Departamento de Planejamento entre 1996 e 2000 e Coordenadora da pós- graduação entre 1999 e 2001 quando coordenou a estruturação do programa em Arquitetura e Urbanismo, curso de mestrado, no ano 2000, doutorado, em 2006.

Autora do livro A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador, entre outros, atualmente, Nádia é pesquisadora da verticalização das cidades brasileiras e de projetos urbanos na metrópole contemporânea. É membro do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil em São Paulo e também conselheira, desde 2011, do recém-criado CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.