Oficinas, RPS e Encontros

março de 2012

OFICINAS


Arteterapia na Biblioteca
Com Dr. Ana Maria Moreira Diaz
Com o uso de materiais recicláveis, são feitos objetos decorativos e ao mesmo tempo são trabalhadas as emoções dos envolvidos. Para maiores de 14 anos.
Carga horária: 15h.
15 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca, pelo telefone 2292-3439 ou e-mail bmadelphafigueiredo@yahoo.com.br.
Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 de março às 14h


Xadrez
Coord. Ana Maria da Silva Santos
Noções básicas para iniciantes, abordando as regras fundamentais e oferecendo o conhecimento necessário para se iniciar no jogo e xadrez intermediário
Biblioteca Amadeu Amaral
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de março às 10h  


Xadrez aos sábados
Com Prof. Homar
Para interessados em aprender xadrez ou praticar as técnicas com os colegas.
Biblioteca Ricardo Ramos
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de março às 13h30


Oficina de Origami
Com Yara Prates
A oficina visa estimular a memória, a criatividade e a leitura através do origami. Para maiores de 5 anos.
Inscrições diretamente na Biblioteca
Biblioteca Nuto Sant’anna
A partir de 7 de março, às quartas das 14h às 16h


Oficina de Violão
Com Adriano Carvalho
Considerado um dos instrumentos mais populares do nosso país, difundido nos principais gêneros da Música Popular Brasileira, o violão tornou-se um importante instrumento de manifestação artística. A oficina pretende proporcionar aos alunos o conhecimento e aprimoramento técnico do instrumento por meio da prática em grupo. Para pessoas com ou sem experiência. Para maiores de 12 anos.
12 vagas. Inscrições até 9 de março na Biblioteca.
Biblioteca Cassiano Ricardo
De 13 de março a 3 de julho, às terças das 14h às 17h


Brincando com Origami
Com Luzia Yamauchi e Claudete Barbosa
Confecção de dobraduras tendo como tema figuras de livros infantis.
Biblioteca Malba Tahan
Dias 14 e 28 de março às 10h


A Leitura da Imagem e o Cinema
Com Elaine Fontana, especialista em Educação e Curadoria e Graduada em Artes Visuais. É coordenadora de conteúdo da área de ação educativa do Museu Lasar Segall, onde trabalha há 8 anos e coordena a formação de educadores da Bienal de SP, onde trabalha desde 2010.
Voltada para educadores e interessados em aprofundar seus conhecimentos nessas linguagens, a oficina proporcionará espaços para a experimentação de práticas artísticas, reflexão e criação a partir da relação do cinema e das artes visuais. O objetivo é oferecer espaços de discussão para o professor utilizar criativamente as linguagens da arte em suas práticas na sala de aula.
Carga horária: 48h
50 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca.
Biblioteca Viriato Corrêa
A partir de 17 de março, aos sábados, das 11h15 às 13h15 e das 14h às 16h



RPG

RPG na Chácara do Castelo
Narrador: Thiago da Tagmar
O cenário segue a linha Tolkieniana, ambientada em uma terra de fantásticas criaturas e incríveis magias. Seu desenvolvimento é baseado na Idade Média europeia, embora contenha elementos de diversas épocas e culturas, anteriores e posteriores. O cenário de Tagmar apresenta um mundo diferente de muitos outros RPGs. Para maiores de 15 anos. 3h.
Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 24 de março às 13h



ENCONTROS

Os brinquedos dos meninos quietos das aldeias portuguesas e do sertão brasileiro
Por Selma Maria Kuasne
O repertório da cultura infantil de Portugal e Brasil, suas diferenças e semelhanças. Quem é mesmo Portugal? E quem é o Brasil das brincadeiras e da poesia infantojuvenil que retratam os seus brinquedos? Através de imagens dos próprios brinquedos dos miúdos portugueses e dos meninos do sertão brasileiro, este encontro pretende dar um panorama atual das brincadeiras destes países.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 7 de março às 14h


Falando sobre leitura no Dia do Bibliotecário
Com Sueli Bortolin
Atividade em comemoração ao dia do Bibliotecário, com uma apresentação lúdica e palestra sobre mediação de leitura em bibliotecas públicas e escolares. O assunto em voga é o papel do bibliotecário na mediação de leitura, discutindo sua importância e suas dificuldades ao desempenhar esse papel.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 9 de março às 14h


Mulheres arretadas e porretas
Mulheres formadoras de opinião relatam experiências de superação, conquistas, descobertas e empreendedorismo. Performance especial de Aderaldo Maia que, utilizando lãs, linhas e carretéis, encena Mulher Tecelã, com aparato técnico de Renato Cezar.
Biblioteca Belmonte
Dia 16 de março às 11h


Mostra Chapéu de Palha
Projeto premiado pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré do MinC que consiste na exibição de documentário sobre o poeta Patativa do Assaré e apresentações de repentistas, cordelistas e Forró Pé-de-Serra.  Haverá degustação de quitutes tipicamente nordestinos.
Biblioteca Belmonte
Dia 17 de março às 17h


Contação de histórias e roda de conversa
Em parceria da Biblioteca com o Instituto AMMA Psique e Negritude, dois eventos ocorrerão simultaneamente envolvendo pais e filhos. As crianças de 3 a 11 anos participarão de uma oficina de contação de histórias com o tema "Conhecendo o Continente Africano: Contos, lendas, mitos e brincadeiras"; e os pais farão parte de uma roda de conversa sobre "Crianças, Adolescentes: dicriminação racial e o sofrimento psiquico na escola". 2h30.
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 31 de março às 16h