O Centro de Memória do Circo

 

O Centro de Memória do Circo, primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes, nasceu da necessidade de reconstituir, preservar e difundir a história do circo no nosso país, parte importante da nossa história, e reafirmar a vocação circense do local em que se encontra: o Largo do Paissandu, principal referência do circo brasileiro no século XX. Seu acervo inicial é proveniente de companhias e famílias circenses, com destaque para os arquivos do Circo Nerino (1913-1964) e do Circo Garcia (1928-2003).

Suas principais metas são:

  • Reunir, organizar, preservar, e disponibilizar acervos (documentos textuais, gráficos, conográficos, bibliográficos, áudio, áudio visuais, objetos - figurinos, acessórios, cenários, aparelhos, e outros suportes arquivisticos); provenientes do circo
  • Constituir e disponibilizar biblioteca, videoteca, musicoteca, hemeroteca, iconoteca, entre outros conjuntos, que abordem o tema circo.
  • Registrar e disponibilizar memória oral do circo brasileiro;
  • Realizar pesquisas temáticas sobre a história do circo;
  • Promover mostras fotográficas, exposições, publicações, debates, mesas redondas, palestras, oficinas e cursos sobre o tema circo.