Barra de Impressão

Departamento do Patrimônio Histórico


Secretarias / Cultura / patrimonio_historico / ladeira_memoria


Coluna “Ladeira da Memória”

Departamento do Patrimônio Histórico

“Ladeira da Memória” é uma coluna mensal produzida pelo corpo técnico do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e publicada no Em Cartaz, guia da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Seu objetivo é divulgar o patrimônio cultural paulistano ao público em geral.

A coluna foi criada em 2005, numa iniciativa da Secretaria de Gestão Municipal (SGM) e da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito, responsáveis, à época, pelo gerenciamento de pautas da sobrecapa do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, e da Divisão de Preservação do DPH. O nome “Ladeira da Memória” surgiu espontaneamente e se tornou consenso: a Ladeira da Memória, o antigo logradouro da cidade que cedeu lugar à Estação Anhangabaú do Metrô nos anos 1980, remetia, também, à idéia de um fluxo contínuo de lembranças e de imagens dos mais diferentes aspectos da história da cidade. O primeiro texto foi publicado no dia 6 de maio daquele ano, enfocando, propositalmente, o Largo da Memória.

Com periodicidade semanal, “Ladeira da Memória” foi publicada no Diário Oficial, ininterruptamente, até 29 de setembro de 2006.  Neste mesmo ano, a coluna passou a ser publicada no guia de programação da SMC, o Em Cartaz.

 

A seguir, leia alguns dos textos publicados: