Oficinas

Oficinas relacionadas à exposição Ibira-Flora.

Oficinas
Foram 3 módulos de oficinas, todas dentro do espaço expositivo, abertas ao público e gratuitas (mediante inscrição prévia), possibilitando assistirem à produção de tecidos e instalações que envolvem a tecelagem. Mais detalhes sobre as oficinas, entre em contato com o Pavilhão das Culturas Brasileiras: 5083-0199

1. Desenho de Fibra:
Coordenação: Eva Maciel da Cunha
Professora assistente: Mara Rita da Cunha
Além do ensino da tecelagem manual, as tecelãs teceram ao vivo para demonstrar a técnica tradicional passada de geração em geração desde que foi trazida para Muquém.

2. Reverso Verso
Coordenação: arquiteta Miriam Andraus Pappalardo
Assistente: Erika Rufino
A oficina teve como mote e inspiração o Parque do Ibirapuera. Propõe um trabalho experimental, a ser desenvolvido individualmente e em equipe, através da investigação subjetiva, da experimentação de materiais e procedimentos, da percepção e registros do parque, seus elementos e relações. Busca a materialidade do pensamento investigativo, considerando possibilidades de agenciamento entre: público, parque, natureza e espaço urbano. “Pretende a construção de um "volume/objeto" (trama têxtil tridimensional, estrutura penetrável, "assamblage"), a ser concebida enquanto processo, reflexão, espaço e registro”, explica a coordenadora.

3. Banquete para as Mãos:
Coordenação: artista têxtil Alexandre Heberte
Assistente: João CandidoVilares
A proposta apresentou a tecelagem manual e o produto têxtil além do movimento tradicional: montagem de urdume, abertura da cala, passagem da navete, trama em curso. O aluno foi convidado a criar suas árvores, flores, corridas, caminhadas, contar boa prosa ou deixar fluir estado de contemplação. “Mãos livres para tecer, bordar, dar nós e voz a toda nossa pluralidade têxtil (na construção de um tecido social cuja função o Parque do Ibirapuera representa tão bem entre nós)”, explica o coordenador.