Livro Puras misturas



O livro Pavilhão das Culturas: Puras misturas, organizado por Adélia Borges e Cristiana Barreto e publicado pela Terceiro Nome, documenta o projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de transformar o último edifício ainda ocupado por repartições públicas no Parque Ibirapuera em uma nova instituição museológica: o Pavilhão das Culturas Brasileiras. Com a intenção de ser um espaço onde as diferentes culturas possam encontrar-se, contrapor-se e dialogar, a instituição busca dar visibilidade às coleções pertencentes à municipalidade, tais como a resultante da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade e empreendida em 1938, e a reunida por Rossini Tavares de Lima na constituição do Museu do Folclore.

As 296 páginas do livro dividem-se em três partes. A primeira traz o projeto do Pavilhão, elaborado em 2008 por Adélia Borges e equipe para o Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e constitui uma espécie de certidão de nascimento do Pavilhão, com seu conceito e suas propostas de atuação.

A segunda apresenta, por meio dos textos curatoriais de Adélia Borges, Cristiana Barreto e José Alberto Nemer e de centenas de imagens, a exposição Puras misturas, inaugurada  em abril de 2010 com o intuito de anunciar a nova instituição. Segundo a curadora geral da exposição, Adélia Borges, ”a mostra tem como intenção celebrar a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, além dos diálogos existentes e possíveis entre as culturas consideradas populares ou tradicionais e as chamadas culturas eruditas”. São cerca de 600 obras, distribuídas em 2.500 metros quadrados, de artistas como Alex Flemming, Arthur Bispo do Rosário, Artur Pereira, Emmanuel Nassar, Farnese de Andrade, Mestre Guarany, Fulvio Pennachi, Gilvan Samico, J. Borges, José Antônio da Silva, Luiz Hermano, Mestre Vitalino, Paulo Laender, Rubem Grilo, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Ulisses Pereira Chaves, Vicente Rego Monteiro, Victor Brecheret e Zé do Chalé; de designers como Carlos Motta, Fernando e Humberto Campana, Lina Bo Bardi, Lino Villaventura, Marcelo Rosenbaum, Michel Arnoult, Ronaldo Fraga e Sergio Rodrigues; e de povos indígenas como os Juruna, Kadiwéu, Suiá, Trumai, Tukano, Urubu Kaapor, Wai wai e Wajãpi. 

A terceira e última parte do livro traz ensaios de colaboradores do projeto. A antropóloga Maria Lucia Montes escreve sobre os conceitos de folclore e de arte popular, a educadora Vera Barros relata as reações do público à exposição Puras misturas e o filósofo Eduardo Subirats encerra o livro discorrendo sobre a complexidade dos conceitos de cultura e de popular.

O coquetel de lançamento do livro ocorreu no dia 4 de novembro, das 19h30 às 21h, durante o 1º Seminário do Pavilhão das Culturas Brasileiras. O seminário teve três dias de intensa programação e seus objetivos principais foram propiciar a apresentação e discussão pública da proposta conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, e de contribuir para a difusão desta e de outras experiências de valorização das culturas do povo nos museus. Na noite de abertura do seminário, foi realizada uma homenagem a Lélia Coelho Frota, antropóloga, poetisa e crítica de arte que escreveu Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro, entre inúmeras publicações, e exerceu funções como a direção do Instituto Nacional do Folclore e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. “Lélia foi fundamental colaboradora na concepção do projeto do Pavilhão”, diz Adélia Borges.

+ Veja a galeria de imagens


Livro
Pavilhão das Culturas Brasileiras: Puras Misturas
Formato: 21 x 28cm