Obras de restauro e adequação

A partir de dezembro de 2011 iniciaram-se as obras de restauro e adequação do Pavilhão das Culturas Brasileiras em consonância com o projeto executivo desenvolvido pelo arquiteto Pedro Mendes da Rocha e com as diretrizes dos órgãos de preservação. Os serviços foram organizados em diferentes etapas tendo em vista a dificuldade em conseguir os recursos necessários para a contratação da execução total do projeto. Já foram finalizadas duas etapas.

A primeira etapa, com recursos do BNDES, compreendeu os serviços de substituição completa da estrutura da cobertura e do entelhamento, novo sistema de drenagem das águas pluviais, retirada de sobre-piso no pavimento superior, restauro dos caixilhos, substituição dos vidros existentes por vidros laminados conforme norma ABNT do pavimento superior, substituição do pastilhamento das fachadas, com exceção da empena cega a nordeste que se interliga com um anexo de concreto.

A segunda etapa, viabilizada com recursos advindos de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta - do Ministério Público Estadual, contemplou a execução parcial de novas instalações hidráulicas e elétricas e a instalação na íntegra de novo sistema de combate a incêndio. 

+ Veja as imagens do restauro e adequação