Mônica Nador transforma Pavilhão em ateliê

Público poderá conferir, a partir do dia 2, parte do trabalho coordenado pela artista plástica, que conta com a integração de moradores da zona sul de São Paulo

Share/BookmarkCompartilhe

Em 2003, a artista plástica Mônica Nador fundou o Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), espaço dedicado à arte e à cultura, que promove oficinas de estêncil, cinema e animação. A atividade mais vistosa desenvolvida por esse grupo, no entanto, foi a pintura das residências da região localizada na zona sul de São Paulo, utilizando cores e motivos artísticos diferentes escolhidos pelos próprios moradores.



Uma parte dessa experiência desenvolvida ao ar livre será transportada para dentro de um espaço expositivo a partir do dia 2. O público terá acesso ao trabalho coordenado por Mônica no ateliê que ocupará o piso inferior do Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado no Parque Ibirapuera.

As obras expostas seguem o formato work in progress (trabalho em andamento, em tradução livre) e são executadas pelo núcleo de pintura em estêncil do Jamac, composto por cerca de 10 pessoas, a maioria delas moradora da comunidade da zona sul. Objetos que compõem o acervo do Pavilhão se tornam inspiração para as criações, exibidas por meio de uma aplicação em faixas de tecido de aproximadamente 6 metros de altura, afixadas no teto do local e na parede contígua à rampa de acesso ao piso superior. “A proposta é levar para o espaço expositivo o caráter de experimentação artística que norteia as atividades naquela comunidade”, resume a artista plástica, que há anos abandonou a pintura tradicional para se dedicar à experimentação e a trabalhos em comunidades.

Ainda na primeira semana de fevereiro, será grafitado por Paulo O’Meira, artista integrante do Jamac, um painel na entrada do Pavilhão, contribuindo para recriar um pouco do colorido das casas do Jardim Miriam. Também neste mês, Mônica e outros artistas plásticos convidados participam, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, da mesa-redonda Arte como Ferramenta Política: como Transformar a Realidade através da Arte?

Serviço: Pavilhão das Culturas Brasileiras. Zona Sul. Abertura dia 2. Visitação: 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis