Inventário de Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo

Leão lutando com uma serpente Veado lutando contra três tigres

Próximo à entrada principal do Parque Buenos Aires, destacam-se dois grupos escultóricos em ferro fundido intitulados Leão lutando com uma serpente e Veado lutando contra três tigres. As peças foram executadas na França pela Fonderies d’Art du Val d’Osne, com escritórios em Paris e oficinas na região de Haute-Marne. Sua autoria é desconhecida. Entre os escultores que se especializaram na representação de animais, trabalharam para a Val d’Osne Rouillard, Jacquemart, Delabrierre e Heizler, sendo que as peças do Parque Buenos Aires se aproximam mais das obras dos dois últimos.

As peças foram adquiridas pela Prefeitura durante a gestão do prefeito Raymundo Duprat (1911 – 1914), para embelezar os jardins da praça Higienópolis, depois praça Buenos Aires e, atualmente, Parque Buenos Aires. Criada a partir de área desapropriada pela Prefeitura em 1912, a praça foi projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard e inaugurada em 1916. O projeto previa a construção de um mirante na elevação central, onde foi instalado um telescópio. Na parte baixa, junto à avenida Angélica, foram instalados um chafariz, com as figuras de Anfitrite e Tritão, e as esculturas em ferro fundido.

É provável que essas peças tenham sido implantados somente por volta de 1920. Neste ano, o prefeito Firmiano Pinto, em seu relatório de gestão, informava ter firmado contrato com Francisco Pennino no dia 31 de maio, "para construção de dois embasamentos para os bronzes destinados ao Jardim da Praça Buenos Aires, no valor de 505$000" [quinhentos e cinco mil réis].

A fundição artística em ferro teve grande aceitação entre 1830 e 1930, sobretudo nas ex-Colônias européias que tentavam urbanizar suas cidades, inspirando-se no modelo das antigas Metrópoles. Empresas francesas, inglesas, belgas e alemãs ofereciam seus produtos por meio de catálogos. Ofereciam-se portões, gradis e estatuetas, até edifícios inteiros, como mercados, estações ferroviárias e viadutos, em vários estilos arquitetônicos. A região francesa de Haute-Marne especializou-se na fundição artística em ferro, cujas estatuetas, chafarizes e vasos decorativos, de grande valor estético, eram vendidos principalmente para a América do Sul. Na Europa, contudo, essa arte em série foi considerada menor e seus artistas não gozaram de grande prestígio. Um século depois, seu valor foi reconhecido e algumas entidades se empenham em inventariar e auxiliar na preservação dessas peças, cujos maiores acervos se concentram nas cidades de Buenos Aires, Rio de Janeiro e Recife.
 
Além do Veado e do Leão do Parque Buenos Aires, São Paulo ainda preserva Aurora, de Mathurin Moreau, um antigo lampadário ornamental em ferro fundido do largo da Liberdade, hoje implantada na praça Coronel Lisboa, em Santo Amaro.


Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa
Divisão de Preservação - DPH