Mostra de cinema relembra Maio de 68

Para relembrar os 40 anos desse período turbulento, que ecoou em vários países do mundo, o Cine Olido, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Cinusp, exibe, a partir do dia 20, a mostra Maio de 68

Descontentes com o sistema educacional da época e com a situação social e política da França durante o governo do general Charles de Gaulle, estudantes parisienses realizaram um protesto que, mais tarde, recebeu a adesão de trabalhadores e culminou em um confronto entre 13 mil jovens e a polícia em 6 de maio de 1968. Para relembrar os 40 anos desse período turbulento, que ecoou em vários países do mundo, o Cine Olido, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Cinusp, exibe, a partir do dia 20, a mostra Maio de 68.

Fazem parte da programação dois longas-metragens do diretor italiano Bernardo Bertolucci inspirados no episódio francês, realizados em épocas distintas. Os sonhadores (2003) conta a história de três jovens apaixonados por cinema que se identificam pelos mesmos ideais. O cenário político que culmina com o embate entre universitários e policiais é a referência escolhida pelo diretor para contrastar com a condição humana e romântica vivida dentro dos ambientes isolados, como o casarão rodeado de espelhos em que dois dos protagonistas moram. Para narrar mais objetivamente os acontecimentos, Bertolucci dirigiu, em pleno ano de 1968, Partner, filme que também recorreu a um estudante típico da época como personagem central. Uma das produções mais radicais do cineasta italiano, o longa é um manifesto sobre os ideais defendidos por aquela geração.

Em 1968 era decretado no Brasil o Ato Institucional Número 5. A partir de então, o país, que convivia com o quarto ano de Ditadura Militar, passou a ser controlado por uma censura ferrenha, permeada por atos violentos. Para a mostra, foram selecionadas produções nacionais realizadas recentemente e outras produzidas durante o regime militar. Entre as atuais está Batismo de sangue (2007), de Helvécio Ratton, que mostra a resistência de frades dominicanos ao sistema.

Produzidos nos “anos de chumbo” (décadas de 1960 a 1970), filmes marcados por grande criatividade artística em temas variados, como política, dramas cotidianos e casos policiais, integram a programação. Entre eles estão o clássico do Cinema Novo, Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, que faz duras críticas à ditadura; Todas as mulheres do mundo (1967), de Domingos de Oliveira; e O bandido da luz vermelha (1968), de Rogério Sganzerla


Veja a programação:

  • TERRA EM TRANSE
    (Brasil, 1967, 106 min, DVD). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha e outros.
    No fictício país de Eldorado, o jornalista e poeta Paulo se vê diante de diversas forças políticas que lutam pelo poder. Porfírio Diaz é um político de direita e paternalista; dom Felipe Vieira, um político populista; e Julio Fuentes, dono de um império de comunicação. Dia 27, 15h
  • PARTNER
    (Itália, 1968, 105 min, DVD). Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Pierre Clémenti, Tina Aumont, Sergio Tofano e outros.
    Realizado durante o auge do movimento estudantil de 1968, Partner é um dos filmes mais radicais do cineasta italiano Bernardo Bertolucci. Esta edição especial apresenta o filme em versão restaurada, com quase uma hora de extras, incluindo entrevista com o diretor. Baseando-se livremente na obra O duplo, de Dostoiévski, o filme conta a história de um estudante com idéias revolucionárias, cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político.
    Dia 28, 19h30
  • FOGO QUE NÃO SE APAGA
    (Alemanha, 1969, 25 min). Dir.: Harun Farocki. Com Harun Farocki, Eckart Kammer, Hanspeter Krüger e outros.
    Primeiro filme realizado por Farocki fora da Academia de Cinema, que faz a ligação entre o aspecto didático e a agitação política por meio de uma rígida escassez de meios cinematográficos. O diretor aposta em uma elaboração pedagógica contra o voyerismo das reportagens da Guerra do Vietnã.
  • MEMÓRIA E HISTÓRIA EM UTOPIA E BARBÁRIE
    (Brasil, 2005, 57 min, DVD). Dir.: Silvio Tendler.
    O documentário aborda e interpreta os 50 anos que precederam o início do século 21: o pós-Segunda Guerra Mundial, os movimentos de contra-cultura, as lutas pela independência das antigas colônias africanas e asiáticas, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã e as outras invasões e guerras que ocorreram nesse período.
    Exibições seguidas. Dia Dia 27, 19h30
  • CORAÇÕES E MENTES
    (Estados Unidos, 1974, 112 min, 35mm). Dir.: Peter Davis. Com Georges Bidault, Clark Clifford, George Coker e outros.
    Uma investigação sobre a Guerra do Vietnã por meio de imagens da guerra e entrevistas com ex-combatentes americanos e sobreviventes vietnamitas.
    Dia 27, 17h
  • TODAS AS MULHERES DO MUNDO
    (Brasil, 1967, 86 min, DVD). Dir.: Domingos de Oliveira. Com Leila Diniz, Paulo José, Ivan de Albuquerque e outros.
    Dois amigos, um descrente no amor e o outro procurando a felicidade da vida burguesa, falam do casamento desfeito de um deles, por ter decidido partir em busca de muitas mulheres.
    Dia 28, 15h. Dia 30, 17h
  • BEBEL, A GAROTA PROPAGANDA
    (Brasil, 1967, 103 min, DVD). Dir.: Maurice Capovila. Com Rossana Ghessa, John Herbert, Paulo José e outros.
    Jovem de origem simples procura a fama na publicidade e na televisão. Para tanto, envolve-se com um jornalista, um milionário, um produtor de TV e um publicitário. Após vencer e sucumbir na carreira, é renegada pela família e perde o amor de um estudante.
    Dia 28, 17h. Dia 30, 15h
  • METEORANGO KID
    (Brasil, 1969, 85 min, DVD). Dir.: André Luiz Oliveira. Com Antônio Luiz Martins, Caveirinha, Sônia Dias e outros.
    Lula, rapaz alienado de classe média alta baiana, sonha que é o grande astro do filme Tarzan e as bananas de ouro. Enquanto seus colegas da faculdade discutem política, ele prefere ler gibis e continuar sonhando com seu papel de herói das selvas.
    Dia 29, 15h
  • BATISMO DE SANGUE
    (Brasil/França, 2007, 110 min, DVD). Dir.: Helvécio Ratton. Com Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e outros.
    São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos se torna uma trincheira de resistência à Ditadura Militar. Movidos por ideais cristãos, três freis apóiam um grupo guerrilheiro. Perseguidos, acabam presos e torturados.
    Dia 29, 17h. Dia 31, 19h30
  • ATO DE FÉ
    (Brasil, 2004, 55 min, DVD). Dir.: Tatiana Polastri  e Alexandre Rampazzo.
    Documentário sobre o Frei Betto. Retrato da atuação dos dominicanos em sua luta contra a Ditadura Militar. Dividido em sete partes, o filme mostra a contradição entre depoimentos de grande parte da alta hierarquia e de religiosos comprometidos com a Teologia da Libertação.
  • VOCÊ TAMBÉM PODE DAR UM PRESUNTO LEGAL
    (Brasil, 1971, 39 min). Dir.: Francisco Ramalho e Sérgio Muniz. Com Gianfrancesco Guarnieri, Othon Bastos e outros.
    O documentário aborda a atuação do Esquadrão da Morte, organização paramilitar que, no fim dos anos 60 e início dos 70, fazia justiça com as próprias mãos, cometendo dezenas de assassinatos.
    Exibições seguidas. Dia 29, 19h30. Dia 31, 17h
  • MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO
    (Cuba, 1968, 97 min, 35mm). Dir.: Tomás Gutiérrez Alea. Com Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Núñez e outros.
    Mistura de ficção e documentário que faz um retrato de Cuba no começo dos anos 60. O diretor mostra os rumos da revolução de Fidel Castro narrados sob a ótica de Sérgio, um homem que, aos 38 anos, encontra-se subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais partem para os Estados Unidos.
    Dia 30, 19h30
  • BLÁ BLÁ BLÁ
    (Brasil, 1968, 30 min, DVD). Dir.: Andrea Tonacci.
    Durante período de crise, um líder do governo faz um desastroso pronunciamento pela televisão.
  • HITLER 3º MUNDO
    (Brasil, 1986, 90 min, DVD). Dir.: José Agrippino de Paula. Com Jô Soares, José Ramalho, Eugênio Kusnet e outros.
    Obra futurista que mostra novas imagens sobre a humanidade.
    Exibições seguidas. Dia 31, 15h


    Serviço: Galeria Olido - Cine Olido - Av. São João, 473 - Centro. De 20/5 a 8/6. 16 anos. Grátis.
    Parceria: Galeria Olido, Cinemateca Brasileira e Cinusp.