Gabinete nos Bairros: Santo Amaro, na Zona Sul, recebe visita da equipe da SMC

Casas de Cultura Júlio Guerra, Manuel Cardoso de Mendonça, Biblioteca Prestes Maia e Teatro Municipal Paulo Eiró foram os locais visitados nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro

O secretário municipal de cultura, André Sturm, e membros da sua equipe realizaram, na tarde desta quinta-feira, mais um roteiro de visitas a equipamentos culturais dentro do programa  Gabinete nos Bairros. Desta vez, as Casas de Cultura Júlio Guerra e Manuel Cardoso de Mendonça, além da Biblioteca Prestes Maia e do Teatro Municipal Paulo Eiró foram os locais visitados, todos na região de Santo Amaro.

Esse é o quinto encontro desde o início do programa, em janeiro deste ano. Todas as semanas, ao menos um espaço da SMC será visitado numa região da cidade.

A Casa de Cultura Júlio Guerra, conhecida como Casa Amarela, foi o primeiro equipamento visitado. O local necessita de reformas estruturais para oferecer atividades à comunidade. Para melhorar as condições, Sturm solicitou ao Departamento do Patrimônio Histórico que sejam elaborados projetos para restabelecimento do local, focando nos principais problemas e que possam ser realizados de forma independente. “Quando conseguirmos um recurso, aplicamos em um determinado problema e o resolvemos. Uma obra em toda a casa pode demandar um investimento grande que não teremos condições de fazer imediatamente”, explicou.

Na sequência, a equipe seguiu para a Casa de Cultura Manuel Cardoso de Mendonça. No espaço, o grupo foi recepcionado  com uma apresentação especial de um quarteto de cordas local. Depois, foi iniciado um bate-papo com a comunidade e artistas locais.  Diversas pessoas tiveram a oportunidade de expor suas demandas e necessidades para melhorar a oferta de cultura e a infraestrutura dos equipamentos da região. A conversa durou cerca de uma hora. “Um dos nossos desafios é implementar uma programação nos espaços de acordo com público. Por isso, estamos ouvindo todos para compreender melhor também as reivindicações”, declarou o secretário.

Em frente à casa, fica o prédio da Biblioteca Prestes Maia. Nesta terceira parada do roteiro, foi possível conhecer os seis andares do local, que também conta com o Teatro Municipal Leopoldo Fróes em suas dependências, além de quatro salas com acervo de livros –uma delas exclusivamente infantil–, salas de estudo e oficinas e um telecentro. Há, ainda, espaços com três acervos especiais: um com memórias de Santo Amaro, outro do patrono Prestes Maia e outro em braile com catálogo de títulos adulto e infantil. Todo o espaço encontra-se em boas condições. Agora, o objetivo é melhorar a programação oferecida e a divulgação.

Ao final, o grupo visitou o Teatro Municipal Paulo Eiró. O espaço está fechado para reparos desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma, mas por problemas na rede elétrica, precisou ser novamente fechado para reparos.

Desde o início do ano, o Secretário solicitou prioridade no restabelecimento da operação do teatro e a etapa atual é de testes de energia, que estão acontecendo após a religação da eletricidade pela Eletropaulo, o que ocorreu nesta semana. A reabertura do espaço está marcada para o dia 23 de março, aniversário da abertura do Teatro, com uma extensa programação.

Texto: Letícia Andrade