“Guintche” abre festival contemporâneo de dança

Apresentações acontecem entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro, na Galeria Olido

De Cabo Verde, Marlene Monteiro Freitas traz 
seu espetáculo solo à Galeria Olido (Foto: João Figueira)


Por Gabriel Fabri

Concebido e interpretado pela dançarina Marlene Monteiro Freitas, de Cabo Verde, o espetáculo “Guintche” abre, no dia 30 de outubro, o Festival Contemporâneo de Dança, na Sala Paissandu (Galeria Olido). A mostra acontecerá até o dia 16 de novembro também no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, com entrada franca.

A diretora artística do Festival, Adriana Grechi, explica que o espetáculo foi escolhido para a abertura dessa edição porque sintetiza a proposta do evento, que é trazer coreografias de profundidade crítica e repletas de desejo de vida. “É uma tentativa de resistência da arte da dança, proporcionando a possibilidade de sobrevivência por meio da reinvenção de si mesmo, do acionamento do imaginário”. Dessa forma, Adriana afirma que “Guintche” traz para o público uma reflexão que só pode vir do corpo. “É a reinvenção da própria existência física como estratégia de sobrevivência.”

Dentre os destaques do Festival estão as apresentações do artista búlgaro Ivo Dimchev. No CCSP, ele solta a voz na performance “Concerto”, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Já para a Galeria Olido, ele traz a coreografia “I-Cure”, nos dias 8 e 9 de novembro.

O Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebe a coreografia “Rev´Illusion”, da companhia marroquina Cie Anania, nos dias 1º e 2 de novembro. Completam a programação a produção uruguaia “Surto” e a belga e argentina “Cow's Theory”. Ambas são apresentadas na Galeria Olido, a primeira nos dias 6 e 7, a outra entre os dias 13 e 16.

Serviço: Diversos Espaços. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

Confira a programação:

MARLENE MONTEIRO (Portugal)
Espetáculo: “Guintche”. Concepção e interpretação: Marlene Monteiro. 50 min. Livre.
Peça surgida a partir de um desenho embasado na memória de um concerto, que ganhou vida própria e se rebelou, deixando de ser prótese de um pensamento para se tornar uma dança. Marlene Monteiro (São Vicente - Cabo Verde) foi uma das fundadoras do grupo Compass em sua cidade natal. Trabalha regularmente com Emmanuelle Huynn, Loic Touzé, Tânia Carvalho, Boris Charmatz e, desde 2005, cria seus próprios trabalhos, que têm como denominador comum a abertura, a impureza e a intensidade. A coreógrafa é membro do coletivo Bomba Suicida, de Lisboa (Portugal).
| Galeria Olido - Sala Paissandu. De 30/10 a 2/11. 5ª a Sab., 20h. Dom., 19h.

IVO DIMCHEV (BULGÁRIA / AÚSTRIA)
Espetáculo: “Concerto”. Concepção: Ivo Dimchev. Performance: Ivo Dimchev, Jens Bouttery e Benjamin Sauzereau. Música: Emilian Gatzov . 50 min. 12 anos.
No improvisado “Concerto” que, sem dúvida, exige extraordinária destreza física e virtuosismo, a voz de Ivo Dimchev viaja sutilmente entre os extremos dos afetos, sem romper em lágrimas nem em risos, permanecendo sempre em uma liminaridade poética. Transforma sua voz em uma fonte inesgotável de ressonância. Às vezes romântico, às vezes melancólico, às vezes techno, mas sempre poderoso, Dimchev cativa o seu público induzindo-o a se perguntar: "Ivo, quantos você pode ser?".
| CCSP. Dias 31/10 e 1/11, às 19h.

CIE ANANIA (MARROCOS)
Espetáculo: “Rev’Illusion”.  Concepção: Taoufiq Izeddiou. Interpretação: Fany Brouyaux, Said Ait El Moumen, Kamal Aadissa, Taoufiq Izeddiou. Colaboração artística: Hassan Darsi | música: Jérémy Trossat 55 min. Livre.
“Rev´Illusion” faz eco aos recentes levantes no outro lado do Atlântico. Gestos e movimentos poéticos tornam-se estratégias insolentes para ganhar a liberdade em meio à censura e à repressão. Dançar é uma necessidade essencial em um país cuja realidade muitas vezes é sombria. Daí a urgência que invade o palco e movimenta os corpos, alegres e conscientes, cúmplices e fortes, até a exaustão. Reivindicação, medo, cólera, poesia e ilusão são os motores desta celebração da dança.
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Dias 1 e 2/11, 19h.

SANTIAGO TURENNE E MIGUEL JAIME (URUGUAI)
Espetáculo: “Surto”. Concepção e performance: Santiago Turenne e Miguel Jaime. 40 min. 12 anos.
“Surto” é uma ação contínua; um corpo sobre o outro; uma fúria; uma contemplação, suspensão e tranquilidade de uma imagem; é sexo; é golpe.
O duo é o resultado da apropriação, os desdobramentos e a fusão dos materiais trabalhados em três residências artísticas (em Portugal, México e Uruguai). Imersos na sensação de ocupar o tempo, existindo na singularidade de cada instante, os performers tecem uma dramaturgia de ações simples e concretas guiadas pelo desejo de renovar a cada dia os desafios do próprio fazer, na tentativa de que a obra se mantenha sempre viva e aberta a novos sentidos.
| Galeria Olido - Sala Paissandu. Dias 6 e 7/11, 19h.

IVO DIMCHEV (BULGÁRIA / AÚSTRIA)
Espetáculo: “Icure”. Concepção/performance/música/texto: Ivo Dimchev. 60 min. 18 anos.
Se a cura é uma escolha, então por que não fazê-la enquanto estamos no teatro? Por que desperdiçar mais uma hora tentando "aculturar-nos" quando podemos usá-la para sermos mais "saudáveis"? Esta performance é feita para curar não apenas as dificuldades físicas ou psicológicas pontuais que você possa vir a ter, mas tudo ao mesmo tempo. ICure pode curar àqueles que você ama, tudo depende da sua concentração no poder de cura do ICure. Não é uma terapia individual, ela foi concebida para curar a todos os espectadores ao mesmo tempo.
| Galeria Olido - Sala Paissandu. Dias 8 e 9/11. Sáb., 20h. Dom., 19h.

CECÍLIA LISA ELICECHE (ARGENTINA/BÉLGICA)
Espetáculo: “Cow’s Theory”. Concepção: Cecilia Lisa Eliceche. Criação e performance: Cecilia Lisa Eliceche, Anneleen Keppens e Guiomar Campos. Trilha sonora: Pablo Esbert Lilienfeld. 45 min. Livre.
“Cow's theory” é uma peça de dança nascida do desejo de fazer um intenso trabalho físico. No palco há três mulheres que estão sempre em conexão entre si. Cada uma delas tem uma identidade própria, distinta. Há semelhanças, claro, como no vestuário, que remete às roupas de trabalhadores. Mas, apesar da individualidade de cada performer, durante a apresentação, seus movimentos as unem em um ser comum, expressando um acordo ou uma tentativa de trabalhar e viver juntas.
| Galeria Olido - Sala Paissandu. De 13 a 16/11. 5ª a Sab., 20h. Dom., 19h.

Endereços:

| Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171.
| Centro Cultural São Paulo (CCSP). R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840.
Grátis

Saiba mais: http://festivalcontemporaneodedanca.com/