Após um ano de reabertura, Biblioteca Mário de Andrade oferece programação especial no aniversário de SP

Além de visitas monitoradas a cada duas horas e da abertura da exposição “Um Cartaz para São Paulo”, ocorrerá também, com entrada gratuita, a apresentação musical “Chorando Jazz”

Share/BookmarkCompartilhe

No aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro, data que também marca um ano de reabertura da Biblioteca Mario de Andrade (BMA), será oferecida uma programação especial, com a apresentação musical “Chorando Jazz”, uma exposição dedicada à metrópole e visitas monitoradas a cada duas horas, para que o público possa conhecer as instalações da biblioteca, no edifício construído ao estilo art déco, pelo arquiteto francês Jacques Pilon, na década de 1930, e que passou por reformas e modernizações.

Acompanhado por um monitor, o público poderá conhecer detalhes históricos e arquitetônicos do prédio, como também dos serviços e das coleções da segunda maior biblioteca do país em três horários diferentes ao longo do dia 25 de janeiro: 11h, 13h e 15h.

A Biblioteca Mário de Andrade sedia, ainda, a 5ª edição da exposição “Um Cartaz para São Paulo”, realizada pelo Senac São Paulo. Neste ano, o tema proposto é “O futuro da metrópole” e conta com homenagens à capital, por meio da linguagem gráfica. A abertura da mostra acontecerá às 11h, com distribuição gratuita de cartões postais dos cartazes expostos no saguão da biblioteca.

 Sob curadoria do designer gráfico e arquiteto Paulo Moretto, idealizador do projeto, e do designer e mestre em comunicação Alécio Rossi, um grupo de artistas e designers gráficos, além de nomes já consagrados, foi convidado a mostrar suas ideias sobre a cidade, a presença dos cartazes no ambiente urbano e as novas possibilidades de linguagem para essa mídia. Entre os participantes estão Marcelo Cipis, Ricardo Van Steen, Gil Vicente, Alice Abramo, Ricardo Coelho e outros.

A apresentação musical “Chorando Jazz” ocorrerá às 16h, no auditório da BMA. Formado pela saxofonista Maria Bragança, a pianista Maria Teresa Madeira e o contrabaixista Omar Cavalheiro, o espetáculo apresenta conexões entre jazz, choro e música erudita, e oferece um encontro entre a música brasileira e a música europeia.

No show, serão executadas composições como a “Suite Scaramouche”, do francês Darius Milhauld, e “Remexendo e Vaidosa”, de Radamés Gnatalli. Também integra o repertório a composição “Out Of The Cool”, em que David Heath apresenta um diálogo entre o universo erudito e o jazz, além de duas composições autorais: “Chorando de Alegria", de Maria Teresa Madeira e Marcio Dorneles, e “Ciranda”, de Maria Bragança.

Todas as atividades são gratuitas. Os ingressos para o espetáculo musical estarão disponíveis a partir das 15h, na recepção do local.

Serviço:

Biblioteca Mario de Andrade. Rua da Consolação, 94 – Centro. Telefone: 3256-5270. Atendimento da Circulante, Atualidades, Coleção Geral, Artes e Raros no dia 25 de janeiro de 2012: das 10h às 17h.

Visitas monitoradas. Biblioteca Mario de Andrade. Rua da Consolação, 94 – Centro. Telefone: 3256-5270. Dia 25, grátis. Horários: 11h, 13h e 15h. Ponto de encontro: Saguão (em frente à estátua "A Leitura").

“Chorando Jazz”. Biblioteca Mario de Andrade – Auditório. Rua da Consolação, 94 – Centro. Telefone: 3256-5270. Dia 25, às 16h. Grátis (ingressos disponíveis a partir das 15h). Lotação máxima: 175 lugares.

“Um cartaz para São Paulo: o futuro da metrópole”.  Biblioteca Mário de Andrade – Saguão. Rua da Consolação, 94 – Centro. Telefone: 3256-5270. Abertura: dia 25 de janeiro, às 11h.Grátis.

Leia também: Intervenção flutuante no Parque Ibirapuera será inaugurada no dia 25 de janeiro

Aniversário de 458 anos de SP terá show de Ney Matogrosso na Praça da República