Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Editora Unesp lançam projeto 'De mão em mão'

Inicialmente, empréstimo gratuito de livros acontecerá nos Terminais de Ônibus Mercado (Centro) e Lapa (zona oeste), sendo o primeiro título uma coletânea de contos de Machado de Assis

Share/BookmarkCompartilhe


(Primeiro livro do programa "De mão em mão", clique na capa para conferir detalhes da publicação)

Atualização: Os quiosques de distribuição serão retomados em março deste ano e dois novos livros serão lançados.


Será lançado hoje, às 15h,
na Biblioteca Mário de Andrade, o programa “De mão em mão”, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e a Fundação Editora Unesp, com apoio da SPTrans.

Para marcar o anúncio deste projeto piloto, será lançado um livro de contos de Machado de Assis, considerado pela crítica especializada um dos 100 maiores escritores da literatura de todos os tempos. Entre os textos selecionados está “A Missa do Galo” e “O Espelho”, sendo que o primeiro reflete esta época do ano, a véspera do Natal.

A edição desta antologia de Machado de Assis foi realizada especialmente para o lançamento desta coleção. A tiragem deste primeiro lançamento é de 20 mil exemplares e sua distribuição acontecerá nos Terminais de Ônibus Mercado, na região central e Lapa, na zona oeste, entre as 10h e 20h, a partir do dia 22 de dezembro.

Os quiosques do projeto “De mão em mão” funcionarão, de segunda a domingo e a distribuição acontecerá durante um mês ou até quando houver livros. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, o local estará fechado.  

Esta iniciativa de caráter inicialmente experimental promove a distribuição de livros em locais com ampla circulação de pessoas, a fim de incentivar o gosto pela leitura. O interessado poderá levar as publicações com o "compromisso" de passá-las “de mão em mão”. Após a leitura, as obras podem também ser entregues nos pontos de devolução, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar.

Até o final do primeiro semestre de 2012, final da fase experimental, serão lançados mais cinco livros. A previsão do próximo lançamento é para março do ano que vem.  Os novos livros oferecidos serão selecionados pelo conselho editorial composto por José de Souza Martins (sociólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo), Luciana Veit (editora), Sérgio Vaz (poeta e fundador do sarau da Cooperifa), Heloísa Jahn (editora e tradutora), Jezio Hernani Bomfim Gutierre (Professor de Filosofia da UNESP e Editor Executivo na Fundação Editora Unesp) e Samuel Titan Jr. (professor de Teoria Literária na Universidade de São Paulo, também atua como tradutor e revisor). Os livros terão gêneros distintos como uma forma de atrair leitores de diferentes perfis e faixas etárias.

Experiência colombiana
“De mão em mão” foi inspirado na iniciativa colombiana “Libros al viento”, em que obras literárias foram distribuídas à população. “Libros al viento” recebeu o aval da Unesco por seu valor cultural e contribuiu para que Bogotá fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007.
 
Serviço: Terminal Mercado, Avenida do Estado, 3350 – Centro e Terminal Lapa, Praça Miguel Dell’Erba – Zona Oeste. Atendimento de segunda a domingo, das 10h às 20h.