Programação especial enfoca 'Mês da Cultura Independente'

Confira toda a programação dedicada ao evento 'Mês da Cultura Independente'

Share/BookmarkCompartilhe

Longe das amarras das grandes produtoras, distribuidoras e editoras, a cultura independente reúne uma moçada cheia de atitude e criatividade, enfrentando um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para destacar essa produção, foi programado um evento especial em setembro.

O Mês da Cultura Independente tem abertura marcada por uma festa em frente à Galeria Olido, dia 2, das 19h às 5h. Entre as atrações, estão os DJs Mickey Moonlight (Inglaterra), Thomash (SP/Berlim), Souksouklow (SP/França), Rubens Peterlongo e o Bloco Carnavalesco Carcará.

Durante o mês, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) recebe, entre outros artistas, Doreen Shaffer, vocalista da banda de origem jamaicana The Skatalites; o rapper Emicida; os grupos Inocentes, Invasores de Cérebro e o argentino Biernes, que se apresenta também no Centro Cultural São Paulo (CCSP). 

Na Galeria Olido, o projeto Samba do Monte promove o lançamento do documentário “Uma Comunidade dentro da Comunidade”, de Jaime “Kiko” Lopes. Na sequência, ocorre um show com convidados como Thobias da Vai Vai e Chapinha Samba da Vela.

Entre as apresentações do CCSP, estão Daniel Higgs, ex-integrante da cultuada banda norte-americana Lungfish; e Faust, grupo alemão dos anos 1970 considerado um dos pioneiros no gênero Krautrock, que mescla música industrial e psicodelia.

Na área literária, a Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima realiza a segunda edição do ciclo “Outras Margens”, evento que proporciona um diálogo sobre a contracultura na produção poética contemporânea e a influência de gerações anteriores. Já no campo dos quadrinhos, o CCJ abre a exposição “A Arte da HQ Independente Fantástico-Filosófica” e recebe cartunistas para bate-papos e oficinas.

Uma seleção de filmes é exibida nas salas do CCSP, CCJ e Galeria Olido durante a mostra “Mublecore, a Estética do Faça Você Mesmo”. Encerra essa programação mais uma edição do Cinetério, sessão especial em que o filme “Baghead”, da dupla Jay e Mark Duplass, é projetado em um telão instalado na praça do cemitério, em frente ao CCJ, devidamente ambientada. Na sequência, acontecem performances de DJ’s da Voodoohop e show com uma banda surpresa.

Programação:

FESTA DE ABERTURA
Projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do Mês da Cultura Independente. Um dos destaques da programação é Mickey Moonlight (Inglaterra), produtor musical, integrante do selo Ed. Banger (Justice, Mr Oizo e muitos outros) e conhecido nas pistas brasileiras pelo hit “Interplanetary Music”. O evento também terá a participação de um DJ alemão escolhido pelo público por meio de uma votação promovida pelo Goethe- Institut. Dentre os candidatos estão Felix Kubin, Munk, Ada e Christian Fischer. Parceria: coletivo Voodoohop e o Goethe-Institut.
Atrações confirmadas: Mickey Moonlight (Inglaterra), Thomash (SP/Berlin), Souksouklow (SP/França), Rubens Peterlongo, Bloco Carnavelesco Carcará + atração surpresa escolhida pelo público. Projeções: Código 11.
| Em frente à Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Dia 2, das 19h às 5h. Grátis

CINEMA

SAMBA DO MONTE: “UMA COMUNIDADE DENTRO DA COMUNIDADE”
(Brasil, 2008, 46 min). Dir.: Jaime “Diko” Lopes. +12 anos.
O documentário conta o início do projeto Samba do Monte, mostrando seus fundadores, influências e ideologia, além de talentos que se juntaram às rodas de samba. Após a exibição, ocorre um show gratuito na Sala Olido.
| Galeria Olido – Cine Olido. Centro. Dia 3, 17h. R$ 1

MUMBLECORE
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA LIMA BARRETO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 6 A 18 | +18 ANOS

Um grande panorama do novo cinema independente americano pode ser conferido na mostra “Mumblecore, a Estética do Faça Você Mesmo”. Mumblecore é um movimento de cinema independente que surgiu em 2002 durante uma conversa entre amigos, no intervalo das exibições de um festival de cinema independente. Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass foram os primeiros cineastas a ganharem visibilidade, dentro e fora dos Estados Unidos, com seus primeiros filmes com o selo Mumblecore.
O movimento é caracterizado por seu baixo orçamento, roteiros e cenas improvisadas, atores não profissionais e temas geralmente em torno de relacionamentos amorosos entre jovens.
Baseados em movimentos anteriores, como o D.I.Y. (Do It Yourself), Dogma 95, cinema digital e o movimento independente americano, tendo John Cassavetes e, posteriormente, Richard Linklater como grandes influências, o Mumblecore chamou a atenção para uma discussão maior: o barateamento da produção cinematográfica com a chegada da tecnologia digital e como isso se reflete tanto no mercado cinematográfico como no modo de se fazer cinema.
A mostra traz 20 filmes inéditos no Brasil e uma exibição ao ar livre com mais uma edição do Cinetério no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
| No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), a entrada é franca. No Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Cine Olido, a entrada custa R$ 1.

CIDADE SILENCIOSA
(Quiet City, EUA, 2007, 78 min, digital). Dir.: Aaron Katz. Com Erin Fisher, Cris Lankenau, Sarah Hellman e outros.
Jamie e Charlie se conhecem em uma estação de metrô em Nova Iorque, EUA, e resolvem passar 24 horas percorrendo os parques e as festas da cidade.
| Cine Olido. Dia 6, 15h
| CCSP. Dias 7 e 13, 18h.

BEIJANDO NA BOCA
(Kissing on the Mouth, EUA, 2005, 78 min, digital). Dir.: Joe Swanberg. Com Kate Winterich, Joe Swanberg, Kevin Pittman e outros.
Ao mesmo tempo em que dorme com o ex-namorado, garota convive com um amigo ciumento e estranho.
| CCSP. Dia 6, 16h. Dia 16, 18h
| Cine Olido. Dia 7, 17h

O PRAZER DE SER ROUBADO
(The Pleasure of Being Robbed, EUA, 2008, 73 min, digital). Dir.: Josh Safdie. Com Batman, Eléonore Hendricks, Jerry Damons e outros.
Com a ajuda de um amigo, jovem ladra passeia pelas ruas de Nova Iorque, EUA, para encontrar o carro que poderá ser acionado pela chave que roubou.
| Cine Olido. Dia 6, 17h
| CCSP. Dias 14 e 16, 20h

FUNNY HA HA
(EUA, 2005, 89 min, DVD). Dir.: Andrew Bujalski. Com Kate Dollenmayer, Mark Herlehy, Christian Rudder e outros.
Considerado o filme que inaugura o movimento Mumblecore, o longa acompanha uma garota que tenta arrumar um emprego, chamar a atenção de um colega do colégio e diminuir seu consumo de cerveja.
| CCSP. Dia 6, 18h
| Cine Olido. Dia 8, 15h
| CCJ – auditório. Dia 15, 20h

REMÉDIO PARA A MELANCOLIA
(Medicine for Melancholy, EUA, 2008, 88 min, digital). Dir.: Barry Jenkins. Com Wyatt Cenac, Tracey Heggins, Elizabeth Acker e outros.
A cidade de São Francisco, EUA, é o cenário para esta história de amor entre dois jovens afro-americanos que convivem com o desafio de serem parte de uma minoria em uma cidade hostil.
| Cine Olido. Dias 6 e 10, 19h
| CCSP. Dia 16, 16h

O DIA DA TRANSA
(Humpday, EUA, 2009, 94 min, DVD). Dir.: Lynn Shelton. Com Mark Duplass, Joshua Leonard, Alycia Delmore e outros.
Pacato homem casado e um antigo colega de faculdade, que se tornou artista de rua, decidem reviver os velhos tempos e participar de uma festa regada a álcool, drogas e sexo. Ao saberem da existência de um concurso pornô, resolvem ousar filmando uma relação entre eles.
| CCSP. Dia 6, 20h. Dia 15, 18h
| Cine Olido. Dia 7, 15h
| CCJ – auditório. Dia 17, 20h

DANCE PARTY, USA
(EUA, 2006, 67 min, DVD). Dir.: Aaron Katz. Com Cole Pensinger, Anna Kavan, Ryan White e outros.
Jovem de 17 anos conhece uma garota em uma festa regada à cerveja, e conta para ela um fato jamais revelado.
| CCSP. Dia 7, 16h
| Cine Olido. Dia 9, 17h. Dia 11, 15h

YEAST
(EUA, 2008, 78 min, digital). Dir.: Mary Bronstein. Com Mary Bronstein, Greta Gerwig, Ignacio Carballo e outros.
Mulher que sofre de desvio de personalidade faz o possível para sobreviver a duas amizades destrutivas.
| Cine Olido. Dia 7, 19h. Dia 8, 17h
| CCSP. Dia 14, 18h

CLIMA FRIO
(Cold Weather, EUA, 2010, 97 min, digital). Dir.: Aaron Katz. Com Cris Lankenau, Trieste Kelly Dunn, Raúl Castillo e outros.
Ao voltar para sua cidade natal, rapaz reencontra a ex-namorada, que desaparece logo em seguida. Na companhia de dois amigos, ele parte em busca da garota.
| CCSP. Dia 7, 20h. Dia 14, 15h
| Cine Olido. Dia 11, 17h

THE PUFFY CHAIR
(EUA, 2005, 85 min, digibeta). Dir.: Jay Duplass e Mark Duplass. Com Mark Duplass, Katie Aselton, Rhett Wilkins e outros.
Garoto descobre no #ebay# a réplica de uma cadeira de descanso usada por seu pai, há muito tempo. O #road movie# acompanha a busca e a entrega desse móvel como presente de aniversário para o pai.
| CCSP. Dia 8, 16h. Dia 11, 20h
| Cine Olido. Dia 15, 15h

BEESWAX
(EUA, 2009, 100 min, digibeta). Dir.: Andrew Bujalski. Com Tilly Hatcher, Maggie Hatcher, Alex Karpovsky e outros.
Garota fica paraplégica, mas sabe que sempre poderá contar com o amor da irmã gêmea.
| CCSP. Dia 8, 18h. Dia 10, 20h
| Cine Olido. Dia 14, 19h

ADMIRAÇÃO MÚTUA
(Mutual Appreciation, EUA, 2005, 109 min, digibeta).
Dir.: Andrew Bujalski. Com Justin Rice, Rachel Clift, Andrew Bujalski e outros.
Em meio ao ambiente acadêmico da Universidade de Harvard, EUA, um estudante, um professor assistente e uma garota buscam por seus sonhos.
| Cine Olido. Dia 8, 19h. Dia 10, 17h
| CCJ – auditório. Dia 8, 20h
| CCSP. Dia 13, 20h

A GAROTA EXPLOSIVA
(The Exploding Girl, EUA, 2009, 79 min, digibeta).
Dir.: Bradley Rust Gray. Com Zoe Kazan, Mark Rendall, Maryann Urbano e outros.
Durante férias de verão, garota reflete sobre sua relação com o namorado inexperiente, e reencontra um velho amigo com quem decide dividir um apartamento. O título do filme é uma homenagem a uma música da banda inglesa The Cure.
| CCSP. Dia 8, 20h. Dia 10, 16h
| Cine Olido. Dia 13, 17h

ANTIGA ALEGRIA
(Old Joy, EUA, 2006, 76 min, digibeta). Dir.: Kelly Reichardt. Com Daniel London, Will Oldham, Tanya Smith e outros.
Dois amigos decidem passar o fim de semana em uma região montanhosa e passam por diversas experiências.
| CCSP. Dia 9, 16h. Dia 11, 18h
| Cine Olido. Dia 14, 17h

BUMMER SUMMER
(EUA, 2011, 79 min, PB, digital). Dir.: Zach Weintraub. Com Mackinley Robinson, Maya Wood, Zach Weintraub e outros.
Depois de romper com uma garota, rapaz se junta ao irmão mais velho e a uma ex-namorada para cair na estrada.
| Cine Olido. Dia 9, 16h
| CCSP. Dia 13, 16h. Dia 15, 20h

WENDY E LUCY
(EUA, 2008, 80 min, digibeta). Dir.: Kelly Reichardt. Com Michelle Williams, David Koppell e outros.
A vida certinha de Wendy começa a dar errado depois que ela aceita um trabalho de verão: seu carro quebra, sua cachorra desaparece e sua situação financeira fica difícil.
| CCSP. Dia 9, 18h
| Cine Olido. Dia 13, 15h. Dia 15, 17h

O PRIMEIRO ENCONTRO DE LUKE E BRIE
(Luke and Brie Are on a First Date, EUA, 2008, 76 min, digital). Dir.: Chad Hartigan. Com George Ducker, Meghan Webster, Lee Cedeño e outros.
Luke e Brie são dois jovens de pouco mais de 20 anos que acabam de se conhecer. Juntos, viverão todas as emoções do primeiro encontro.
| Cine Olido. Dia 9, 19h. Dia 10, 15h
| CCSP. Dia 15, 16h

FROWNLAND
(EUA, 2008, 107 min, digibeta). Dir.: Ronald Bronstein. Com Dore Mann, Paul Grimstad, Carmine Marino e outros.
Keith vende produtos de porta em porta. Com seu jeito confuso, ele se envolve nas piores encrencas.
| CCSP. Dia 9, 20h. Dia 10, 18h
| Cine Olido. Dia 13, 19h

MY EFFORTLESS BRILLIANCE
(EUA, 2008, 79 min, digibeta). Dir.: Lynn Shelton. Com Basil Harris, Jeanette Maus, Sean Nelson e outros.
Rapaz desapegado decide morar em uma cabana para se afastar do amigo egoísta. Dois anos após sua partida, o ex-amigo vai ao seu encontro para tentar recuperar a amizade.
| CCSP. Dia 11, 16h
| Cine Olido. Dia 14, 15h. Dia 15, 19h

SESSÃO ESPECIAL CINETÉRIO: BAGHEAD + VOODOOHOP + ATRAÇÃO SURPRESA
(EUA, 2008, 84 min, digital). Dir.: Jay Duplass e Mark Duplass. Com Ross Partridge, Steve Zissis, Greta Gerwig e outros.
No filme “Baghead”, os irmãos Duplass (“Cyrus” e “The Puff Chair”) exploram as minúcias da dinâmica dos relacionamentos durante estudo sobre um grupo de amigos atores desesperados, um saco e uma cabeça. Após a exibição, DJ’s da Voodoohop comandam uma festa que terá encerramento com uma banda surpresa.
| Praça do Cemitério Cachoeirinha em frente ao CCJ. Dia 18, das 18h30 às 22h30 (não é necessário retirar ingresso)

MÚSICA POPULAR

BIERNES (Argentina)
Banda vencedora do Indi(e)fusa, festival produzido na cidade de Córdoba pelo Núcleo Difusa Fronte(i)ra, que premia os destaques da música independente do interior da Argentina. No show, serão interpretadas canções dançantes, resultado de uma fusão em que o rock latino é atravessado pelo jazz, a música disco, o candombe uruguaio, o mambo dos anos 1970 e a cumbia de Mar del Plata.
A banda faz um show no Centro Cultural São Paulo (CCSP), integrando o projeto Quinta na Faixa; e no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), dentro do projeto Sexta Sonora.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Projeto Quinta na Faixa. Dia 15, 19h. Grátis (retirar ingresso na semana da apresentação)
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Projeto Sexta Sonora. Dia 16, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

DOREEN SHAFFER (Skatalites) E LEÕES DE ISRAEL + DUBVERSÃO S.S.
A vocalista dos Skatalites faz sua primeira exibição solo no Brasil, acompanhada pela banda Leões de Israel, que já tocou com nomes como Gregory Issacs, Max Romeo e Pablo Moses. Doreen apresenta um repertório extenso, marcado pelas músicas que gravou no Studio One (Jamaica) nos anos 1960. Antes da apresentação, o selector Yellow P comanda, no Mirante do CCJ, o #sound system# Dubversão.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Dubversão. Mirante. Dia 3, das 15h30 às 19h30 (não é necessário retirar ingresso). Doreen Shaffer. Anfiteatro. Dia 3, das 20h às 21h30. Grátis (retirar ingresso, dois por pessoa, a partir das 17h na recepção do CCJ, apresentando documento com foto)

EMICIDA: “DOOZICABRABA”
Convidados: K-Salaam e BeatNick (EUA), Rael da Rima, MV Bill, Pixote, Fabiana Cozza e Paola.
Show de lançamento do novo EP do rapper Emicida, “Doozicabraba e a Revolução Silenciosa”, produzido em parceira com o Creators Project e concebido em conjunto com os produtores Beatnick e K-Salaam. Além dos dois produtores, o show contará com a participação de outros parceiros que integram as faixas do EP.
| Na rua em frente ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Dia 11, 16h30. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

FESTIVAL 20 MINUTOS + ROCK ROCKET
Apresentação: Luiz Thunderbird.
O projeto selecionará sete bandas que farão um #pocket show# de 20 minutos. A mais votada pelo público volta em outubro para se apresentar no projeto Sexta Sonora. O grupo Rock Rocket encerra o Festival. Para concorrer, as bandas devem se inscrever até dia 18 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: festival20minutos@gmail.com . Acesse o regulamento no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br .
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 2/10, 15h. Grátis (retirar ingresso, dois por pessoa, a partir das 12h na recepção do CCJ, apresentando documento com foto)

INOCENTES + INVASORES DE CÉREBRO
Músicos: Clemente Nascimento (voz e guitarra), Anselmo Monstro (baixo), Nonô (bateria) e Ronaldo Passos (guitarra).
A banda comemora seus 30 anos de carreira e se apresenta com o Invasores de Cérebro, grupo conhecido por seu punk rock misturado com hardcore.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 4, 17h. Grátis (retirar ingresso, dois por pessoa, a partir das 14h na recepção do CCJ, apresentando documento com foto)

SAMBA DO MONTE E CONVIDADOS
Convidados: Chapinha Samba da Vela, Izzy Gordon, Núcleo e Thobias da Vai Vai.
O projeto Samba do Monte comemora o lançamento do documentário “Uma Comunidade dentro da Comunidade”, dirigido por Jaime “Diko” Lopes, com este show que procura divulgar o trabalho da agremiação cultural. Antecedendo a apresentação musical, o filme será exibido, às 17h, no Cine Olido, com ingresso a R$ 1.
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 3, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

QUINTA DO SAMBA ROCK
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

MAVERICK SOUL
Em sua apresentação, a banda interpreta músicas como “Palladium”, de Orlandivo, “Beco sem Saída”, de Sílvio César, e “Falador”, dos Originais do Samba.
| Dia 1º, 8, 15, 22 e 29, 19h

QUINTA NA FAIXA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

| Retirar ingresso na semana de cada apresentação.

AURÉLIO E SEUS COMETAS
Tendo como uma de suas principais referências “Ziggy Stardust”, de David Bowie, o power trio retorna ao Brasil para lançar o terceiro álbum depois de uma temporada em Londres, Inglaterra.
| Dia 1º, 19h

MALAQUERENCIA (Argentina)
Com forte atuação frente aos músicos independentes da Argentina, o grupo tem como principais referências a salsa, o folclore argentino, o reggae e o jazz.
| Dia 8, 19h

OPTIC YELLOW FELT
Folk, jazz e rock inglês são algumas das influências do grupo que acaba de lançar um disco gravado pelo produtor Roy Cicala, que já trabalhou com John Lennon, Jimi Hendrix e The Who.
| Dia 22, 19h

TUSQ (Alemanha) e ELETROFAN
Influenciados por bandas como Teenage Fan Club, Wilco e Arcade Fire, os alemães do Tusq mesclam folk, rock e indie, acompanhados pela banda brasileira Eletrofan.
| Dia 29, 19h

ROCK NA VITRINE
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | SÁB. | +12 ANOS | GRÁTIS

Curadoria: Luiz Calanca (selo Baratos Afins).
O projeto permanente convida bandas independentes para se apresentarem no segundo sábado de cada mês na Vitrine da Dança.
| Não é necessário retirar ingresso.

MASSAHARA
Banda formada em 2002 com a proposta inicial de fazer releituras de clássicos dos anos 1970, lançados por Jimmi Hendrix, Led Zeppelin, entre outros, e que também gravou CD com canções próprias.    
STAR 61
O grupo revive o brilho de intérpretes como David Bowie, faz homenagem à Jovem Guarda e segue o estilo de Iggy Pop e dos Secos & Molhados.
LU VITALIANO
Acompanhada da banda Os Vigaristas, a cantora e performer interpreta soul, blues e rock, e se prepara para lançar, acompanhada pelo grupo, o primeiro disco solo.
| Shows seguidos. Dia 10, 18h (a ordem das apresentações é decidida na hora)

SEXTA SONORA
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ANFITEATRO | ZONA NORTE | 6ª | GRÁTIS

| Retirar ingresso uma hora antes de cada apresentação na recepção do CCJ.

JESSIE EVANS (EUA/Alemanha)
A cantora e performer californiana viveu em Berlim, Alemanha. Conhecida na cena underground, comanda o selo Fantomette Records, pelo qual lançou seu primeiro álbum solo “Is It fire?” (2009). Desde então, rodou o mundo em turnê de bandas como The Gossip e Iggy and the Stooges.
| Dia 23, 20h

JULIA SAYS
Dupla de Recife, Pernambuco, que faz música eletrônica sem amarras, combinando vocais, samplers, guitarras e bateria com programações eletrônicas ao vivo.  
| Dia 30, 20h

SHOW AO MEIO-DIA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 6ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

CAROLINA ZINGLER
A cantora e compositora gaúcha faz uma fusão de jazz e rock.
| Dia 2, 12h30

REZE CONVIDA CARVALHO E TAUBKIN
Com Sérgio Reze (percussão), Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Benjamin Taubkin (piano).
O trio apresenta composições próprias e temas consagrados da música brasileira.
| Dia 9, 12h30

LOUNGETUDE46
Coletivo multimídia que mescla música com literatura, cinema e artes visuais.
| Dia 16, 12h30

GEM
O Grupo Experimental de Música (GEM) integra ao seu trabalho lutheria e artes visuais por meio de instrumentos inusitados feitos com material reciclável.
| Dia 23, 12h30

TONY BABALU
Trabalho experimental do guitarrista da primeira geração do rock paulistano.
| Dia 30, 12h30

SHOWS NO CCSP
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | GRÁTIS

| Retirar ingresso na semana de cada apresentação.

TIGRE DENTE DE SABRE
O grupo realiza um trabalho instrumental situado entre o jazz, o erudito e a música eletrônica underground.
| Dia 9, 19h

DANIEL HIGGS (EUA)
Ex-integrante da cultuada banda Lungfish, o artista natural de Baltimore apresenta trabalho solo com inspirações poéticas dentro do universo do pós-rock.
| Dia 10, 19h

JAMES ORR COMPLEX
Projeto solo do cantor, instrumentista e compositor escocês Chris Mack, que transita entre o folk de Nick Drake e o experimentalismo de John Fahey.
| Dia 11, 18h

FAUST (Alemanha)
Pela primeira vez no Brasil, a banda dos anos 1970 é umas das pioneiras do gênero Krautrock, versão mais experimental do rock progressivo, que mescla música industrial e psicodélica.
| Dias 16 e 17, 19h

NIKITA
Em seu CD de estreia, “Phenomenometrika”, a cantora e compositora mostra canções pop com temas sobre o universo juvenil.
| Dia 23, 19h

SEU NELSON DA RABECA
Convidado: Zé Pitoco (zabumba).
Músico autodidata e ex-cortador de cana em Alagoas, Seu Nelson é instrumentista, compositor e luthier. Seu repertório tem forte raiz nordestina, com destaque para o baião, o xaxado, o xote e a marcha.
| Dia 24, 19h

A DERIVA
Com Daniel Müller (piano e escaleta), Beto Sporleder (sax tenor), Guilherme Marques (bateria) e Rui Barossi (contrabaixo acústico).
O quarteto apresenta músicas de seu mais recente álbum, “Suíte do Náufrago”.
| Dia 25, 18h

JOE LALLY TRIO (EUA/Itália)
Ex-baixista das lendárias bandas Fugazi e Ataxia, nessa última ao lado de John Frusciante do Red Hot Chilli Peppers, Lally vem ao Brasil para lançar em vinil seu terceiro disco solo, “Why Should I Get Used to It”.
| Dia 30, 19h

MÚSICA ERUDITA

CONCERTOS ESPECIAIS
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA JARDEL FILHO | CENTRO | GRÁTIS

| Retirar ingresso na semana de cada apresentação.

ARTHUR KAMPELA E CONVIDADOS
Músicos convidados: Daniel Murray (violão) e Sarah Hornsby (flauta).
Consagrado pelo uso percussivo do violão, o instrumentista brasileiro, residente em Nova Iorque, EUA, recebe convidados para interpretar músicas próprias em diferentes formações.
| Dia 7, 19h

O GRIVO
O duo mineiro apresenta trilhas compostas para a obra do cineasta e artista plástico Cao Guimarães, do qual serão projetados filmes.
| Dia 20, 21h

EXPOSIÇÕES*

APROPRIAÇÃO - MEU CENTRO É O SKATE
Curadoria: Homero Nogueira. Fotógrafos: Atilla Chopa, Alexandre Vianna, Fabio Amad Bitão, Homero Nogueira, Ivan Cruz e Renato Custódio. Graffiti: Jey. Audiovisual: Renato Zokreta.
O espaço expositivo da Galeria Olido inaugura uma nova fase que terá como eixo temático as “tribos urbanas”. Esta primeira mostra apresenta o estilo de vida dos skatistas que encontraram no centro de São Paulo o ambiente ideal para o convívio social. A exposição reúne fotos, vídeos e instalações interativas.
| Galeria Olido – espaço expositivo (1º andar). Centro. Até dia 2/10. 3ª a dom., das 13h às 20h. Grátis

EXPOSIÇÃO: A ARTE DA HQ  INDEPENDENTE FANTÁSTICO-FILOSÓFICA
Org. e montagem: Gazy Andraus e CCJ.
Fechando o ciclo de formação em HQ e Zine deste ano, foi montada esta exposição que traz reproduções dos quadrinhos de autores do meio oficial e independente, nacionais e estrangeiros. Entre os selecionados estão Edgar Franco, Sergio Macedo e Caza, que trazem em comum a reflexão filosófica travestida do fantástico.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - biblioteca. Zona Norte. De 13/9 a 13/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

PALESTRAS|DEBATES|ENCONTROS

CAFÉ CULTURAL: “A PRODUÇÃO LITERÁRIA DA JUVENTUDE”
Com Weber Lopes Góes (bacharel em História).
Palestra sobre a produção literária da juventude e a produção cultural independente em um contexto de periferias e universalidades. Será lançado também o livro “Quem Roubou Quem?”, de Ana Paula dos Santos Risos, que apresenta textos produzidos entre 2002 e 2011. Ela percorreu diversos espaços da cidade divulgando suas poesias em folhetos e apresentando seu monólogo “A Informal”, que dialoga as linguagens do teatro e da poesia, e reúne textos seus e poesias de outras escritoras da literatura periférica.
| Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 25, das 16h às 18h. Grátis

SARAU: ELO EM BRASA
Com Sidney das Neves, Vagner Souza, Samanta Biotti, Divino Silva e Michel Yakini.
Integrantes dos coletivos Poesia na Brasa e Elo da Corrente se unem para criar a Literatura Andante, trupe literomusical que esparrama verso no asfalto. No CCJ, eles falam sobre suas publicações e trocam ideias.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 7, das 16h às 19h. Grátis

OUTRAS MARGENS 2
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | 6ª E SÁB. | GRÁTIS

Curadoria: Berimba de Jesus e Caco Pontes.
Segunda edição deste ciclo que promove diálogos sobre a contracultura na produção poética contemporânea e a influência de gerações anteriores.

(H)Á MARGEM? - OS LIMITES ENTRE CLASSE SOCIAL E VITRINE DA PRODUÇÃO CRIATIVA
Com Joannes Silva, Nicolas Behr e Sérgio Vaz. Mediação: Paloma Kiss.
Mesa-redonda sobre as dificuldades econômicas que os escritores enfrentam no mercado editorial.
SARAU DO BINHO
Os participantes são convidados a expressar suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas. Edição especial do tradicional Sarau do Binho, que acontece às segundas-feiras no bairro de Campo Limpo, zona sul.
| Atividades seguidas. Dia 23, 19h

CONTRA CULT: RURALISTAS
Com Nicolas Behr e Giovani Baffô.
Apresentação das bandas: Experimento Prosótypo, do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta adaptar poesia falada a diversos gêneros musicais; e Na Sala do Sino, que atua no cenário independente carioca e se apropria de diversas linguagens artísticas. Após o show, ocorre uma #jam session#.
| Dia 24, 19h

LANÇAMENTO EDIÇÕES MALOQUEIRISTAS 2011
O poeta Renato Limão, um dos fundadores da Poesia Maloqueirista, lança livro com poemas inéditos e compilação de seus textos populares no meio alternativo.
| Dia 24, 20h

VIDEOINSTALAÇÃO: DESMARGI_NADA
Coletivo Overlei.
Exibição de vídeos baseados em poemas de escritores da contracultura, como Ademir Assunção, Berimba de Jesus e Caco Pontes.
| Dia 24, 21h

POESIA DE RUA: NA CONTRAMÃO DA MARGEM?
Com Analu Andriguetti, Tiago Mine e Antônio Vicente Pietroforte. Mediação: Heyk Pimenta.
Mesa-redonda sobre produção artística dos poetas de rua, envolvendo temas como qualidade literária e definição da profissão.
PERFORMANCE: NA CONTRAMÃO
A atriz Dani Smith apresenta a adaptação cênica de sua crônica “Na Contramão”, que retrata o caos da metrópole.
| Atividades seguidas. Dia 30, 19h

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM HQ E ZINE
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS

Curadoria: Gazy Andraus (autor e editor de HQs independentes e pesquisador do Observatório de HQ da USP).
Os participantes têm contato com autores e pesquisadores renomados e se apropriam das linguagens que integram HQs e fanzines.
| Para participar de cada atividade, é necessário fazer inscrição na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com .

EXPOSIÇÃO: A ARTE DA HQ  INDEPENDENTE FANTÁSTICO-FILOSÓFICA
Org. e montagem: Gazy Andraus e CCJ.
Fechando o ciclo de formação em HQ e Zine deste ano, foi montada esta exposição que traz reproduções dos quadrinhos de autores do meio oficial e independente, nacionais e estrangeiros. Entre os selecionados estão Edgar Franco, Sergio Macedo e Caza, que trazem em comum a reflexão filosófica travestida do fantástico.
| Biblioteca. De 13/9 a 13/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 10h às 18h

BATE-PAPO: OS QUADRINHOS NO ROCK
Com Márcio Baraldi.
O cartunista inovou e sedimentou o humor rock no Brasil, criando personagens como Roko-Loko e Adrina-Lina, e colaborando para as revistas Rock Brigade, Dynamite, Metalhead, entre outras.
| Espaço Sarau. Dia 17, das 15h às 16h30

PALESTRA: EDITORAÇÃO DE HQS
Com Claudio Roberto Martini (editor e designer gráfico).
O palestrante abordará a criação de capa e projeto gráfico, a digitalização, o tratamento e preparação das imagens, a preparação e revisão de textos, a editoração de miolo e capa do impresso, o fechamento de arquivos e o acompanhamento de impressão.
| Espaço Sarau. Dia 17, das 17h às 18h30
 
OFICINA: BLOGANDO HUMOR DE MANEIRA INDEPENDENTE
Com Igor Villa (ilustrador que colabora com a Mirante, uma das revistas literárias independentes mais antigas do Brasil).
A cultura dos blogues será apresentada como forma de expressão individual e coletiva, em paralelo com a cultura dos fanzines.
| +15 anos. 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço Sarau. Dia 18, das 15h às 17h

PALESTRA: ADAPTAÇÃO DE ROTEIROS PARA HQS
Com Spacca (cartunista que adaptou para quadrinhos o livro “Jubiabá”, de Jorge Amado, entre outros).
O convidado fala sobre adaptação literária em quadrinhos, gênero que está em voga no Brasil, atraindo leitores e autores.
| Espaço Sarau. Dia 24, das 19h às 21h

PALESTRA: PUBLICAÇÃO DE HQS INDEPENDENTES
Com André Diniz (roteirista e desenhista de quadrinhos).
A produção e a publicação de quadrinhos independentes no Brasil será desvendada em todos seus aspectos. O público conhecerá também os passos para que cada artista possa publicar seu próprio trabalho, eliminando obstáculos.
| Espaço Sarau. Dia 27, das 19h às 21h
 
OFICINA: OS 5 SEGREDOS DE UM BOM ROTEIRO
Coord: André Diniz (roteirista e desenhista de HQs).
A oficina parte de cinco elementos fundamentais para se trabalhar a criação de roteiros para HQs: a escolha do tema, o aprofundamento da ideia, síntese e clareza, a imagem como narrativa e a recepção do leitor e do mercado.
| +15 anos. 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço Sarau. Dia 29, das 15h às 17h

SARAUS NA CIRCULANTE
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE | SALA DE CONVIVÊNCIA | CENTRO | 4ª | GRÁTIS

LEITORES E LEITURAS
Encontro que promove a troca de experiência entre os leitores da Biblioteca Circulante.
| Dia 14, das 17h30 às 19h30