Semana Temática no CCJ aborda a arte de fotografar

Com abertura marcada para o dia 6, evento reúne diversas atividades e profissionais do ramo

Share/BookmarkCompartilhe

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) promove a partir do dia 6 a “Semana Temática: Fotografia”. Com curadoria do professor Wladimir Fontes, o evento tem como objetivo concentrar, no mês em que se comemora o dia mundial da fotografia (19 de agosto), uma série de atividades sobre o tema.

Com foco na simultaneidade, distribuição e uso da imagem, a programação reúne vários profissionais. “A Semana Temática permite que diversas vozes discutam o assunto como um todo, e é indicada para aqueles que estejam interessados na área e que busquem uma imagem feita com mais reflexão”, explica Fontes, que também é fotógrafo.

Para ele, as condições de fácil alcance da fotografia na atualidade, assim como suas formas imediatas de distribuição e divulgação, só aumentam a importância dos amantes da arte, preocupados cada vez mais com a estética do trabalho. “O fotógrafo hoje tem consciência da imagem banalizada e vive um ótimo momento para mostrar quanto a presença dele é necessária para uma sociedade em que a imagem é tão poderosa”, afirma.

As oficinas discutem desde a fotografia artesanal, com os processos pioneiros do século 19, até a contemporânea, na qual a tecnologia permite que elas possam ser realizadas a todo instante.
Professora no Senac, Elizabeth Lee coordena “Fotografia Alternativa - Anthotype”, curso que busca reproduzir a técnica realizada a partir do uso de plantas, frutas ou flores. Em “Fotografia com Telefone Celular”, Luciano Bernardes, profissional do Estúdio Luzia, orienta como capturar boas imagens por meio de aparelhos portáteis.

Carla Romero, ex-editora de fotografia do jornal Folha de S. Paulo, e João Bittar, ex-editor da revista Veja, analisam a produção e a distribuição da imagem na era da internet. Kenji Ota, professor do Centro Universitário Senac, fala sobre seu trabalho, que evidencia o experimentalismo e a valorização do acaso.

Com encerramento no dia 28, a programação, gratuita, reúne 13 atividades, entre palestras, encontros, saídas fotográficas e oficinas. Para participar, é necessário fazer inscrição.
Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 6 a 28. Grátis.

Veja a Programação Completa:

OFICINA: FOTOGRÁFICA DIGITAL - FOTOGRAFIA DE RUA AO REDOR DO CCJ
Coord.: Marcos Marini (professor de fotografia do Senac-SP e do Liceu de Artes e Ofícios).
Orientação sobre os principais artifícios de uma câmera fotográfica ou de um aparelho celular para melhor captura técnica da imagem. As fotos da atividade serão divulgadas no Flickr do CCJ.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Levar cabo USB. Sala de projetos. Dia 6, das 10h às 16h

OFICINA: FOTOGRAFIA ALTERNATIVA – ANTHOTYPE
Coord.: Elizabeth Lee (professor de fotografia artesanal no Senac).
Experimentação de técnica fotográfica histórica do século 19, realizada a partir do uso de plantas, frutos ou flores.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço sarau. Dias 10, 12 e 17, das 14h às 16h

OFICINA: CÂMERA OBSCURA PORTÁTIL
Coord.: Edison Angeloni (professor de fotografia na Universidade São Marcos e no Sesc Pompeia).
Confecção de pequena câmera obscura com materiais simples, possibilitando visualizar imagens projetadas no interior.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço sarau. Dia 13, das 10h30 às 13h

MESA 1: FOTOJORNALISMO - PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA IMAGEM NA ERA DA INTERNET
Com Carla Romero (trabalhou como editora de fotografia da Folha de S. Paulo) e João Bittar (foi editor da Veja, Diário de São Paulo e outros veículos).
Os convidados discutem a internet como agente cultural do século 21.
| Espaço sarau. Dia 13, 15h

OFICINA: FOTOGRAFIA COM TELEFONE CELULAR
Coord: Luciano Bernardes (fotógrafo do Estúdio Luzia).
Captura e distribuição da imagem digital gerada através de aparelhos celulares.
| 10 vagas. Deve-se levar telefone celular com câmera digital com cartão de memória ou cabo para conexão com computador. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço sarau. Dia 17, das 18h às 21h

OFICINA: PINHOLE COM FILME
Coord.: Edson Angeloni.
Construção de uma pequena câmera sem lentes, utilizando uma caixa de fósforos e filme fotográfico para obter cópias em cores.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço sarau. Dias 16 e 19, das 14h às 17h

WORKSHOP: LIGHT PAINTING
Coord.: Edison Angeloni e Elizabeth Lee.
Produção coletiva de imagens noturnas, iluminadas por aparelhos como lanternas, flashes, displays de celulares, isqueiros ou qualquer outra fonte.  
| 10 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. HQteca/espaço sarau. Dia 16, das 18h às 21h

FESTA DA FOTOGRAFIA - COLETIVO ROLÊ
Criado em 2004, o coletivo é formado por artistas visuais, fotógrafos profissionais e amadores que vivenciam e registram a vida noturna da cidade. Há 5 anos, produziu um ensaio na região da Divineia (bairro próximo à Vila Nova Cachoeirinha). Neste ano, eles retornaram ao mesmo local para captar novas imagens em foto e vídeo que serão projetadas no CCJ.
| Espaço sarau e hall de entrada. Dia 19, das 18h às 20h

DIÁLOGOS: “KENJI OTA”
Bate-papo com Kenji Ota, professor de fotografia do Centro Universitário Senac, que tem trabalhos voltados para a fotografia experimental. Sua produção evidencia a valorização do acaso e dessas experimentações na prática fotográfica.
| Espaço sarau. Dia 20, das 18h às 20h

WORKSHOP: PROCESSOS ALTERNATIVOS - CIANÓTIPO E VANDYKE
Coord.: Patrícia Yamamoto (professora de fotografia no Centro Universitário Senac).
Produção de imagens por meio da interação entre os processos de vandyke e cianótipo, duas técnicas artesanais.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Levar secador de cabelo, luvas de borracha e avental impermeável; vestir sapatos fechados e preferencialmente usar calças (que possam manchar). Ateliê. Dia 20 e 21, das 11h às14h

MESA 2: IMAGEM DIGITAL
Com Fujocka (diretor de produção) e Ronaldo Entler (crítico de fotografia e professor da Faap e IA/Unicamp).
Debate sobre como o uso das tecnologias digitais e as questões em torno da fotografia comercial transformam nossa relação com a produção das imagens e sua veiculação.
| Espaço sarau. Dia 20, 15h

SAÍDA FOTOGRÁFICA: JARDIM BOTÂNICO
Coord.: Marcos Marini.
Produção de imagens com orientação técnica.
| 15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição.  Deve-se levar celular com câmera fotográfica ou câmera digital. Encontro no hall de entrada do CCJ. Dia 27, 10h

OFICINA: CRIAÇÃO E EXPRESSÃO - LIVROS A PARTIR DE IMAGENS
Coord.: Fátima Roque.
No desenvolvimento do trabalho, serão apresentados objetos, edições, especialmente pequenas edições, vídeo e materiais possíveis para a criação de livros de imagens.
| 10 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. Ateliê. Dias 27 e 28, das 15h às 18h