Instituto Itaú Cultural passará a administrar o Auditório Ibirapuera

Entre os itens destacados da proposta estão a manutenção da política cultural que vinha sendo desenvolvida, ampliação das atividades e investimentos de recursos próprios, sem recorrer a leis de incentivo

Share/BookmarkCompartilhe

O processo de seleção de instituições interessadas em gestão conjunta do Auditório Ibirapuera foi concluído no último dia 26 de julho. A comissão julgadora formada por Francisco Carlos Coelho, José Mauro Gnaspini, Elizabeth Machado de Oliveira, Antonio Carlos de Moraes Sartini e Carlos Alberto Calado selecionou a proposta do Instituto Itaú Cultural, que passará a assumir  manutenção do espaço, assim como a realização dos eventos e atividades culturais de sua iniciativa.

A OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Instituto Auditório Ibirapuera (anteriormente Instituto Música para Todos), que o administrava desde dezembro de 2004, solicitou à Secretaria de Cultura rescisão contratual. Por essa razão, foi aberto o chamamento público.

O edital e uma minuta do termo de convênio foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 21 de junho e os interessados tiveram 1 mês a partir desta data para apresentar proposta. A única proposta apresentada foi a do Instituto Itaú Cultural.

De acordo com o edital, os membros da comissão poderiam solicitar um novo chamamento no caso da apresentação de um único proponente, mas diante da solidez da proposta apresentada, optaram por não fazê-lo. Entre os itens contidos no projeto e destacados pela comissão estão a intenção de dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior e a expansão das atividades. A transmissão de eventos pela internet e o estabelecimento de diálogo com a rede municipal de Centros Educacionais Unificados (CEUs) representam grandes benefícios para a cidade.

O secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, que homologou o resultado da seleção, ficou particularmente sensibilizado com a proposta de investimento exclusivo de recursos próprios, sem renúncia fiscal,  algo extraordinário no panorama nacional.