Obra de José Leonilson volta à Capela do Morumbi

Desenhos, pinturas, bordados, esculturas e instalações do artista celebram 20 anos de programação voltada à arte contemporânea

Share/BookmarkCompartilhe

Para celebrar 20 anos de programação voltada à arte contemporânea, com prioridade para a exibição de instalações site specific (criadas especialmente para um determinado espaço), a Capela do Morumbi reapresenta, a partir do dia 19, uma das mostras mais marcantes dessa trajetória, a de José Leonilson.

Com uma obra contundente, o artista expoente da Geração 80 expressou em desenhos, pinturas, bordados, esculturas e instalações os dramas e as angústias do homem contemporâneo. Em 1991, descobriu ser portador do vírus HIV e a convivência com os sintomas da Aids dominou por completo sua obra.

Montada inicialmente em 1993, a exposição que volta à Capela tem curadoria de Ricardo Resende e Bitu Cassundé e traz facetas pouco conhecidas da carreira de Leonilson ao lado de outras representativas, reunidas em desenhos, bordados, cadernos e coleções de globos, mapas e brinquedos. Aos 36 anos, pouco antes da abertura da instalação, ele morreu. Por esse trabalho e por outro realizado também em 1993, o artista recebeu homenagem póstuma e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A remontagem em 2011 faz parte de uma grande mostra retrospectiva apresentada no mesmo período no Itaú Cultural, denominada Sob o Peso dos Meus Amores.

Construída em 1949 pelo arquiteto Gregori Warchavchik sobre as ruínas de uma casa de taipa de pilão do século 19, localizada ao lado da antiga Fazenda do Morumbi, a Capela, nessas últimas duas décadas, tem recebido trabalhos de representantes de destaque nas artes plásticas brasileiras, como Carlos Fajardo, Carmela Gross, José Resende, Nelson Leirner, José Spaniol e Hudinilson Jr.

Serviço: Capela do Morumbi. Zona Oeste. Abertura dia 19, 15h. De 20/3 a 29/5. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis