Secretaria Municipal de Cultura e Motorola comemoram os 457 anos da cidade com show gratuito

Evento traz artistas paulistanos interpretando canções com a cidade de São Paulo como tema; Motorola traz ação interativa na qual o público poderá enviar material para um cubo multimídia de 7 metros, que será transformado em uma galeria de arte coletiva a céu aberto

Share/BookmarkCompartilhe

No aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo, o tradicional show de aniversário acontece no centro da cidade, próximo das avenidas Ipiranga e São João, imortalizadas na canção Sampa de Caetano Veloso, uma das que integram o repertório da apresentação.



Nesta edição, a Secretaria Municipal de Cultura se une à Motorola no show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo”, que traz artistas paulistanos de nascimento e de honra homenageando a cidade com um repertório tipicamente paulistano. Além de Sampa (Caetano Veloso), que será interpretada por Maria Gadú, o repertório conta com canções como Ronda (Paulo Vanzolini), por Paulo Miklos, Punk da periferia (Gilberto Gil), por Paulo Ricardo e Hey Boy (Os Mutantes) pela voz da jovem cantora Mallu Magalhães

”São Paulo inspirou canções ao longo dos anos e com essa proposta de reuni-las em um único show, chamamos a atenção para o quanto ela é multifacetada. Essa característica ganha ainda mais importância quando há um grande movimento de revitalização do Centro protagonizado pelo governo e sociedade”, destaca José Mauro Gnaspini, coordenador de programação da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobem ao palco artistas como, Rappin’ Hood, Tony Campello, Maurício Pereira, Banda Isca, Cine, Renato Teixeira, entre muitos outros, que interpretarão músicas de nomes como Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Originais do Samba, Itamar Assumpção, Adoniran Barbosa e muito mais. O arranjo das canções é assinado pelo instrumentista Bocato.  A Orquestra Sinfônica Municipal irá acompanhar algumas canções juntamente com uma banda de base que conta com Japinha (CPM 22) – bateria; Mingau (Ultraje) – baixo; Andreas Kisser (Sepultura) – guitarra. André Cristovam – guitarra, montada especialmente para a ocasião.

O evento oferecerá, ainda, aos habitantes e admiradores da maior cidade do país a oportunidade de homenagear São Paulo por meio de uma intervenção urbana interativa, realizada pela agência paulistana LED: um cubo multimídia de 7 metros, onde serão postados imagens, mensagens e músicas.

O cubo será transformado em uma galeria de arte coletiva a céu aberto, explorando milhares de obras inspiradas no aniversário de São Paulo será instalado na histórica Praça da República. “As pessoas poderão postar suas mensagens ou trabalhos em um site e, desta forma, interagir com a população presente na praça em tempo real. A ação reforça o conceito de mobilidade e convergência, um dos focos da Motorola Mobility. É uma honra para a Motorola dar este presente aos paulistanos juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura”, afirma Rodrigo Vidigal, diretor de Marketing da Motorola Mobility.

As imagens projetadas no imenso cubo, feito de LEDs de última geração, poderão ter diversos formatos, como fotos, ilustrações, vídeos e frases. Qualquer pessoa poderá enviar suas criações para o site www.spaocubo.com.br. As frases serão postadas diretamente no Twitter, acompanhadas da hashtag #spaocubo. O conteúdo será selecionado pela curadoria do evento, publicado no site e depois exibido no cubo, com o crédito aos autores.


Confira a set-list do show:

Quarto Centenário (Mario Zan) – Mariângela Zan
São Paulo, São Paulo (Premeditando o breque) – Nasi
Tragédia afrodisíaca (Língua de Trapo) – Maurício Pereira
Ronda (Paulo Vanzolini) – Paulo Miklos
Do lado direito, da rua direita (Os originais do samba) – Skowa e Leandro Lehart
Envelheço na cidade (Ira!) – Badauí (CPM22) e Tato (Falamansa)
Hey Boy (Os Mutantes) - Mallu Magalhães
Punk da periferia (Gilberto Gil) – Paulo Ricardo
Sem São Paulo (365) – DH (Banda Cine)
São Paulo by day (Joelho de porco) – Paulão (Velhas Virgens)
Rua Augusta (Herve Cordovil) – Tony Campello e Oswaldo Vechione (Made in Brazil)
Paulicéia Desvairada (Made in Brasil) – Andréas Kisser (Sepultura)
Eu sou boy (Magazine) – Badauí (CPM22) e Rappin’ Hood
Shopping Center (Mamomas Assassinas) – Kid Vinil
Pânico em SP (Inocentes) – Clemente (Inocentes) e Thaíde e DJ Hum
Nós vamos invadir sua praia (Ultraje a Rigor) – Zeider (Planta e Raiz)
Bonde Camarão (Cornélio Pires) – Renato Teixeira
Ê São Paulo (Alvarenga e Ranchinho) – Renato Teixeira
Pau-de-Arara (Luis Gonzaga)–Tato (falamansa)
Fim de semana no parque (Racionais Mc) –Anelis Assumpção
Sampa Midnight (Itamar Assumpção) – Banda Isca de Polícia
Perfil de São Paulo (Bezerra de Menezes) – Roberto Luna
São, São Paulo (Tom Zé) – Andréa Dias
Sampa (Caetano Veloso) – Maria Gadú
Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa) – Wandi e Danilo Moraes
Trem das onze (Adoniran Barbosa) – Todos

Mestre de Cerimônias: Wandi Doiradiotto (Premeditando o breque)
Arranjos: Bocato
Orquestra Sinfônica Municipal –regente Nelson Wong
Discotecagem: DJ Hum
Produção artística: Clemente e Sílvio Alemão
Realização: Secretaria Municipal de Cultura
Cooperação: Motorola / LEDLive
Direção: José Mauro Gnaspini

Banda Base:
Japinha (CPM 22) – bateria;
Mingau (Ultraje) – baixo;
Andréas Kisser – Sepultura – guitarra.
André Cristovam – guitarra.


Serviço:
quando: 25 de janeiro de 2011
onde: Avenida Ipiranga, próximo à Praça da República.
horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita