Semana do Patrimônio Histórico debate o tema e promove visitas a canteiros de obras em bens tombados

Entre 8 e 10 de dezembro, debates com autoridades de diversos órgãos contribuem para esclarecer dúvidas sobre o tema

Share/BookmarkCompartilhe

Promovida pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, a Semana do Patrimônio Histórico integra o calendário de atividades da cidade. Com o intuito de aproximar os cidadãos do patrimônio histórico de sua cidade, além de conhecer iniciativas de outras cidades e estados, o evento desse ano, que acontece de 8 a 10 de dezembro, reflete sobre as formas de conservação de bens tombados, projetos com novos olhares sobre regiões protegidas como o Anhangabaú e a Nova Luz e traz experiências como a de São Luiz do Paraitinga (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A abertura do evento, dia 8, às 9h, terá a presença do secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, presidente do Conpresp, José Eduardo de Assis Lefèvre e o diretor do DPH, Walter Pires. Na sequência, Lefèvre apresenta uma proposta de revitalização do Vale do Anhangabaú com o objetivo de transforma-lo em grande espaço de convivência.  

No dia seguinte, a partir das 15h45, Ulisses Carraro, consultor para a Lei das Fachadas na Secretaria Municipal de Habitação profere uma palestra esclarecedora sobre o tema. Proprietários de imóveis no Centro cujas fachadas sejam restauradas e conservadas podem solicitar isenção de pagamento de IPTU por 10 anos. Na sequência, Paulo Vidal Ribeiro conta a experiência de desconto de IPTU para imóveis tombados no Rio de Janeiro.

Representantes do Condephaat (órgão de preservação do Governo do Estado de SP) e Iphan (Governo Federal), trazem a experiência da reconstrução de São Luiz do Paraitinga, cidade no interior de São Paulo que foi vítima das chuvas de verão do começo deste ano e teve boa parte de suas construções históricas prejudicadas.

No último dia, a exemplo do que ocorreu na edição de 2009, os visitantes poderão visitar canteiros de obras em bens tombados administrados pela Secretaria Municipal de Cultura. Desta vez, fazem parte dessa visita monitorada o Theatro Municipal de São Paulo e o Solar da Marquesa de Santos. As inscrições para visitas deverão ser feitas pessoalmente no 8º andar, entre 9h e 18h, entre 8 e 10 de dezembro, até o limite de 20 vagas para cada uma.  

Serviço: Auditório do Departamento do Patrimônio Histórico. Avenida São João, 473 – Centro - 8º andar. De 8 a 10 de dezembro. Informações ao público: 3397-0212. Grátis


Programação completa

DIA 8/12 – QUARTA-FEIRA

8:30: Credenciamento

9:00-9:30: Abertura
(Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, Presidente do Conpresp, José Eduardo de Assis Lefèvre e o Diretor do DPH, Walter Pires).

9:30-10:30: Apresentação e Debate sobre Projeto da SMC para o Centro : Projeto Anhangabaú (José Eduardo Lefèvre – Presidente do Conpresp)

10:30 – 10:45: Coffee break

10:45-12:30: Ações de proteção do patrimônio arquitetônico do Centro:

Os tombamentos dos Centros Novo e Velho – DPH (Walter Pires – Diretor do DPH)
Projeto “Olhar o Centro” – (Clara Correa D’Alambert - DPH)

12:30-14:00: Pausa para almoço: livre

Apresentação e Debate sobre incentivos à requalificação de áreas centrais:

14:00-15:30
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Mendonça 10.923/90 (SMC – Secretário Adjunto Jose Roberto Sadek)
Operação Urbana Centro – Lei 12.349/97 (Rita Gonçalves, Eneida Heck – São Paulo Urbanismo)

15:30-15:45: Coffee break

15:45-18:00
A Lei das Fachadas 12.350/97 - incentivo fiscal para imóveis tombados – com o consultor para a Lei das Fachadas na SEHAB, Ulisses Carraro.
A experiência do desconto de IPTU para imóveis tombados no Rio de Janeiro – Secretaria de Cultura/Prefeitura do Rio de Janeiro (Paulo Vidal Ribeiro)

DIA 9/12 – QUINTA-FEIRA

9:00-10:30:
Acessibilidade e uso de imóveis tombados na área central:

Adaptação de edifícios tombados da USP na área central – USP/COESF (Gemma Pons Agnelli)

A atuação da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade (Silvana Cambiaghi – Presidente da CPA/PMSP)

10:30 – 10:45: Coffee break

10:45-12:30
Ações de valorização do patrimônio na escala urbana

Projeto Renova Centro (reciclagem de 53 imóveis para habitação no Centro) – COHAB (Luciana Mautone; Leticia Brandão)

A Nova Luz e o patrimônio histórico – São Paulo Urbanismo (Luis Oliveira Ramos)

12:30-14:00: Pausa para almoço: livre

14:00-15:45
Salvaguarda do Patrimônio e Prevenção de Riscos

A experiência de S. Luiz do Paraitinga – CONDEPHAAT (conselheiro Carlos Faggin); IPHAN (Anna Beatriz Galvão – IPHAN)

O Escudo Azul (Blue Shield) – Escudo Azul Comitê São Paulo (Maria Isabel Garcia – Arquivo Histórico Municipal e membro do Comitê paulista do Escudo Azul). O ICBS (International Committee of the Blue Shield) - Comitê Internacional do Escudo Azul foi criado em junho de 1996 com o propósito de proteger e salvaguardar o patrimônio cultural, conforme estabelecido na Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de conflitos armados. A sessão de instalação do Comitê Brasileiro foi realizada no Arquivo Nacional em 9 de novembro de 2006.

15:45-16:00: Coffee break

16:00-17:30

PACH – o Plano de Ação de Cidades Históricas: IPHAN (Leonardo Falangola)
Mesa de encerramento: reflexões sobre a atuação dos três órgãos de proteção ao patrimônio cultural da cidade – Diretor do DPH Walter Pires, Presidente do Conpresp José Eduardo Lefèvre, Conselheiro Carlos Faggin do CONDEPHAAT, arquiteto Marcos Carrilho do IPHAN.

18:00 - 20:00: Caminhada Noturna pelo Centro: “São Paulo nas Alturas” (desde a cobertura dos Ed. Viadutos e Copan) – Monitoria de APFEL (Carlos Beutel) e DPH (Regina Helena Vieira Santos)

DIA 10/12 – SEXTA-FEIRA

8:45-12:30:
Visita aos canteiros de obras de restauração em curso (edifícios da Secretaria Municipal de Cultura):
Theatro Municipal (CASSIA MAGALDI, RAFAELA CALIL BERNARDES - DPH)
Solar da Marquesa, (CASSIA MAGALDI, VALERIA VALERI, TONINHO SARASA)
O percurso de um local ao outro será guiado, passando por diversos edifícios de interesse arquitetônico (DPH – Regina Helena Vieira Santos)