Pintura de Clarice Lispector é tema de palestra

Comandado pelo professor Ricardo Iannace, o encontro discute a obra artística e literária, dia 16 de novembro, a partir das 18h, na Seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade

Share/BookmarkCompartilhe

Além do reconhecimento como escritora, Clarice Lispector experimentou a pintura como forma de expressão artística e de entrega no que acreditava ser inerente a ela. Para falar desta vertente, o professor Dr. Ricardo Iannace participa, dia 16 de novembro, às 18h, de encontro na Biblioteca Mário de Andrade – Seção Circulante.

Baseado em sua tese de doutorado Retratos de Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografias, publicada pela editora UFMG, Iannace discute as pinturas de Clarice, produzidas em 1975, atualmente disponíveis na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro/RJ).

Segundo o professor, o mais importante de se perceber nos quadros são a técnica e os traços que se assemelham à acepção da autora na literatura: liberdade de criação, presença do mundo fantasmagórico e assombro e também uma metalinguagem.

Os livros de Clarice, como Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e A hora da estrela, bem como, obras relacionadas à sua vida e produção artística, como a biografia escrita por Benjamim Moser, Clarice: uma biografia, e A leitora Clarice Lispector, do próprio Iannace, encontram-se disponíveis para empréstimo na Biblioteca Mário de Andrade Circulante e em outras bibliotecas públicas do Sistema Municipal de Bibliotecas. Consulte pelo site.

Ricardo Iannace é Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e pós-doutorando junto ao Acervo dos Escritores Mineiros na Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Serviço: Biblioteca Mário de Andrade - Circulante. Avenida São Luís, 235 – Centro. (próximo da estação Anhangabaú e República do metrô). Dia 16/11, 18h. Grátis