Mostra acompanha Pedro antes de Almodóvar

Entre os dias 6 e 22 de agosto, a Biblioteca Viriato Corrêa reúne os primeiros filmes do diretor, considerado o mais festejado cineasta da Espanha

Share/BookmarkCompartilhe

Acompanhar a trajetória percorrida pelo rapaz apaixonado por cinema, nascido em 1951 na região de La Mancha –a mesma por onde perambulou o célebre e também sonhador Dom Quixote–, até alcançar a fama é o tema da mostra O jovem Almodóvar, em cartaz de 6 a 22 na Sala Luiz Sergio Person, da Biblioteca Viriato Corrêa.

A programação exibe cinco títulos do diretor, realizados desde o início de sua carreira no cinema, passando por seu primeiro sucesso internacional, Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988), produção indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro, até chegar em Kika (1993).

Nascido na pequena cidade de Calzada de Calatrava, Pedro Almodóvar não pôde cursar cinema por não ter dinheiro. Em Madri, incentivado pela atriz Carmen Maura, que fazia parte da companhia teatral Los Goliardos, começou a escrever e interpretar pequenos papéis. Também do grupo, o ator Félix Rotaeta decidiu produzir e atuar, ao lado de Carmen, em Pepi, Luci, Bom (1980), primeiro filme de Almodóvar, e presente na mostra. Completam a programação Labirinto de paixões (1982) e O que eu fiz para merecer isto? (1984).

Com um olhar perspicaz e único para retratar, principalmente, o universo da mulher espanhola e mestre em dirigir atores, o cineasta resumiu sua vocação dizendo que “o cinema se tornou minha vida”.

Todas as projeções têm suporte em DVD.

Veja programação completa

Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. Zona Sul. Tel. 5573-4017. De 6 a 22. Grátis (retirar senha uma hora antes)