Gângsters e caubóis dividem as telas de cinema

No Cine Olido e no Centro Cultural São Paulo, a mostra reúne, entre os dias 3 e 19 de agosto, títulos como 'Os imperdoáveis', 'Onde os fracos não têm vez' e 'Scarfac'

Share/BookmarkCompartilhe

Considerado por um de seus principais representantes, o ator e diretor Clint Eastwood, como “a única forma de arte originalmente norte-americana, à exceção do jazz”, o cinema western, chamado também de coubói ou de faroeste, tem algumas de suas principais produções reunidas na mostra Gângsteres x Caubóis, exibida a partir do dia 3 no Centro Cultural São Paulo e no Cine Olido.

Do próprio Eastwood, também protagonista ao lado de Morgan Freeman, Os imperdoáveis, de 1992, conta a história de um ex-pistoleiro que volta à ativa. Desmistificando o Velho Oeste, a violência é retratada por meio da insegurança masculina regada a altas doses de álcool. O longa faturou os Oscars de melhor filme e direção.

Paralelamente, produções trazendo os gângsteres como personagens principais fazem o contraponto. Entre os títulos exibidos está Scarface, filme de 1983 dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino. Baseado no romance de Armitage Trail, originalmente ambientado na cidade de Chicago, como na versão de 1932 do cineasta Howard Hawks, o filme de De Palma ganha como cenário as ruas de Miami. Considerado um dos mais violentos feitos até hoje, o longa tem a palavra “fuck” repetida mais de 150 vezes. A marca só foi superada anos mais tarde, em 1990, com Os bons companheiros, de Martin Scorsese, que também está na mostra.

Confira a programação