Seção circulante da Biblioteca Mário de Andrade é inagurada

Fechada ao público desde dezembro de 2008, a seção circulante da Biblioteca Mário de Andrade é inagurada com títulos clássicos e novas obras literárias

Share/BookmarkCompartilhe

A reabertura do espaço da Circulante, marcada para 21 de julho, é a primeira etapa concluída do Plano integrado de modernização e restauro da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



“Abrir a Circulante é devolver à cidade um serviço que lhe pertence e devolvê-lo dignificado e revitalizado tanto em relação à área física e às instalações, quanto à equipe e ao acervo. Nosso propósito, agora, é trazer de volta nossos antigos frequentadores e conquistar novos públicos, contribuindo, desta forma, para a tão desejada revitalização do centro da cidade por meio da Cultura” afirma a diretora da biblioteca Maria Christina Barbosa de Almeida.

Criada em 1944, com um acervo de 2.500 volumes, a chamada “Biblioteca Circulante” já teve diversos endereços na cidade: de 1975 a 1993, funcionou na Praça Roosevelt; em 1993, foi transferida para a rua Frei Caneca; em 1995, passou a funcionar em seu endereço mais recente: o prédio da Chácara Lane, na rua da Consolação, 1024.

No final de 2008, a Circulante foi transferida da Chácara Lane para o prédio principal da Biblioteca Mário de Andrade, então em reforma. O acervo, embora totalmente informatizado, ficou, desde então, inacessível ao público. Com instalações adequadas e amplo espaço para pesquisa local, com 130 assentos disponíveis, a nova Circulante reabre na área em que funcionava a sala de leitura da Biblioteca Mário de Andrade. O antigo acesso pela avenida São Luís foi reativado como entrada principal da Circulante e passou-se a contar com um corredor de acesso à entrada principal da Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, que, quando o prédio for totalmente aberto ao público, dará acesso às áreas de atendimento das demais coleções, à sala de atualidades  e ao auditório.

A reforma da Biblioteca Mário de Andrade é uma ação de valorização do patrimônio público e de incentivo à revitalização do Centro, sobretudo com a reabertura de um setor de grande movimentação que terá amplo horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 20h30 e, aos sábados, das 10h às 17h.

O espaço da Circulante abrigará diversas coleções. A Coleção Circulante propriamente dita, fica disponível para consulta e empréstimo, com mais de 42 mil exemplares, que contempla todas as áreas de conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas. Esta coleção é continuamente atualizada e, desde 2005, mais de 7.000 novos títulos foram a ela acrescidos.

Outra Coleção disponível no espaço da Circulante é a Coleção São Paulo, composta de materiais audiovisuais e bibliográficos sobre a cidade, disponíveis para consulta local. Pretende ser um centro de informação, pesquisa e referência sobre a cidade, com ênfase em história da cidade (logradouros, edifícios relevantes, instituições culturais e educacionais), arquitetura e urbanismo, monografias de artistas que tenham São Paulo como tema, linguajar paulistano, culturas paulistanas, artes visuais, artes cênicas e do espetáculo, música, educação, questões sociais, indicadores e análises socioeconômicas e culturais, demografia, políticas públicas, saúde pública, botânica, zoologia, meio ambiente; e turismo.

Com mais de 3.500 volumes, encontra-se, também, no espaço da Circulante, a Coleção de Referência, destinada exclusivamente à consulta local. É composta por dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e outras fontes de pesquisa nas várias áreas do conhecimento.

A Circulante reúne, ainda, uma amostra da Coleção ONU, disponível apenas para consulta local. Trata-se do acervo recebido regularmente pela Biblioteca Mário de Andrade que, desde 1958, é depositária de material publicado por aquela instituição internacional e por agências internacionais, tais como Unicef, CEPAL, FAO, etc.

O catálogo da Circulante está totalmente informatizado e pode ser acessado ser acessado pelo site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/ e também por meio de terminais de consulta distribuídos pelas salas.

Além de serviços de consulta e empréstimo e orientação à pesquisa, a Circulante oferecerá, em sua área de convivência, intensa programação cultural - encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores da biblioteca muitos dos quais deixaram depoimentos saudosos (projeto Memória Oral da Biblioteca, implantado em 2005, hoje com cerca de 100 depoimentos); lançamentos editoriais; leituras dramáticas; oficinas; saraus; dentre outras atividades. A área de convivência oferece, também espaço dedicado à leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café.

SAIBA MAIS SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MODERNIZAÇÃO E RESTAURO DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE


Programação de abertura

21 julho de 2010 (quarta-feira)
Reabertura da Circulante – Biblioteca Mário de Andrade
12h30 – Abertura ao público
18h00 - Palestra com Osvaldo da Cuíca e André Domingues, autores do livro Batuqueiros da Paulicéia.

22 julho de 2010 (quinta-feira)
18h30 - Memória do Samba em São Paulo
Oficina com o crítico musical André Domingues a respeito da história fonográfica do samba de São Paulo. Serão apresentadas e comentadas gravações entre o final da década de 1920 e do início da década de 1960.

24 julho de 2010 (sábado)
15h00 - Cenografia e literatura da área
com Cyro Del Nero - artista plástico, cenógrafo de teatro e televisão, diretor de arte e cinema e professor titular de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas – ECA/USP. 

27 julho de 2010 (terça-feira)
18h30 – A mulher e a biblioteca
com Anna Verônica Mautner  - psicanalista formada em Ciências Sociais pela USP, com pós-graduação em Psicologia Social na mesma instituição. Participa como membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Além de textos para jornais e revistas, escreveu os livros Cotidiano nas Entrelinhas e Crônicas científicas.

28 julho de 2010 (quarta-feira)
18h30 – Leitura dramática – Uma noite em cinco atos
com Alberto Martins, escritor e artísta plástico – o autor apresentará uma leitura dramática de um ato da peça Uma noite em cinco atos, que tem como personagens os poetas Álvares de Azevedo, José Paulo Paes e Mário de Andrade; em seguida, conversará com o público a respeito da obra. Dentre os livros de sua autoria, destacam-se: Poemas (Duas Cidades, 1990); Goeldi: história de horizonte (MAC-USP/Paulinas, 1995), prêmio Jabuti; A floresta e o estrangeiro (Companhia das Letrinhas, 2000); Cais (Editora 34, 2002); a novela História dos ossos (Editora 34, 2005); A história de Biruta (Companhia das Letrinhas, 2008) e Uma noite em cinco atos (Editora 34, 2009). Em agosto de 2010, será lançado o livro de poemas Em trânsito (Companhia das Letras, 2010).

29 julho 2010 (quinta-feira)
18h30 – Literatura de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa
com Walnice Nogueira Galvão, professora titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Dentre outros, dedica-se ao estudo da obra de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha e à crítica da literatura e da cultura, com vários livros, artigos e ensaios publicados nessas áreas.

31 julho 2010 (sábado)
15h00 -  Sarau – Textos de Mário de Andrade

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade - Circulante. Avenida São Luís, 235 – Centro. (próximo da estação Anhangabaú e República do metrô).

E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Empréstimos: 2 títulos por usuário pelo período de 14 dias, com possibilidade de uma renovação pelo mesmo período.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 20h30, e sábados, das 10h00 às 17h00. Domingo e feriados - fechada