Programa VAI divulga projetos selecionados

Foram recebidas 679 inscrições de projetos, sendo 601 pessoas físicas e 78 pessoas jurídicas e foram selecionados 127 projetos ao todo

Share/BookmarkCompartilhe

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Comissão de Avaliação e Propostas e da Coordenação do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, concluiu o processo de seleção dos projetos a serem subsidiados pelo VAI no ano de 2010. 

Nesta 7ª edição, foram inscritos 679 projetos, sendo 601 de pessoas físicas (89%) e 78 de pessoas jurídicas (11%). 

A Comissão de Avaliação e Propostas, composta por 16 membros - 8 membros do Governo e 8 membros de entidades ligadas à cultura e à juventude - realizou três reuniões para efetivar suas escolhas, a partir da leitura dos projetos.  

Em todo o processo, foram priorizadas as iniciativas dos jovens na faixa dos dezoito aos vinte e nove anos, ações não profissionais, coletivas, a serem desenvolvidas na periferia ou em locais marcados pela ausência de equipamentos culturais ou dificuldade de acesso a eles. Outros aspectos relevantes foram a diversidade de idéias e linguagens, a coerência entre projeto e custos e a distribuição na cidade. Tiveram prioridade ainda as ações que estão em andamento, destacando-se alguns projetos já desenvolvidos com subsídio do Programa, cujos resultados tenham sido positivos, segundo acompanhamento da equipe técnica e da Comissão de Avaliação.  

Na primeira reunião, teve contato com os dados do Programa (histórico de edições anteriores e perfil dos inscritos), além de discutir procedimentos de distribuição e avaliação. Estabeleceu, com base na lei que criou o Programa e em seus objetivos, os critérios para escolha dos projetos.  

Na segunda reunião, houve uma intensa troca de observações a partir da leitura dos projetos, na qual ficou evidente a preocupação de todos em identificar, dentre os candidatos, aqueles projetos cujo perfil corresponda aos objetivos do Programa. Fez-se um mapeamento dos projetos bem avaliados por cada membro da Comissão, verificando-se os pontos em comum e divergências nas escolhas. Os pontos divergentes foram objeto de debate entre os avaliadores, de modo a elaborar uma lista preliminar.  

Na última reunião, foi apresentada pela equipe do Programa a compatibilização dos dados extraídos da listagem delineada na reunião anterior, simulando a distribuição dos projetos por região da cidade, linguagens contempladas e ausentes, bem como problemas técnicos. A partir da leitura da listagem e debates na Comissão, foram retomados os critérios discutidos anteriormente, com vistas a corrigir eventuais distorções.  

Com base na lei, decreto e edital que regulamentam o Programa, a Comissão decidiu desclassificar os projetos apresentados somente com o valor total, sem orçamento detalhado, cujos códigos de inscrição são: PE 01; SA 15; projetos com valor superior ao estabelecido em edital: CCJ 27; SMC 250; projetos com cronograma mais extenso que o estabelecido em edital: SA 23, SMC 189, SMC 244; de pessoa jurídica com fins lucrativos: SMC 138; projeto cujo proponente, na condição de titular, bem como sua proposta de intervenção, já foram contemplados pelo Programa por duas vezes: CCJ 02. 

A Comissão de Avaliação e Propostas selecionou 127 projetos, dos quais 112 de pessoas físicas e 15 de pessoas jurídicas, conforme a disponibilidade de recursos do Programa, que para o ano de 2010 é de R$ 2.520.000,00. Merece destaque o fato de 105 proponentes de projetos selecionados estarem na faixa entre 18 e 29 anos, sendo que 7 proponentes tem mais que 30 anos. Nos projetos de pessoas jurídicas, de modo geral os responsáveis têm idade superior à faixa priorizada pelo Programa. Há projetos por toda a cidade, sendo que as subprefeituras nas quais será desenvolvido o maior número de ações são Campo Limpo, M´Boi Mirim, Butantão, Capela do Socorro e Ermelino Matarazzo. Houve diminuição de projetos na zona leste e aumento na zona sul e na zona oeste, sendo a zona sul a que possui maior número de projetos contemplados em contraposição ao ano anterior que teve mais projetos desenvolvidos na zona leste. Procurou-se contemplar a diversidade de ações existentes na cidade, respeitando-se os objetivos do programa. Estão presentes as artes integradas, que vêm à frente em número de projetos, seguidas de audiovisual, teatro, música e hip hop. Há bibliotecas fixas e itinerantes, cultura tradicional, artes visuais, sites, ateliês, grafitti, publicação de livros, jornais, quadrinhos, fanzines, saraus, rádio de rua e fixa, fotografia, exibições e produção de filmes, intervenções urbanas, apresentações teatrais, musicais, de dança, cultura indígena e muitas outras ações. 

 Além de estimular a produção de novos bens culturais, a proposta do Programa é proporcionar vivências e experimentações, divulgar os produtos existentes, formar gestores e redes. 

Caso haja complementação de recursos, desistentes ou selecionados que não cumpram os prazos para entrega de documentos, a Comissão poderá escolher novos projetos no final do mês de abril.  

Nomeada em fevereiro deste ano, a comissão responsável pela seleção é composta pelo membros: Helena Wendel Abramo - SMC/Gabinete; Miguel de Castro Perez - SMC/Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso; Dolores Augusta Biruel - SMC/Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso; Vera Lucia Cardim de Cerqueira – SMC/Centro Cultural São Paulo; Doroty Rojas – SMC/Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas; Sueli Vicente Andreato – SMC/Departamento de Expansão Cultural; Elaine Cristina Semicek – SMC/Departamento de Expansão Cultural;Maricy Elizabeth Montenegro – SVMA/Secretaria do Verde e Meio Ambiente - UMAPAZ; Moira Toledo Dias Guerra Cirello – Associação Cultural Kinofórum; Vivian Malusá – Cinemateca Brasileira; Sebastião José Soares - Fórum Permanente para as Culturas Populares; Nilva Costa Luz - Serviço Social do Comércio; Maria Cristina Castilho Costa – USP - Escola de Comunicação e Artes; Alexandre Luiz Mate – Universidade Estadual Paulista; Luiz Antônio de Freitas Barata – Ação Educativa e Ana Paula do Val – Instituto Pólis.

Veja os projetos selecionados.