Contações de histórias celebram a mulher

Realizado em diversos locais, evento recebe programação em homenagem ao mês da mulher a partir do dia 3

Pontos de Leitura, Bibliotecas Públicas e o Bosque da Leitura do Parque da Luz recebem uma programação especial em comemoração do Mês da Mulher. Grupos de narradoras e contadoras de histórias individuais apresentam contos que revelam o universo feminino.

Entre as companhias participantes está a Dona Conceição que narra Mulheres que contam histórias de mulheres, sobre mulheres nas Bibliotecas Públicas Raul Bopp, dia 3, às 14h; Belmonte, dia 11, às 14h; Milton Santos, dia 12, às 10h30; e Paulo Duarte, dia 27, às 10h30. O enredo foi desenvolvido a partir dos contos Tangerine Girl, de Rachel de Queiroz; A moça tecelã, de Marina Colassanti; Preciosidade, de Clarice Lispector; e Missa do galo, de Lygia Fagundes Telles. Janaina Santana, uma das integrantes do grupo, explica que as contadoras vão tecendo os fios das histórias e narrando, como se conversassem entre elas e com a platéia, as vidas de meninas e mulheres, suas expectativas, seus sonhos, seus desejos e suas frustrações.

As Meninas do Conto interpretam Histórias daqui e de lá, contação que reúne diversos enredos populares. Durante o encontro, são utilizados objetos cênicos, figurinos e adereços. As apresentações acontecem na Biblioteca Pública Clarice Lispector, dia 9, às 14h30; e nos Pontos de Leitura Praça do Bambuzal, dia 10, às 10h30; e Carolina Maria de Jesus, dia 17, às 14h.

O grupo Conto em Cantos apresenta três narrações originárias de diferentes culturas, que abordam a força, a delicadeza e a beleza das mulheres ciganas, árabes e orientais. A contação ocorre nas Bibliotecas Públicas Helena Silveira, dia 9, às 13h30; e Rubens Borba de Moraes, dia 11, às 15h.

Parte da secular história das Mil e uma noites é relembrada por Kelly Orasi, em uma homenagem à Princesa Sherazade e a outras heroínas do imaginário feminino. As narrações acontecem nas Bibliotecas Públicas Anne Frank, dia 12, às 14h; e Vinicius de Moraes, dia 19, às 10h30.

O Bosque da Leitura do Parque da Luz recebe Débora Kikuti, dia 14, às 14h, para falar lendas folclóricas e contos de fada de várias partes do mundo, interpretados sob o ponto de vista feminino.

Veja a programação