Ciclo homenageia trajetória cinematográfica de Jacques Tati

Entre 26 e 31 de janeiro, o Centro Cultural São Paulo exibe filmes raramente programados como “Parade” e o curta-metragem “Escola de carteiros”, além de longas-metragens em que o diretor também atua como o próprio “Parade” e “Cuida da tua esquerda”

O Centro Cultural São Paulo presta homenagem ao ator e diretor francês Jacques Tatischeff, seu verdadeiro nome, morto em 1982. Entre 26 e 31 de janeiro, o Centro Cultural São Paulo exibe filmes raramente programados como “Parade” e o curta-metragem “Escola de carteiros”, além de longas-metragens em que o diretor também atua como o próprio “Parade” e “Cuida da tua esquerda”. O ciclo é uma co-realização da Embaixada da França no Brasil com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo.

Descendente de russos, despertou logo a sua veia, primeiro esportiva – foi um dos principais jogadores de rugby da França – e depois artística, começando em 1930 a atuar como mímico fazendo pequenas participações no cinema. Em 1932 começa uma inserção maior no cinema na função de roteirista, passando a atuar também em curtas-metragens. Essa carreira, que já se revelava promissora, teve que ser interrompida durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Terminada a guerra, retorna as atividades em dois filmes do diretor Claude Autant-Lara, em 1945 e 1946. No ano seguinte, dirigiria o curta “Escola de Carteiros”, substituindo René Clément, que se encontrava doente. Com o longa “Carrossel da Esperança”, desdobramento do filme anterior, obtém o prêmio de melhor cenário no Festival de Veneza e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1953. No filme, um carteiro tenta implantar uma administração modelar estilo norte-americano numa agência postal provinciana. Em 1953 lança aquele que se tornaria um dos clássicos da sua obra, “As férias do Sr. Hulot”. Nesse filme Hulot sai de férias para um hotel na praia e transforma a vida dos outros veranistas.

Cinco anos mais tarde realizaria o filme “Meu tio”, vencedor do Oscar de melhor Filme Estrangeiro e Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. No filme, Tati satiriza a modernidade vazia de Paris dos anos 1950. Seguem os filmes “Tempo de Diversão (Playtime)”; “As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco” e “Parade”. Com seu humor perspicaz e irônico, ás vezes ingênuo, às vezes cáustico, Tati soube como poucos ser um cronista do seu tempo.

Serviço: Mostra “Jacques Tati”. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, nº 1.000, Paraíso. Tel.: 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. De 26 a 31 de janeiro. Livre. Grátis (Retirar ingresso uma hora antes).


Programação:

MEU TIO
(Mon Oncle, França, 1958, 116 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Jean Pierre Zola, Adrienne Servantie e outros.
O personagem Sr. Hulot deixa a moderna casa de seu cunhado e vai para uma fábrica de tubos plásticos. Em companhia de seu sobrinho, ele vive uma série de situações que ridicularizam o culto à modernidade tecnológica do final dos anos 50.  
| Dia 26, 16h. Dia 30, 18h20

PLAYTIME – TEMPO DE DIVERSÃO
(França, 1967, 120 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Barbara Dennek, Georges Montant e outros.
Um passeio do Sr. Hulot pela Paris dos anos 60, no qual o personagem cria confusões entre os turistas que visitam a capital.
| Dia 26, 18h30

CUIDA DA TUA ESQUERDA
(Soigne Ton Gauche, França, 1936, 12 min). Dir.: René Clément. Com Jacques Tati, Max Martel, Louis Robur e outros.
Agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser lutador de boxe. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele ignora tudo sobre luta.
CARROSSEL DA ESPERANÇA
(Jour de Fête, França, 1949, 79 min). Dir.: Jacques Tati. Com Guy Decomble, Jacques Tati, Paul Frankeur e outros.
Ao assistir a um filme sobre o serviço postal norte-americano, carteiro de uma cidade francesa do interior decide colocar o mesmo método em prática para fazer as correspondências chegarem mais rápido.
| Exibições seguidas. Dia 26, 21h. Dia 29, 18h20 (somente Carrossel da esperança)

PARADE
(França, 1974, 89 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Karl Kossmayer, Pierre Bramma e outros.
Último filme de Tati, o longa mostra o protagonista na pele do Sr. Loyal, um mestre de cerimônia circense.
| Dia 27, 16h. Dia 28, 18h

AS AVENTURAS DO SR. HULOT NO TRÂNSITO LOUCO
(Trafic, França/Itália, 1971, 97 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Marcel Fraval, Honoré Bostel e outros.
O Sr. Hulot, desenhista de um modesto fabricante de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã, Holanda. A viagem é interrompida por uma série de confusões.
| Dia 27, 18h

ESCOLA DE CARTEIROS
(L´École des Facteurs, França, 1947, 15 min). Dir.: Jacques Tati. Com Paul Demange, Jacques Tati e outros.
Depois de ter as primeiras lições para se tornar carteiro, Tati arma a maior confusão em seu novo emprego.
AS FÉRIAS DO SR. HULOT
(Les Vacances de M. Hulot, França, 1953, 74 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Nathalie Pascaud, Michele Rolla e outros.
O Sr. Hulot sai de férias e vai para um hotel na praia. Sua chegada acaba com a paz dos outros hóspedes.
| Exibições seguidas. Dia 27, 20h. Dia 28, 16h. Dia 31, 18h30 (somente As férias do Sr. Hulot)

CURSO NOTURNO
(Cours du Soir, França, 1967, 30 min). Dir.: Nicolas Ribowski.
Tati ministra treinamentos para executivos de uma grande empresa e mostra que não precisa de insultos nem de ameaças para criticar a sociedade.
MEU TIO
Veja sinopse anterior.
 | Exibições seguidas. Dia 28, 20h

ESCOLA DE CARTEIROS
AS AVENTURAS DO SR. HULOT NO TRÂNSITO LOUCO
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Dia 29, 16h. Dia 30, 20h45

CUIDA DA TUA ESQUERDA
PLAYTIME – TEMPO DE DIVERSÃO
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Dia 29, 20h20. Dia 31, 16h

CURSO NOTURNO
CARROSSEL DA ESPERANÇA
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Dia 30, 16h

CURSO NOTURNO
PARADE
Veja sinopses anteriores.
| Exibições seguidas. Dia 31, 20h15