Biblioteca promove maratona de filmes com temática fantástica

Dia 28, a partir das 22h, a biblioteca promove a segunda Fantástica jornada noite adentro com programação parelela em homenagem aos 200 anos de nascimento do escritor Edgar Allan Poe

O escritor Edgar Allan Poe é um dos precursores da literatura fantástica moderna. Algumas de suas obras são consideradas pioneiras do gênero poli-cial, além de marcarem o início da verdadeira literatura norte-americana, segundo alguns estudiosos.

Em 2009, o autor gótico faria 200 anos e, para comemorar a ocasião, a Bi-blioteca Viriato Corrêa promove, no dia 28, a partir das 22h, sua segunda Fantástica jornada noite adentro. Baseada no tema “cadáveres”, a programa-ção conta com exibição de filmes, representações teatrais, debate e disputa de RPG. As atividades são encerradas às 6h do dia 29.
Na abertura, a Cia. Em Cena Ser apresenta Sepultamento prematuro, uma série de contos que abordam equívocos envolvendo possíveis mortes de pes-soas no início do século 19.

Em seguida, às 22h15, a Cia. O Grito encena o espetáculo Poe, Edgar, que reúne alguns contos do homenageado, entre eles, O gato preto, sobre um homem condenado à forca pelo assassinato da esposa, após ter sido influenciado por um gato com inspirações demoníacas; e Assassinatos na Rua Morgue, que relata a misteriosa morte de duas mulheres.

O pesquisador e tradutor Humberto Moura Neto e a escritora Martha Argel participam de um bate-papo, às 23h, com o tema 200 anos de Edgar Allan Poe. Com mediação do editor Silvio Alexandre, o encontro analisa a influ-ência do autor na obra de alguns dos escritores mais importantes das déca-das seguintes.

A partir da meia-noite, começam as sessões de filmes com o tema O fantástico noir. O primeiro título apresentado é surpresa. Às 2h, é exibido O ho-mem que não estava lá, com direção dos irmãos Coen. O longa mostra as conseqüências terríveis de um plano criado por um marido traído que pre-tendia apenas assustar a esposa. Às 4h, a programação é encerrada com Old Boy. A produção coreana conta a história de um homem confinado que tenta suicídio ao descobrir ser o suspeito principal da morte de sua mulher.

Paralelamente às atividades, o grupo Confraria das Idéias promove, no an-dar térreo, jogos de RPG Live-Action com o mote Matadores em série, ins-pirado no universo de Poe.

Serviço: Biblioteca Viriato Corrêa - Temática em Literatura Fantástica. Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. Os ingressos devem ser retirados no dia 28, a partir das 21h, sujeitos à lotação da sala (101 lugares). Para participar do RPG, é necessário se inscrever antecipadamente, entre os dias 4 e 20, pessoalmente ou pelos telefones: 5573-4017 ou 5574-0389. Grátis