Museu da Cidade de São Paulo abre espaço para atividades culturais nos domingos de agosto

Museu da Cidade de São Paulo promove atividades gratuitas com foco em educação patrimonial

Em agosto, o Museu da Cidade de São Paulo dará continuidade ao projeto Oficinas de domingo que oferece atividades de desenho, colagem, jogos, rodas de histórias, entre outras, com o objetivo de dialogar com o patrimônio cultural da cidade de forma prazerosa. As oficinas acontecem nos dias 2, 9, 16, 23 e 30, sempre em dois horários, às 11h e 14h. As inscrições podem ser feitas nos próprios locais até completar o número máximo de 20 vagas por atividade.

O projeto é aberto a todos e será orientado pelos educadores patrimoniais em 7 unidades do Museu da Cidade de São Paulo, administradas pelo Departamento do Patrimônio Histórico. Cada uma delas tem sua programação. Na Casa do Bandeirante, às 11h, haverá atividades de arte como desenho e colagem. Às 14h acontecerá uma partida de RPG com o objetivo de fazer os participantes vivenciarem diferentes facetas da história brasileira, através da criação de seus próprios personagens e vivência de situações e desafios relacionados ao contexto histórico da Casa do Bandeirante.

A Casa do Grito traz o projeto “Um dia no Parque”. A atividade propõe um passeio no parque a fim de ampliar o conhecimento sobre a história do parque, do Monumento à Independência e a da Casa do Grito. Com base na observação do ambiente, os visitantes poderão criar desenhos, recortes e colagens que serão expostos ao lado da Casa do Grito, durante as atividades aos domingos.

Na Casa do Tatuapé, os participantes irão criar um inventário coletivo através de desenhos, colagens e frases que representem os elementos da nossa cultura material e imaterial. Esse é o mote para o projeto “Inventariando nossa história”, espera instigar a reflexão sobre a memória e os valores e da cultura dos participantes.

A partir de uma visita que estimula o olhar e a reflexão sobre o espaço da Casa Modernista, a atividade “Desenhar e Construir” procura transformar a visão bidimensional para tridimensional. Temas como arquitetura, paisagismo, design, decoração e urbanismo serão abordados ao longo da atividade para proporcionar uma reflexão sobre as necessidades contemporâneas.

O Sítio da Ressaca traz o projeto “Roda da Memória”. Durante a atividade, uma roda de conversa sobre a exposição e o próprio edifício histórico será formada com participantes que devem compartilhar histórias e memórias, que serão desenhadas por todos, a fim de elaborar pequenos livros ilustrados sobre as histórias de cada integrante.

Na Capela do Morumbi, a atividade programada é “As palavras e suas representações”. O objetivo desta oficina é estimular a compreensão e a reflexão sobre os múltiplos significados da história do bairro, da cidade e da obra recém inaugurada do artista José Spaniol, a partir de um jogo de palavras e da criação coletiva de desenhos e colagens.

No Sítio Morrinhos, a oficina “Conhecer, interpretar, recriar” propõe a interação do público com a exposição “Escavando o passado – Arqueologia na cidade de São Paulo”, em cartaz no local desde janeiro deste ano. Os participantes poderão observar, analisar e registrar aspectos e objetos da exposição que servirão de referência e inspiração para diferentes atividades de criação com diversos tipos de materiais e técnicas como argila, desenho e colagem. A local estará fechado entre os dias 13/07 e 04/08.

Serviço: Museu da Cidade de São Paulo (os endereços e telefones das unidades estão listados abaixo).
Informações com o setor educativo, por meio dos contatos abaixo:
MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO:
www.museudacidade.sp.gov.br
CAPELA DO MORUMBI: Avenida Morumbi, 5.387, Morumbi, Zona Sul, Telefone: 3772-4301.
 CASA DO BANDEIRANTE: Praça Monteiro Lobato, s/n°, Butantã, Zona Oeste, Telefone: 3031-0920.
CASA DO GRITO: Parque da Independência, s/no, Ipiranga, Zona Sul, Telefone: 2068-0032.
CASA DO TATUAPÉ: Rua Guabiju, 49, Tatuapé, Zona Leste, Telefone: 2296-4330.
CASA MODERNISTA: Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, Zona Sul, Telefone: 5083-3232.
SÍTIO DA RESSACA: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, Zona Sul, Telefone: 5011-7233.
SÍTIO MORRINHOS: Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento, Zona Norte, Telefone: 2236-6121.